OLÁ IRMÃOS DE FÉ!
A Umbanda é uma religião em perfeita simbiose com a Natureza, logo com os seus quatro elementos formadores: Água, Ar, Fogo e Terra, presentes em todos os rituais umbandistas, nas manipulações das energias, nos assentamentos...
As vibrações Orixás representam essas Forças na Natureza. Oxum e Iemanjá manifestam a energia da água, Ogum e Iansã a energia do ar, Xangô e Exu a energia do fogo, Omulu e Oxóssi a energia da terra. A Umbanda utiliza o Prana desses elementos da Natureza em seus rituais para transformar, transmutar, potencializar, curar, equilibrar qualquer energia.
Assim, quando os Guias de Luz acendem uma vela estão manipulando a energia Fogo, ao borrifarem água manipulam a energia Água, ao exalarem fumaça do charuto estão manipulando a energia Ar, ao colocar as mãos fazendo toques no chão (solo sagrado) estão manipulando a energia Terra. Ao pedirem uma oferenda em determinados campos de força, estão ativando determinados portais afins de cada elemento.
TERRA - este elemento está ligado às conquistas materiais, à saúde e ao trabalho. Sua influência é ideal a quem busca segurança e determinação, para começar um projeto novo ou procurar emprego. Energia transformadora e curadora. Lida diretamente com as questões do FÍSICO. As oferendas feitas diretamente na terra potencializam o magnetismo mental e a concentração energética fortalecendo a pessoa vibratoriamente.
AR - O elemento ar pode ser ativado para desenvolver a inteligência, o lado racional, a memória e a capacidade verbal e corporal. Energia expansora e movimentadora. Lida diretamente com as questões do MENTAL. As oferendas feitas em campos abertos, ativando a energia do ar, dilata os sete corpos e deixa a pessoa mais leve e harmonizada.