04 agosto, 2010

ORIXÁS NA UMBANDA NÃO INCORPORAM! QUEM SÃO OS FALANGEIROS E CAPANGUEIROS

Orixás na Umbanda 
não incorporam.  

O que se vê dentro dos vários Terreiros, Centros, Tendas etc, são os Falangeiros dos Orixás (ou também conhecidos como Encantados), ou seja, espíritos, não reencarnacionais, de grande força espiritual, de grande Luz,  que trabalham sob a  Irradiação de um determinado Orixá. 

Os Falangeiros são os representantes dos Orixás, sendo assim, eles podem incorporar nos médiuns, em seus “cavalos”, e mostram sua presença e sua força em nome de um Orixá.

Falangeiros de Ogum: Ogum Beira-Mar, Ogum Megê, Ogum Sete Ondas, Ogum Sete Espadas, Ogum Iara, Ogum Matinata, Ogum Rompe-Mato.

Já, os Guias, espíritos reencarnacionais, pois já tiveram vida corpórea, chamados "Capangueiros de Orixás", são Guias, Entidades que falam, utilizam bebidas e fumo nos trabalhos, dão consultas, vêm na vibração de determinado Orixá. Na maioria das vezes, são Caboclos que cumprem essa função e carregam o nome do Orixá junto ao deles, como: Caboclo Ogum Iara, Caboclo Ogum Sete Espadas, Caboclo Ogum Beira-mar, Caboclo Xangô das Matas, Caboclo Xangô Sete Pedreiras

Existem casos, talvez por isso cause tanta confusão, em que os médiuns não colocam a palavra "Caboclo" na frente do nome do Capangueiro, e acaba saindo Ogum Iara, Ogum Sete Espadas, em vez de Caboclo Ogum Iara, Caboclo Ogum Sete Espadas... Isso confunde as pessoas e elas acabam achando que estão trabalhando com um Orixá Falangeiro.

Diferenciando os Falangeiros dos Orixás e os Guias Capangueiros dos Orixás:

É simples. Os Falangeiros dos Orixás não falam, não utilizam bebida e fumo nos trabalhos (na grande maioria dos casos), não dão consultas, trabalham na harmonização do Terreiro, afastando cargas e no desenvolvimento e equilíbrio dos médiuns. Já os Guias Capangueiros dos Orixás dão consultas e utilizam a bebida e o fumo como instrumentos de trabalho, falam, isto é, interagem com as pessoas.

Lembrando que todos os Guias, Pretos Velhos, Caboclos, Crianças, Boiadeiros, Marinheiros, Baianos, Exus e Pombagiras Guardiões,  trabalham sob a vibração de um Orixá e também podem ser considerados como "Capangueiros". 

A diferença entre os Falangeiros e os Guias Capangueiros dos Orixás é que Eles não carregam em seus nomes o próprio nome do Orixá de trabalho.

Com orgulho e alegria de se Umbandista, Saravá/Namastê!