Oxóssi o que direciona dando limites aos que necessitam, assim como a mata faz para com os rios de Oxum. Ele também ampara os seres que fazem bom uso dos conhecimentos adquiridos, aplicando-os para a própria evolução e no esclarecimento e auxílio ao próximo.
Por isso, Oxóssi representa o arquétipo do Grande Caçador, aquele que vai buscar e nos traz o Conhecimento e respostas inteligentes às nossas necessidades de aprendizado e evolução. Oxóssi é o raciocínio hábil, o cientista, o doutrinador, é o grande comunicador, é a Divindade da Expansão.
Aqui no Rio de Janeiro Oxóssi é pelo sincretismo católico associado a São Sebastião e na Bahia com São Jorge. Pela contribuição do panteão africano temos as lendas, que são uma forma de se perpetuar o culto aos Orixás. Os antepassados africanos falavam sobre as várias qualidades de cada Orixá, mas de um modo que os “humanizava”, ou seja, as lendas falavam sobre o Orixá a partir de um ponto de vista humano, para que todas as pessoas que as ouvissem se identificassem com o relato, de forma que a tradição, que era passada de boca a ouvido, não fosse esquecida.
É importante lembrar que o culto de Orixá vem da África, de uma cultura tribal, na qual os homens saíam para caçar, quando não viviam da agricultura. E quem sai para caçar e trazer alimento para a tribo é o caçador. Mas numa vida tribal, o caçador também é o guerreiro que enfrenta os perigos da floresta e depois traz alimento e informações para o grupo. O caçador não saía apenas para buscar alimento, ele também ia buscar conhecimentos sobre a região, sobre os animais e a floresta, sobre outras tribos etc. Havia situações em que ele ficava vários dias ausente, e na volta trazia as novidades, as notícias.
E cada vez que o grupo avançava, um seguia na frente. Era o mateiro, aquele que ia à frente do grupo com um facão para abrir o caminho, tendo uma relação com o Orixá Ogum. Tudo isso explica porque Oxóssi, Ogum e Exu são considerados irmãos, dentro do Culto de Nação. Eles têm Qualidades ou atributos semelhantes, que os tornam irmãos. E sendo Ogum também o Orixá do ferro, foi dele que Oxóssi recebeu suas armas de caçador, nascendo aqui outro ponto de ligação entre ambos.
ALGUNS CABOCLOS DE OXÓSSI
Saravá Caboclo Pena Branca
Saravá Caboclo Pena Branca
Arranca Toco (Ogum/Oxóssi), Araribóia (Ogum/Oxóssi), Cobra Coral (Xangô/Oxóssi), Caboclo Guiné, Caboclo Arruda, Pena Branca
(Oxalá/Oxóssi), Pena Verde, Pena Azul (Oxóssi/Iemanjá), Cabocla Jurema, Pena
Dourada (Oxóssi/Oxum), Tupinambá (Oxalá/Oxóssi), Tabajara, 7 Flechas (Oxalá/Oxóssi), Tupiára, Tupiaçu, Caboclo da Mata Virgem (Oxóssi/Oxum), Caboclo
Rei da Mata (Oxalá/Oxóssi), Caboclo Pery, Caboclo Rompe Folha (Ogum/Oxóssi), Caboclo Coqueiro, Caboclo 7 Palmeiras (Oxalá/Oxóssi), Caboclo Folha Verde,
Caboclo Rompe Mato (Ogum/Oxóssi), Caboclo Guarani (Oxalá/Oxóssi), Caboclo
Jupissiara, Caboclo Tupã, Caboclo Ibiratam, Caboclo 7 Penas das Matas
(Oxalá/Oxóssi).
Em geral, os nomes em tupi-guarani são de
Caboclos de Oxóssi.
ALGUNS EXUS DE OXÓSSI
Marabô, Tronqueira (Ogum/Oxóssi/Obaluayê), Exu Mangueira,
Exu 7 Folhas Verdes (Oxalá/Oxóssi), Exu Folha Verde, Exu das Matas, Exu Cipó,
Exu Samambaia, Exu Pantera Negra (Oxóssi/Omolu), Exu 7 Garras (Oxalá/Oxóssi),
Exu Pimenta (Oxóssi/Xangô), Exu Arranca Toco (Obaluayê/Ogum/Oxóssi), Exu Quebra
Galho (Oxóssi/Ogum) , Exu Abre Mata (Oxóssi/Ogum), Exu Rompe Mato
(Ogum/Oxóssi), Exu da Moita, Exu das Campinas (Oxóssi/Oxalá), Exu do Pantanal
(Oxóssi/Nanã), Exu 2 Tocos (Oxóssi/Omolu) , Exu Folha Seca (Oxóssi/Omolu), Exu
Gato, Exu Gato Preto (Oxóssi/Omolu), Exu Pantera, Exu Pena de Coruja, Exu Pena
de Urubu (Oxóssi/Omolu), Exu Pena Preta (Oxóssi/Omolu), Exu Selvagem, Exu 7
Folhas (Oxalá/Oxóssi), Exu 7 Folhas Secas (Oxalá/Oxóssi/Omolu), Exu 7
Tronqueiras (Oxalá/Oxóssi/Obaluayê), Exu Tranca Matas (Ogum/Oxóssi), Exu Coquinho,
Exu Coqueiro, Exu Coquinho dos Infernos, Exu da Campina (Oxalá/Oxóssi).
Em geral, os nomes de felinos e outros animais são de
Exus de Oxóssi.
ALGUMAS POMBAGIRAS DE OXÓSSI
Esmeralda, Maria Padilha das Matas, Pombogira das
Matas, Pombogira Rainha das Matas.
Essa mesma associação energética entre Oxóssi e outras vibrações, se apresentam também nas outras Linhas e falanges trabalhadoras da Umbanda: Criança das Matas, Preto Velho das Matas, Oriente, boiadeiro, etc..
OKÊ ARÔ!" OKÊ, OXÓSSI!
Yorubá: Okê= monte; Arô= título honroso dado aos
caçadores.
O significado da saudação seria:
“Salve o maior dos caçadores!”
“Salve o grande caçador!”
DE SER UMBANDISTA, SARAVÁ/NAMASTÊ!