27 abril, 2012

BEM-ESTAR DA ALMA


Olá Irmãos de Fé! 

Devemos desenvolver os bons hábitos nos cuidados com o nosso corpo físico para uma vida saudável. Porém como Umbandistas cuidadosos que somos, não podemos esquecer dos cuidados com nossa alma. 


A Umbanda é a inspiração através das palavras dos Guias de Luz 
nos incentivando força de vontade para eliminarmos as “toxinas” que permeiam nossas emoções negativas e contaminam nossa 
saúde e bem estar.

Os cinco sentimentos que enquanto estiverem em alta na nossa vida, produzem insalubridade interior são: orgulho, inveja, amargura, vingança 
e ódio. 

O orgulho leva ao isolamento social trazendo frustrações e solidão. E como bem sabemos o mundo espiritual nos ensina a solidariedade e a fraternidade, como ingredientes ao bem viver, a alegria do compartilhamento, a Grande Família Universal.

A inveja é a incompetência do espírito, reflete falsidade, fraqueza e contamina tudo e todos ao redor. Os amorosos Pretos Velhos nos ensinam a humildade como antídoto à enfermidade da inveja. A humildade é o auto-reconhecimento de nossos dons Divinos, os quais, devemos valorizar e utilizá-los para o bem ao próximo.

A amargura cria as raízes do ressentimento no coração fechando-o para o amor e, consequentemente criando um estado de vazio interior podendo levar a depressão. Os buscadores do Alimento da Alma, os Caboclos, nos irradiam a força para caminhar nos chamando com seus brados a assovios à Luz da esperança que é o alimento da simplicidade e o antídoto da amargura.

A vingança é a algema que aprisiona a alma dos que não tem Fé em Oxalá. Os Guardiões Exus e Pombagiras da Umbanda nos falam “A vida dá sempre voltas, a Lei do Retorno se encarrega de reequilibrar as injustiças praticadas." Vamos perdoar e deixar a vida agir, fazendo assim recuperamos nossa liberdade da alma.

O ódio é a ausência de Luz, portanto a ausência do amor, Deus. O ódio quando instalado no nosso coração é um tumor maligno em nossa alma que evolui em nosso corpo físico para um câncer. Pai Oxalá e a Linha das Crianças nos chamam à vida, a alegria, ao renascimento, a Fé! E quem tem Amor e Fé no coração só tem espaço para a Luz de Deus. 


A Umbanda nos irradia a força de vontade para 
nos transformarmos em pessoas melhores e 
a certeza que a felicidade faz parte do nosso caminho. Que Oxalá nos abençoe e nos livre do mal 
que nós mesmos cultivamos na alma. 

Saravá/Namastê
Assim É



"Finalmente, irmãos, tudo que é verdadeiro, tudo que é respeitável, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa forma, se alguma virtude há e se algum louvor existe, seja isso que ocupe o vosso pensamento."

Paulo de Tarso, Filipetas.

Com Orgulho e Alegria de Ser Umbandista, Saravá/Namastê!