02 janeiro, 2013

FALANGES DE ARUANDA


Olá Irmãos de Fé,

Existe tanta variedade de espíritos trabalhando na Umbanda quanto há de seres humanos. O Guia chefe da coroa do médium será designado respeitando o grau de evolução do médium e de acordo com a sua missão de trabalho. 



Há também os espíritos que nunca encarnaram em nossa orbe, como os elementais e seres de outras moradas de nosso Pai. Os elementais dão apoio aos Caboclos, Pretos Velhos, Crianças, Guardiões, ..., principalmente nas consultas realizadas nas sessões das Casas de Umbanda trazendo os materiais extrafísicos necessários aos atendimentos.  





Podemos receber assistência de mais de um espírito ao mesmo tempo. Um espírito compromissado com seu trabalho na Umbanda, pode nos dar um nome, mas para ele sua forma e nome têm pouca importância. Dentre os grupos de espíritos das cidades astrais que compõem Aruanda e amorosamente prestam caridade na Umbanda podemos citar: 


OS MESTRES INSTRUTORES: Seres iluminados, de muita luz, capazes de guiar muitas pessoas e dar total respaldo espiritual as Casas de Umbanda. Não precisam mais encarnar e raramente o fazem, pois suas atribuições no mundo espiritual são de zelar por grandes grupos. É raro um médium incorporar um mestre instrutor, pois ele envia seus falangeiros a cada médium que está sob sua responsabilidade. 

A FALANGE DOS MÉDICOS ESPIRITUAIS: Entidades espirituais com o dom de cura. Restauram a saúde física e espiritual, de acordo com o merecimento de cada um, nunca deixam de atender a quem necessita. Além de trazer a saúde, restabelecem a vontade de viver e a confiança para lutar por um futuro melhor. Já foram médicos, curadores, benzedeiras, e demais atividades na área da saúde, noutras encarnações em qualquer época e lugar. Trabalham engajados principalmente na Linha do Oriente sob a irradiação de Xangô do Oriente, conhecendo bem a fisiologia humana. 

A FALANGE DOS PROFESSORES ESPIRITUAIS: Esses espíritos transmitem aos seus médiuns designados por merecimento e outorga, toda a sabedoria que recebeu de um Mestre. São encarregados de tutelar poucos médiuns, do qual se torna responsável pela sua evolução espiritual. Assistindo nos estudos e depois despertando interesses mais específicos, auxiliando seu pupilo executar à tarefa que têm na encarnação presente. 

A FALANGE DOS ESPÍRITOS QUÍMICOS: Podem trabalhar as estruturas químicas do organismo humano, ajudando a melhorar a saúde. Atuam com facilidade no metabolismo, acrescentam elementos dos quais se está carente, ativam a produção das glândulas, manipulam a percepção extrassensorial e a intuição. Podem dar poderes paranormais, permitindo que as conexões com o mundo espiritual aconteçam mais facilmente. São cientistas que continuam suas pesquisas nas Escolas Astrais e auxiliam os Guias nos trabalhos nas Casas de Umbanda. 

A FALANGE DO ESPÍRITOS PROTETORES: São espíritos capazes de ajudar a escapar do perigo no mundo material, quando invocados na hora da dificuldade. Usam grande força e poder para afastar o mal. Aparecem com aspecto físico avantajado ou dão a outra pessoa poderes momentâneos, como força física descomunal ou rapidez prodigiosa. Sua expressão é material, pois vêm agir na matéria, quando ela ameaça a integridade de um ser. 

A FALANGE DOS ESPÍRITOS DE APOIO: São espíritos Guias que dão suporte às atividades espirituais. Sempre que alguém segue por um caminho de ajuda ao semelhante passa a ter a colaboração desses seres de luz, que abrem as portas, facilitando uma missão. O médium pode contar com sua ajuda espontânea, mesmo que não o incorpore. 

A FALANGE DOS ESPÍRITOS ZELADORES: São espíritos responsáveis por evitar que os seres sem luz, obsessores, magos negros, se aproximem de qualquer atividade espiritual. Os Exus protegem os caminhos dos médiuns da ação de espíritos revoltados, vingadores e negativos.Eles guardam o ambiente das Casas de Umbanda, fechando as portas de acesso ao lugar onde os trabalhos se processam e contém ou encaminham os espíritos desequilibrados aos responsáveis pelos tratamentos adequados a cada um. Os Exus também podem provocar uma sensação física no médium como, arrepios, mal estar, etc...,justamente para indicar que mais defesa deve ser exercida no local. 

A FALANGE DOS ESPÍRITOS DA NATUREZA: É uma categoria especial de entidades, devendo ser muito utilizada para trazer limpeza, leveza e energização durante todo o desenvolvimento espiritual dos médiuns e nas Giras de Umbanda. Atuam principalmente na Linha das Águas: Tritões, sereias, ondinas, encantadas e encantados de Oxum, Iemanjá, Nanã. 

Essas e muitas outras Falanges de espíritos de Luz se reúnem e se apresentam na Umbanda, com a missão outorgada pelo Mestre dos Mestres, Jesus em irradiar o Amor a Fé e a Esperança, ferramentas apropriadas à evolução espiritual de cada filho da Terra na construção de um caminho sereno rumo ao Pai Maior.


COM ORGULHO E ALEGRIA DE SER UMBANDISTA, SARAVÁ! 
MÃE TANIA