06 setembro, 2011

ÀS CRIANÇAS: O COLO AMOROSO DA UMBANDA AGRADECE A CONFIANÇA!


Olá Irmãos de Fé, se observarmos com atenção vamos notar, principalmente  hoje em dia, de maneira equivocada, uma maior preocupação dos dirigentes de Casas de Umbanda com a quantidade de doces, balas, bolos e sacolinhas que irão distribuir,  se o guaraná e o suco serão suficientes, qual o tamanho do bolo, quantos brinquedos... Uma festa espelho da maioria das crianças encarnadas onde os valores fraternos e espirituais estão bem distantes. E o que é ainda pior, associando tudo isso a uma ostentação e disputa do tipo quem pode mais, qual a mais “rica!!!!!???” entre as Casas de Umbanda. Justamente os núcleos da espiritualidade que deveriam lidar com a máxima “menos é mais” e caridade é a nossa meta!!!

É claro que as Oferendas que amorosamente são entregues e o trabalho de distribuição de doces e bolo para as crianças tem importância e valor, em relação a alegria do lúdico que ele representa mas, isso não é tudo!!! É muito importante nos lembrarmos do Fundamento dessa Linha de Trabalho da Umbanda, que é a renovação dos seres e da vida em todos os sentidos, o novo, o começo, a mudança.
Esses espíritos representam a pureza dos sentimentos de dentro para fora, a ausência de vícios, pois os vícios vão sendo adquiridos à medida que ficamos “adultos” e vamos nos sobrecarregando de formas pensamentos negativos, tristezas, angústias, agonias, falsidades, desilusões, mágoas.


A Linha das Crianças faz brotar a alegria e a esperança no coração, vem diluindo o antigo e o ultrapassado para assim estarmos prontos para as novidades boas que o Universo reservou para nós. O tempo de plantar!

São espíritos encantadores e verdadeiros, inocentes e puros, desconhecedores das maldades, dos vícios e das más intenções humanas, ficam felizes com a nossa felicidade. São muito simples em seus pedidos, pois são seres da Natureza e como tal utilizam os elementos da natureza para trabalhar, não exigem tal brinquedo, tal roupa ou tal comida.


Realizam um trabalho importantíssimo na Umbanda e nos levam ao encontro de nossa “Criança Interior” que nada mais é que nossa “Essência Divina”, nosso verdadeiro “Eu”, que, ao longo de nossa existência foi ficando esquecido e sombreado de negativismos.
A Linha das Crianças tem o poder de fazer aflorar do nosso íntimo esse verdadeiro “Eu” que é a pureza, paz, alegria, bondade e amor, que é o que deve ser passado e valorizado para todos os presentes nas Giras das Crianças. 

Associamos os presentes, os doces, as balas, à esta Linha, porque são coisas que criança encarnada gosta,  é uma forma carinhosa de demonstrarmos nosso amor e agradecimento, mas, tudo deve ser feito com bom senso, as pessoas ainda misturam as coisas, muitos médiuns manifestam suas próprias vontades, deficiências e insatisfações em nome de seus Guias e “querem” tantas coisas, chegando ao excesso em suas incorporações...”enfeitam” tanto as entidades que mais se parecem convidados para uma festa à fantasia, esquecendo a pureza e o despojamento próprio dessa Linha. Será que aquele que não pode dar um “presentinho” ou roupas elaboradíssimas para a Entidade deixará de incorporá-la? Ou a finalidade do atendimento será inválido? Vamos repensar!

Outro ponto importantíssimo relacionado com essa Linha é a reflexão que devemos ter em relação as crianças encarnadas! Nossos filhos, netos, os filhos dos Umbandistas, as crianças que frequentam nossos Terreiros, Casas de Umbanda, elas serão os Umbandistas de amanhã! E o que estamos fazendo em relação a essa sublime missão? Como estamos preparando nossas crianças para o futuro? Temos muito, com certeza, a fazer em relação a esse assunto! 


Precisamos nos responsabilizar com nossas crianças, com a sua evolução e educação religiosa. Estimulá-las a participar ativamente do Terreiro, criar cultos especiais para elas, instruí-las com doutrina e escolinha sobre a Religião Umbanda ensinando as práticas dos rituais, auxiliando a desmistificar a nossa Religião, livrá-las do preconceito através do esclarecimento.

Felizmente alguns Irmãos de Fé, já acordaram! “Olhos de Ver e Ouvidos de Ouvir”, “Umbanda é Coisa Séria para Gente Séria” em relação à importância das crianças da Terra dentro da Religião de Umbanda e realizam um lindo trabalho, de acolhimento e irradiação de conhecimento direcionado a elas, mas muitos ainda não despertaram para essa maravilhosa tarefa!

A hora é agora! Irmãos de Fé, vamos nos reciclar e nos preparar para orientar os Umbandistas, esclarecer dúvidas, irradiando a luz do conhecimento e da fraternidade da Umbanda. Vamos como “cavalos” assumir a condução de nossas crianças pelos caminhos auspiciosos da Umbanda em direção ao nosso Pai Maior. 
Assim É

Outros artigos relacionados com o tema publicados neste Blog são:






Com Orgulho e Alegria de Ser Umbandista, Saravá/Namastê!