30 novembro, 2011

ZAMBI

Olá Irmãos de Fé! 
Orixás 

São as Forças na Natureza, representada pela energia do Elemento que a mesma comanda. Quando cultuamos nossos Orixás na Umbanda, estamos conectando com as Forças Elementares, vindas da água, da terra, do ar e do fogo. São essas Forças em equilíbrio, que produzem a energia revitalizante que chamamos de Axé e que Alimenta nosso Planeta e todos nós, seres viventes. 

Estas Vibrações nos auxiliam em nosso dia a dia, direcionando nossa caminhada para que esta se torne cada vez mais favorável ao desempenho de nossa missão nesta passagem na Terra. Estas Forças são os Orixás, Criação de Deus, que chamamos em nossa Religião Umbanda também de Zambi ou Olorum que significam “Deus Supremo”.


Cada Força da Natureza é representada por um determinado Orixá. Os Orixás possuem afinizados às suas vibrações, cores, canções, orações de invocação, ferramentas, símbolos, sinais cabalísticos e uma infinidade de fundamentos. 


Para a Umbanda, Deus (Zambi, Olorum) representa o Centro gerador do Universo e a vibração Oxalá gera a energia para todos os outros Orixás.


Oxalá é uma vibração dos tempos pretéritos da Criação, representando a Fé e o Amor, as relações entre o Céu e a Terra, por isso, o casamento perfeito do sincretismo de Oxalá com Jesus, que passou pelo nosso Planeta Terra à 2011 anos. Ele o Mestre Jesus, nosso Médium Supremo da Umbanda.


AS VIBRAÇÕES ORIXÁS DA UMBANDA

Orixá Ogum representa o ferro (os minerais) e a eterna luta a favor da Paz Universal, a luta do espírito contra a matéria.

Orixá Xangô representa a estrutura, o fogo que não queima, mas aquece, alimenta e dá vida ao espírito, também representa a pedra (os desafios) e a justiça (Karma).

Orixá Oxóssi representa a geração de alimentos para o corpo e a alma, o norteador de caminhos, a pontaria certeira dissipando as trevas e fazendo ressurgir a Luz, através da atuação certeira desses Espíritos de Luz, que com garra e bravura, se apresentam como Caboclos no Tripé de comunicação da Umbanda. 

Oxóssi também nos lembra o respeito para com os animais, nossos companheiros de evolução na nossa Orbe. Não é por acaso que nossa Umbanda foi oficialmente reentronizada em seu berço, o Brasil em 15 de novembro de 1908 pelo Caboclo das Sete Encruzilhadas em trabalho mediúnico com seu aparelho Zélio de Moraes.

Orixá Oxum comanda a água doce e a fertilidade dos seres vivos, está presente eternamente no nascimento e na evolução da vida em todo o Planeta.

Orixá Iansã representa o raio, a tempestade, o movimento do ar, a batalha energética espiritual, a expansão, o “seguir em frente”, os passos para o futuro, a tecnologia.

Orixá Iemanjá comanda as águas salgadas, tem poder sobre a eterna reconstrução e circulação da vida no Planeta, o ritmo da vida.


Orixá Omulu representa a grande usina de reciclagem que transforma toda a energia negativa, insalubre e de doença em energia positiva e curadora (posteriormente utilizada por Oxóssi). Por isso, a sua denominação de médico dos pobres. 

É o Orixá das transformações, da passagem, de todo o ritual da morte do corpo físico pelo desligamento do cordão de prata ao direcionamento para a vida espiritual.

Orixá Nanã representa a junção da água com a terra que forma o barro, “O Homem foi feito do barro”. Está presente junto com Omulu e Iemanjá e presente na formação dos seres humanos, desde a formação do primeiro ser vivo no Planeta Terra. 
Esta infinita e eterna orquestração Divina manifestada na nossa Orbe são sustentadas pelo dedicado e perfeito trabalho dos músicos Guardiões Exus e Pombagiras, "Sem Exu não se faz nada". 

Os Guardiões representam, a ligação mágica entre o homem-matéria à Terra e ao mundo espiritual. Exu é aquele agente que abre os caminhos e que também tem o poder para fechar. 

Exu e Pombagira são os executores da Lei -  “A semeadura é livre, a colheita obrigatória!”, o “Tempo de Plantar e Tempo de Colher”. A Lei ordena e Exu executa, são os irradiadores de Axé.

COM ORGULHO E ALEGRIA DE SER UMBANDISTA, SARAVÁ/NAMASTÊ!