10 setembro, 2010

UMBANDISTA, TENHA SEMPRE UM LÁPIS À MÃO!

Olá Irmãos de Fé! 

Mais uma vez coloco para vocês que tudo dentro da Umbanda tem a sua razão de ser e, na maioria das vezes, nós não nos atentamos para “detalhes”, que tem seu fundamento explicado na ciência dos homens, tão amorosamente revelada pelo Astral Superior. 

É assim em relação ao uso do lápis, que devemos sempre priorizar em qualquer trabalho que necessite o uso de intrumento de escrita, pois o grafite é um potente condutor de energia, consequentemente o mais adequado material de conexão com o Astral. A pemba é o outro instrumento fundamental que tratarei em outra publicação.

mineral grafite ou grafita é um dos alótropos (alotropia é o fenômeno em que um mesmo elemento químico pode originar substâncias simples diferentes) do carbono, assim como o diamante.

Ao contrário do diamante que é concentrador, e por isso, é a pedra associada a Oxalá o Orixá da fé, o grafite é um excelênte condutor de energia podendo ser usado, por exemplo, como o eletrodo de uma lâmpada elétrica.

O grafite tem múltiplas e importantes aplicações industriais embora seja mais conhecido popularmente por sua utilização como mina do lápis. As primeiras minas de grafite foram descobertas em 1400 na Baviera, hoje uma região da Alemanha.

O lápis surgiu na Alemanha pela primeira vez em 1644 na agenda de um Oficial de Artilharia. Em 1761 na aldeia de Stein, perto de Nuremberg, Kaspar Faber inicia sua própria fábrica de produção de lápis na Alemanha. A partir de 1839 ocorre um aperfeiçoamento do chamado processo de fabricação do grafite, com a adição de argila. Através da mistura de argila com grafite tornou-se então possível fabricar lápis com diferentes graus de dureza. Em 1856 Lothar von Faber adquire uma mina de grafite na Sibéria, não muito distante de Irkutsk, que produzia o melhor grafite da época. O "ouro negro", como o grafite era chamado. Era transportado por terra nas costas de renas ao longo de caminhos inóspitos e acidentados. Somente ao chegar a cidade portuária, o material podia ser enviado de navio para locais mais distantes.

O diamante é o mineral mais duro 
conhecido pelo homem, 
mas o grafite é um dos mais macios.

O diamante é um concentrador 
elétrico excelente, 
mas o grafite é um excelente 
condutor da eletricidade.

O diamante é o abrasivo mais eficiente, 
mas o grafite é um lubrificante 
muito bom.

O diamante é geralmente transparente, 
mas o grafite é opaco.


O diamante cristaliza-se no sistema isométrico (cúbico) 
mas o grafite cristaliza-se no sistema hexagonal.

Com orgulho e alegria de ser Umbandista, Saravá/Namastê!