01 outubro, 2011

A diferença entre Tenda e Terreiro


Olá Irmãos de Fé!

A partir de 1908, começou a surgir no Rio de Janeiro várias casas de Umbanda denominadas de “Tendas”. TENDA era a Casa de Umbanda estabelecida em um sobrado, ou seja, no alto, pois era comum naquela época realizar Sessões nestes lugares. Como exemplo, Tenda do Caboclo Mirim, Tenda do Caboclo da Lua, Tenda de Ogum Megê e assim sucessivamente.

Já o termo TERREIRO foi adotado para designar aquelas Casas que eram estabelecidas no chão. Daí serem classificadas de “Terreiro de Umbanda”. O Terreiro foi muito mais difundido do que as Tendas devido ao próprio espaço oferecido para o culto e foi com esse tipo de associação religiosa que a Umbanda conquistou muitos filhos de fé.

O QUE SIGNIFICA SARAVÁ E MALEME?

Saravá é um mantra que dividido significa:
SA = FORÇA, SENHOR
RA = REINAR, MOVIMENTO
VA = NATUREZA, ENERGIA

Saravá é força que movimenta a Natureza 


Maleme é um pedido de socorro, perdão e misericórdia.

DEVEMOS UTILIZAR FÓSFORO OU ISQUEIRO?

Em muitos Terreiros existe uma recomendação para só se acenderem velas com palitos de fósforos, evitando acendê-las com isqueiro ou em outra vela acesa. 

A pólvora contém enxofre, que também está presente nos palitos de fósforo. Ao entrar em combustão, a chama que se faz repentinamente, provoca uma reação psicológica muito eficiente. Além de alterar momentaneamente a atmosfera ao seu redor, devido a sua composição química em contato com o ar, a mente do médium capta essas vibrações, que funcionam como um comando mental, autorizando-a a aumentar seu próprio campo vibratório promovendo, desta forma, uma limpeza psíquica no ambiente. 

COM ORGULHO E ALEGRIA DE SER UMBANDISTA SARAVÁ/NAMASTÊ!