04 agosto, 2010

O HINO DA PAZ E DO AMOR



              Hino da Umbanda                          
Refletiu a Luz Divina 
Com todo seu esplendor 
Vem do Reino de Oxalá 
Onde há paz e amor

Luz que refletiu na terra 
Luz que refletiu no mar 
Luz que veio de Aruanda 
Para tudo Iluminar

A Umbanda é paz e amor 
É  um mundo cheio de luz 
É a força que nos dá vida 
E à grandeza nos conduz

Avante filhos de fé  
Como a nossa Lei não há
Levando ao mundo inteiro 
A Bandeira de Oxalá !

Levando ao mundo inteiro 
A Bandeira de Oxalá !


Olá irmãos de fé cantamos com todo fervor o Hino da Umbanda mas a grande maioria não conhece a origem de tão importante símbolo da nossa Religião. Vamos lá:
  
É uma história muito bonita. Este hino é cantado em todos os Terreiros e não há nenhum umbandista que não se emocione quando é cantada esta melodia. Nascido em 05 de Agosto de 1907 em Monção, Portugal, José Manuel Alves, já em sua terra natal era ligado à música, tendo dos 12 aos 22 anos tocado clarineta na Banda Tangilense, em sua cidade natal.

Com pouco mais de 20 anos, em 1929, vem para o Brasil, indo residir no interior do estado de São Paulo. No mesmo ano, mudou-se para a capital paulista, ingressando na Banda da Força Pública, onde ocupou vários postos, aposentando- se como capitão.

Em paralelo a esta função exerceu a carreira de compositor de Músicas Populares e, ao longo da mesma compôs dezenas de músicas as quais foram gravadas por famosos intérpretes da época: Irmãs Galvão, Osni Silva, Ênio Santos, Grupo Piratininga, Carlos Antunes e Carlos Gonzaga entre outros.

Suas composições mais famosas foram: Em 1955, Juanita Cavalcanti gravou a marcha "Pombinha Branca" de sua autoria em parceria com Reinaldo Santos; em 1956, Zaccarias e sua Orquestra gravaram o dobrado "Quarto Centenário", de sua parceria com Mário Zan. Compôs ainda valsas, xotes, dobrados, baiões, maxixes e outros gêneros musicais. Em 1957, realizou sua única gravação no antigo disco de vinil, o "LP", acompanhado de sua banda, pela gravadora a RCA Victor.

Mas … e a Umbanda? Aonde entra? Para a Umbanda, e para vários Terreiros compôs diversos pontos gravados por diversos intérpretes, como por exemplo, "Saravá Banda" gravado em 1961 por Otávio de Barros, "Prece a Mamãe Oxum" gravado em 1962 pela cantora Maria do Carmo.

Além destes temos: "Pombinha branca" (com Reinaldo Santos), "Ponto de Abertura" (com Terezinha de Souza e Vera Dias), "Ponto dos Caboclos", "Prata da Casa", "Prece a Mamãe Oxum", "Xangô Rolou a Pedra", "Xangô, Rei da Pedreira", "São Jorge Guerreiro", "Saravá Oxóssi", "Homenagem à Mãe Menininha" (c/ Ariovaldo Pires), Saudação aos Orixás, além do Hino da Umbanda.

Mas como foi estabelecida a sua ligação com a Umbanda? Cego de nascença, José Manuel Alves foi, no início da década de 60, em busca de sua cura. Foi procurar a ajuda do Caboclo das Sete Encruzilhadas, entidade do médium Zélio de Morais, fundadores da Umbanda na materialidade.

Embora não tenha conseguido sua cura porque, segundo consta, sua cegueira era de origem cármica, José Manuel Alves ficou apaixonado pela religião e, ainda em 1960, fez o Hino da Umbanda para mostrar que esta Luz Divina, que vem do Reino de Oxalá, não é para ser vista com os olhos físicos, que voltarão ao pó, mas sim com olhos do espírito, no encontro da mente com o coração.

O Hino foi apresentado ao Caboclo das Sete Encruzilhadas que gostou tanto do mesmo que resolveu apresentá-lo como Hino da Umbanda no 2º Congresso de Umbanda em 1961, sendo oficializado na 1ª Convenção do CONDU-Conselho Nacional Deliberativo de Umbanda em março de 1976.
Podemos nesta pequena história ver que este hino é fruto de um amor muito grande pela Umbanda, amor este oriundo de uma fé profunda, daquelas obtidas com a humildade e a resignação ante ao Conjunto de Leis do Pai Maior.


Esta é a nossa Bandeira da Umbanda





Com orgulho e alegria de ser Umbandista Saravá/Namastê!