Olá Irmão de Fé, as árvores, são os seres vivos mais longevos do Planeta Terra, eram Entes Sagrados nas culturas antigas, investidos dos mais altos poderes simbólicos.
Desde o oráculo de Zeus que se manifestava num carvalho, ao freixo sagrado Yggdrasil das culturas nórdicas, a árvore do paraíso cristã, ou ainda a figueira sob a qual Buda alcançou a iluminação.
No seu sentido geométrico a árvore representa um eixo vertical ramificado nos extremos que liga dois infinitos opostos: O Céu e a Terra, e serve de referência ou guia do Homem na sua caminhada para o conhecimento. A imagem da árvore não foi escolhida unicamente para simbolizar o Cosmos, mas também para exprimir a Vida, a Juventude, a Imortalidade, a Sabedoria.
A árvore simboliza a primeira das criaturas vivas que une aTerra e o Céu, indicando o Caminho de Elevação ao Pai Maior.
A Árvore , Simbolo da Vida. Em perpétua evolução e ascensão para o céu. Evoca o simbolismo da Verticalidade
Coloca igualmente em comunicação os três níveis do Cosmo:
O subterrâneo através das raízes sempre a explorar as profundezas onde se enterraram
A superfície da terra através dos troncos e galhos inferiores
As alturas através de seus galhos superiores e de seu cimo, atraídos pelo sol
A árvore é símbolo da vida e seus ciclos. É ligada à sabedoria por sua experiência adquirida e à longevidade
Representa quem tem os pés no chão, mas os braços voltados para a espiritualidade
Tem uma aparência estática, de imobilidade mas, é nela própria que as modificações acontecem sem cessar, em processo evolutivo que antes começa em seu interior, e se reflete em seu exterior
A pequena semente se transforma em frondosa árvore ,não do dia para noite, é um processo evolutivo que requer tempo, amadurecimento e resistência as intempéries
Saravá Vovó Maria Conga do Cruzeiro das Almas ➕ Adorei as Almas
Irôko é um Orixá muito antigo, foi à primeira árvore plantada e pela qual todos os outros Orixás desceram à Terra. Irôko é a própria representação da dimensão Tempo na Umbanda.
Irôko é um Orixá, cultuado no Candomblé, pela nação Ketu e, como Loko, pela nação Jeje, corresponde ao Inquice Tempo na nação Angola ou Congo, e cultuado nos Terreiros de Umbanda.
Na África, a morada de Irôko é a árvore iroko, chamada “amoreira africana”, é uma árvore majestosa, encontrada da Serra Leoa à Tanzânia, que atinge 45 metros de altura e até 2,7 metros de diâmetro.
No Brasil, onde essa árvore não existe, diz-se que Irôko habita a Ficus Doliaria (também chamada figueira-branca). Nos Terreiros com forte influência do Candomblé, costuma-se plantar uma árvore figueira-branca como morada de Irôko, assinalada por um “ojá” (laço de pano branco) ao seu redor.
Dia da Semana: terça-feira; Cores: branco, verde, castanho;Símbolo: tronco;Domínios: Ancestralidade; Saudação: Iroko Issó! Eró! Iroko Kissilé!
WANG - A árvore do Homem
Os três traços horizontais do símbolo Wang representam o Céu, o Homem e a Terra, por ordem descendente, ligados verticalmente por um quarto traço, o Espírito. O homem referido é o Homem Universal que tem como função ser mediador entre o Céu e a Terra, através do seu pensamento.
A Vovó Maria Conga das Almas, está sempre no astral Aruanda, embaixo de uma frondosa figueira-branca, com sua colher de pau, mexendo suas panelas benditas em cima da brasa da Fé, sentada num toco esperando seu Filho de Fé para tomar seu café. Traga seu coração aberto e uma rosa branca receba seu colo seu abraço sua benção e retorne na certeza de que tudo se realizará. É simples por isso é Magia.
Quando você precisar é só colocar uma rosa branca, sem o cabinho, aos pés de uma árvore, bem linda, qua a Vovó Maria Conga das Almas irá de receber. Mãe Tania
Se você se sente triste, angustiado, cansado, sem saúde, desvitalizado: ABRACE UMA ÁRVORE! E recarregue sua energia com a FORÇA DA TERRA! Quando terminar encoste a palma de sua mão no tronco e humildemente agradeça. As árvores tem memória, tudo vêem e tudo sentem. Cuide bem delas! Saravá/Namastê
COM ORGULHO E ALEGRIA DE SER UMBANDISTA, SARAVÁ/NAMASTÊ!