22 setembro, 2010

VERMELHO E DOURADO - OS ÓLEOS ESPECIAIS DA UMBANDA

Olá Irmãos de Fé!

Algumas informações sobre os óleos de dendê e oliva, que são bastante usados nos rituais da Umbanda devido ao magnetismo vegetal especial que eles contém.

O azeite de dendê é produzido a partir do fruto da palmeira conhecida como dendezeiro, é originário da Costa Ocidental da África, mais precisamente do Golfo da Guiné, sendo encontrado desde o Senegal até a Angola. Chega a 15 m de altura, seus frutos são de cor alaranjada e a semente ocupa totalmente o fruto.

As primeiras sementes de dendezeiro foram trazidas para o Brasil há mais de 3 séculos pelos escravos africanos e se adaptaram bem ao clima tropical. Juntamente, com outras iguarias importantes como as bananas, os quiabos, os inhames, o coco e as especiarias como a erva doce, o gergelim e algumas pimentas, veio o dendê, tornando-se indispensável na culinária afro-brasileira.

O óleo de dendê é fonte natural de vitamina E e é riquíssimo em vitamina A. Tem 21 vezes mais vitamina A que a laranja, 400 vezes mais que o tomate e 14 vezes mais que a cenoura, por isso é tão vermelho. Quando o azeite é aquecido a vitamina A é destruída e o óleo clareia.

Na Umbanda, representa a sabedoria ancestral, trazida pelos negros da África. Representa força, energia e vida. O azeite de dendê  tem a característica de “erva quente”, ou seja, tem energia agressiva, ativa e quando aquecido torna-se mais agitado.

Utilizamos o óleo de dendê com a função de desagregar qualquer tipo de carga ou energia negativa. Com os coquinhos de dendê pode-se fazer guias que, após serem imantadas e consagradas se tornarão instrumentos de trabalho e de proteção, pois são símbolos da sabedoria.

O azeite de oliva na antiguidade estava associado a força de Deus e era utilizado para curar os doentes. Na Umbanda o azeite de oliva é uma fonte energética pois é a somatória de forças regentes da Natureza.

A raiz da oliveira chega a 6 metros de profundidade com grande possibilidade de conter água, nasce sob qualquer condição e em qualquer lugar: vales, montanhas, entre pedras. Mesmo estando velha ou doente nunca deixam de nascer novos ramos, estando cortada ou queimada ainda assim novos ramos emergirão da raiz e demora aproximadamente 15 anos para fornecer a  primeira colheita. 

Por tudo isso, podemos dizer que a oliveira tem características muitos próximas as do ser humano e que, simbolicamente, Deus compara a oliveira a nós. É símbolo de excelência, de força, pureza, simplicidade e benção Divina.

O azeite de oliva tem a função de purificar o corpo astral, equilibrar os chakras e alinhar o nosso eixo magnético, equilibrando o fluxo energético e melhorando a percepção espiritual, o que facilita a comunicação com o plano astral. 

Sua utilização se potencializa com o acréscimo de outros elementos como pedras, minerais, vegetais, raízes, energia solar, lunar,  uma vez que, com esses elementos adicionados, o azeite tem seu poder de ação ampliado.

Uma das forma de usar o azeite é fazendo o sinal da cruz, criando campos de força que geram uma tela de proteção, capaz de absorver e diluir todo e qualquer negativismo, além de fechar buracos energéticos e portais magísticos negativos.

Com orgulho e alegria de ser Umbandista, Saravá/Namastê!