20 agosto, 2010

UMBANDA É RESPEITO À NATUREZA, PRESERVE!

Olá Irmãos de Fé!

A Umbanda é uma religião natural 
tem na natureza os pontos de força, 
os santuários naturais, os sítios sagrados, 
a morada dos Orixás.


Na prática litúrgica da Umbanda a oferenda é um dos atos sagrados de conexão entre o filho e as Entidades. O Umbandista melhor do que ninguém deve ter uma consciência ambiental pois a Umbanda vê a natureza como sagrado, logo devemos preservá-la. Todo cidadão precisa de uma consciência ecológica para o exercício da cidadania, mas, para o Umbandista essa consciência é fundamental, ecologia é preceito religioso. Além de cuidar do meio ambiente precisamos zelar pela boa imagem da religião, essa consciência precisa estar implícita em cada umbandista.

A situação ideal é que todas as oferendas sejam feitas dentro do próprio Terreiro em alguma parte destinada para esse fim. 

Não havendo essa possibilidade e sendo indicado por alguma Entidade uma oferenda em um local natural específico devemos observar que as oferendas tem um tempo de validade energético, que é exatamente o tempo em que durar a mentalização. Depois das velas apagarem e findar a meditação a irradiação terá acabado, assim determinando o momento em que tudo vira lixo, não tendo o porque de permanecer nos Reinos Naturais, sujando tudo, além de virar foco de atração de energia densa, desprovida de Luz e acabar alimentando os espíritos negativos.

Quando você chegar no ponto de força da natureza onde fará sua oferenda, pare, concentre e observe:

* Acenda suas velas com o cuidado de não encostá-las em troncos de árvores e queimá-los, limpe o local ao redor dos gravetos e folhas secas para evitar fogo.

* Evite de acender velas em lugares de matas ou jardins naturais, isso pode gerar grandes incêndios.

* Não acenda velas sobre as pedras para não macular a vibração das mesmas e sujá-las com a parafina das velas. Acenda a vela ao lado e se for imprescindível acender em cima, use um pires de apoio. Depois retire-o.

* As oferendas devem ser feitas sem pressa, lembre-se, que é um ato sagrado e requer tranquilidade e dedicação, faça suas preces, evocação, cante os Pontos, faça seus pedidos, reflita, agradeça. Com esses cuidados o tempo será suficiente para suas velas terminarem de queimar, então, peça licença e recolha a cera derretida das velas.

* Priorize forrar o chão com as folhagens do ambiente para colocar os elementos (frutas, pedras, flores) sobre as folhas, dispense os pratos.

* Leve sacos para colocar o lixo, tome o cuidado de deixar tudo limpo ao final dos trabalhos.

* Certifique-se que se for preciso ficar algum material, que seja não poluente, não deixe nenhuma marca do tipo “ por aqui passou alguém que não respeita a Natureza e deixou toda essa sujeira. “

* Evite sujar as águas da cachoeira, além de ferir o lado religioso de nossa Umbanda, devemos lembrar que esta água é fonte de vida para animais, plantações e seres humanos.

Plante flores para Oxum ao pé de uma cachoeira, a melhor oferenda é aquela que carrega vida.

* Não suje as areias das praias nem o mar com objetos de vidro, madeiras com pregos, plásticos, comidas, tecidos, pontas de cigarro, entre tantos materiais que podem machucar as pessoas que pisam na areia ou afundam no mar matando os animais marinhos que, confundem esses objetos com comida ficando engasgados ou aprisionados aos mesmos.

Seja criativo! Pesquise o que você pode substituir na sua oferenda por material que não cause nenhum mal a natureza. 
Preserve!

A Umbanda não preceitua a colocação de oferendas em esquinas urbanas.

Todos somos moradores do Planeta Azul, é importante assumirmos uma postura coerente e responsável nessa missão da preservação ambiental. Ainda é tempo de nos engajarmos nessa luta, mobilizando os filhos da Umbanda, fazendo pensar, esclarecendo, ensinando, preparando, conscientizando.

É preciso que todos comecemos a despertar para a importância da preservação ecológica no futuro do nosso Planeta, pelo nosso futuro e das novas gerações.

Irmãos de fé é indispensável passarmos para nossas crianças e jovens Umbandistas o respeito e o amor que a nossa religião tem para com a Natureza e alertá-los que a principal e melhor oferenda que nós podemos  fazer à uma Entidade de Luz é o nosso amor e dedicação, associados à interiorização dos conhecimentos irradiados por esses Mestres do Astral.

Com orgulho e alegria de ser Umbandista, Saravá/Namastê!