01 novembro, 2011

XAMANISMO UM RELIGARE COM A CRIAÇÃO

Olá Irmãos de Fé!

Embora saibamos que não eram somente os índios que praticavam a magia xamânica, foram eles, principalmente, que a tornaram conhecida.

Xamanismo pode ser definido como um conjunto de antigas práticas que visam o autoconhecimento e a sintonia com os poderes da natureza, através da meditação e de conhecimentos ancestrais. 

As origens do xamanismo em certo são desconhecidas, mas estudos indicam que foi na Era da Pedra, quando o homem passou a ter conhecimento de práticas religiosas. O xamanismo atualmente é praticado por diversas culturas e povos, como exemplo os esquimós (Inuits), índios da América do Norte e do Sul, Oceania, Austrália, Sudeste Asiático, Índia e China.

O xamanismo faz uma leitura profunda e holísitca do Ser Humano, estimula o autoconhecimento e consequentemente uma transformação no modo de interagir com ele mesmo, com a natureza e na sociedade. 

O xamanismo pode ser considerado como uma religião, um “Religare”. Trazendo serenidade e equilíbrio aos nossos corações e mentes, nos reconectando com a Mãe Terra. O Xamã é uma pessoa de poder e dominância na sociedade, mas não é considerado como santo. Ele tem apenas conhecimento a mais que os outros não tem, adquirido pelos estudos e dedicação, e por isso merece o respeito e a confiança dos que os procuram.

A Umbanda em seus atendimentos espirituais também utiliza o conhecimento da medicina xamânica.
 
Na Falange da Linha do Oriente atuam antigos Xamãs, que trazem consigo seus conhecimentos milenares na prática da cura, restabelecendo a saúde espiritual, mental, emocional e física, pois, uma das inúmeras funções da Umbanda, entre muitas, é a preservação dessa ciência espiritual.

No Triângulo das Formas da Umbanda 
através da roupagem fluídica com que se apresentam os Caboclos, Pais Velhos e Crianças encontramos várias Entidades de origem xamânica.

Em todas as tradições xamânicas, os animais são vistos como arquétipos, símbolos de energias que existem, podendo encontrar e manifestar dentro de nós. 

Cada pessoa tem seu "Animal de Poder", que correspondem às características que aquela pessoa necessita desenvolver, aprender e manifestar em si, em determinado momento de sua vida. O animal de poder auxilia o Xamã no seu caminho e na sua descoberta. 


Animais de poder no Xamanismo

Aquáticos e anfíbios = elemento água
Répteis = elemento terra
Pássaros = elemento ar
Mamíferos = elemento fogo

Os animais da água são frequentemente os guardiões de nossos sonhos, guardam conhecimentos e facilitam projeções astrais. Os anfíbios nos ensinam à refletirmos para aprendermos a usar as emoções (água) construtivamente (terra).

O Reino dos pássaros é o ar que interliga o Paraíso com a Terra. São os pássaros que se movem entre ambos. Fazem o caminho entre a espiritualidade e a matéria. O ar em movimento é o vento, que simboliza o movimento e a capacidade de voar nas asas da inspiração, intuição e criatividade.

Os insetos reúnem habilidades para voar, espalhar a adaptabilidade, a armadura, a reprodução, organização, fertilização.

Os répteis são os guardiões dos registros da Terra, ensinam a capacidade de sobrevivência.

Os animais do elemento fogo, os mamíferos nos remetem à energia do prosseguir, da iniciativa, do propósito.

O Xamanismo vem sendo estudado por cientistas e adotado por milhares de pessoas como uma alternativa à sociedade tecnológica predadora, que cada vez mais se afasta da realidade.

COM ORGULHO E ALEGRIA DE SER UMBANDISTA, SARAVÁ/NAMASTÊ!