Olá Irmãos de Fé!
Nenhuma limpeza ambiental é mais completa que uma boa defumação, pois o ar concentrado de energias elementais das ervas, entra e penetra em todos os cantos e brechas da casa, envolvendo as paredes, o teto, o chão, os móveis.
Além disso, a defumação também descarrega o corpo mediúnico das pessoas e sutiliza suas vibrações, tornando-as receptivas as energias de ordem positiva, fazendo assim, com que a comunicação com o Plano Astral Superior se torne mais fácil e em perfeita harmonia. Tudo isso facilita a imantação positiva que as Entidades de Luz irradiam sobre o nosso corpo físico capaz de eliminar as doenças de fundo espiritual e material.
O uso das defumações nos Templos de Umbanda é primordial, pois são locais onde as pessoas vão para descarregar seus emocionais. A maioria, quase sempre, chega da rua com pensamentos negativos, vibrações pesadas e sentimentos rancorosos, então a defumação torna-se necessária e obrigatória, pois ela visa purificar o ambiente e dissipar as condensações ali acumuladas, sem contar que quando queimamos incensos naturais nossos pensamentos ficam mais claros, facilitando a comunicação com as Entidades ali presentes.
O segredo da defumação por parte das Entidades Espirituais que utilizam os cachimbos, os charutos e até cigarros são variados e dependem do trabalho efetuado no momento do atendimento.
É importante lembrar que as Entidades não fumam, isso quer dizer que não são viciadas, nem viciam o médium, como muitos pensam. Eles utilizam o charuto, por exemplo, como elemento concentrador vegetal do fumo acompanhado do seu sopro que pode ser quente ou frio, para desagregar e harmonizar o campo astral de acordo com a necessidade.
Para fazer uma boa defumação é preciso um turíbulo (incensário) de preferência de barro, cheio de carvão em brasa, sobre o qual vai se colocando ervas secas e resinas. Manuseie seu defumador de maneira que a fumaça aromática envolva tudo: as pessoas da sua casa, os armários (abrindo suas portas), as camas (embaixo e em cima), não esquecendo dos animais de estimação. É importante fazer a defumação sempre em oração, podendo também cantar.
Alguns exemplos de ervas que podem ser usadas nas defumações - sempre secas!
PARA Limpeza - casca de alho ou cebola, orégano, arruda, guiné.
PARA Harmonia e meditação - camomila, alecrim, alfazema, canela, eucalipto, sândalo, benjoim, rosa branca.
Com orgulho e alegria de ser Umbandista, Saravá/Namastê!