07 agosto, 2014

MUDAR É DAR À LUZ - RENASCER

Olá Irmãos de Fé, hoje vamos colocar para vocês uma reflexão sobre a máxima: Eu nasci assim vou ser sempre assim. Conceito esse que nos paralisa pela armadura que construímos ao nosso redor capitaneada pelo pânico do exercício do autoconhecimento, ferramenta necessária para uma salutar mudança.

Mudar é de Luz principalmente quando somos, inspirados e encorajados pelos Mestres de Luz, mensageiros de Jesus, que militam na nossa Umbanda, é bom! 
É saudável!

Vença o medo, ele está somente em sua cabeça pois foi você quem o criou e alimenta. Mudar é o que vai te ajudar a evoluir, subir degraus, passar de ano! Mudar vai melhorar a sua vida e também as vidas de quem vive ao seu redor.

Siga a sua felicidade, abrace a mudança – não resista a ela. Comece a se responsabilizar pela sua vida e como você escolhe encará-la. Ninguém ou uma situação tem o poder de liberar os sentimentos que te deixam infeliz curtindo um baixo astral, a não ser que você permita. Vire o jogo! Pratique o pensamento positivo, pois a sua força é inexorável. Lembre-se que a vida é uma viagem e não um destino.
Olhe para o futuro como colheita, mas sempre esteja focado no presente, no agora, o tempo de plantar. E não se esqueça: Que a terra que será cultivada,é a sua mente e o seu coração que precisam ser fertilizados pelo Amor, uma energia pura, gentil e altruísta. 

Saravá Mamãe Oxum, Saravá Mamãe Iemanjá nas suas águas venham nos embalar. Pois onde há amor não pode haver medo e, por isso, você irá se acalmar, se dando a chance de virar a página/mudança/evolução, e assim, se tornar uma nova pessoa, mais tolerante, amável e serena. Tenha Fé, ore e usufrua dos novos Tempos. Assim É

COM ORGULHO E ALEGRIA DE SER UMBANDISTA, SARAVÁ/NAMASTÊ!

24 julho, 2014

CÉU DE BRIGADEIRO


Olá Irmãos de Fé, o sol sempre brilha! Depois de um período de nuvens, o céu de brigadeiro se revela, com certeza, e chega em nosso caminhar. A espiritualidade nos conduz e ampara durante as turbulências, que são naturais, ao alçarmos vôos mais altos para nos aprimorar. 


Serena, tenha fé e permita que as correntes de ar te embalem, sem medo, sinta o vento, a luz e o calor do sol acarinhando a criança que mora dentro de você renovando a esperança de que tudo passa e tem a sua hora. 

A Linha das Crianças da Umbanda são sempre nossas companheiras nessas horas de total entrega com confiança, amor e fé. Salve as Crianças, saravá Umbanda.



Voa, voa, Andorinha,Voa, voa, bem ligeiro,
Traga Joãzinho e Cosminho,
Para brincar no terreiro. (bis)
Passando na cachoeira,
Me traga a Mariazinha,
Passando lá pela praia,
Me traga linda Rosinha.
Voa, voa Andorinha,
Voa, voa, e vai buscar,
As crianças para a Umbanda,
A festa vai começar.
Voa, voa, Andorinha,
Voa, voa, bem ligeiro,
Traga Joãzinho e Cosminho,
Para brincar no terreiro. (bis)
Tem bolo, bola e cocada,
Tem sodinha e guaraná,
Hoje é um grande dia,
Vamos todos festejar.

Andorinha que voa voa andorinha 
Leva seus filhos pro céu Andorinha 
Voa voa voa Andorinha 
Leva os anjinhos pro céu andorinha 
Vai voando como um passarinho 
Batendo as asas procurando um ninho.


COM ORGULHO E ALEGRIA DE SER UMBANDISTA, SARAVÁ/ NAMASTÊ!



13 junho, 2014

SARAVÁ SANTO ANTÔNIO! SARAVÁ EXU!

Curimba de Abertura

Vou abrir minha Aruanda
Vou abrir meu Juremá (bis)
Com a licença de mamãe Oxum, Oxóssi, Xangô e nosso 
Pai Oxalá (bis)
Santo Antônio que é de Ouro Fino levanta a bandeira e 
vamos trabalhar
Olá Irmãos de Fé, um tema bem abrangente são as Linhas da Umbanda. Há várias interpretações e todas são válidas. O importante é a consciência do Umbandista de que a Umbanda é amor, via de equilíbrio e evolução espiritual, e que somente faz o bem. Abaixo segue uma das visões das 7 Linhas da Umbanda e a relação entre o 13 de junho e as comemorações de Exu. Uma homenagem ao dia de hoje: Santo Antônio. 

Na Umbanda, São Francisco de Assis é chamado Semiromba, que quer dizer homem puro. Preto Velho, nos diz: - “sempre ao final de um procedimento espiritual devemos dizer: "Semirombá" como uma reverência e saudação a este grande “militador” das hostes espirituais. São Francisco foi considerado um dos homens mais puros que passaram na Terra junto com Jesus Cristo e João Batista. 


Santo Antônio foi frade Agostinho no Convento de São Vicente de Fora, em Lisboa, indo posteriormente para o Convento de Santa Cruz, em Coimbra, onde aprofundou os seus estudos religiosos. Tornou-se franciscano em 1220 e fez parte do Capítulo Geral da Ordem de Assis, à convite do próprio São Francisco, o fundador, que o convidou também à pregar na França. Foi para Pádua, onde morreu aos 36 ou 40 anos. 


Santo Antônio sempre foi considerado como mensageiro do Evangelho de Jesus, e segundo a tradição, nos guia os passos no bom caminho. Por isso fez-se naturalmente, pelos escravos da época, o sincretismo religioso com Exu, que representa o agente, guardião e senhor do destino e dos caminhos dos indivíduos. Colocado esses preâmbulos, vamos em frente.


Em 1952, após 44 anos do início, na parte física da religião Umbanda, anunciada pelo Caboclo das Sete Encruzilhadas incorporado no seu médium Zélio de Moraes, o Primado de Umbanda, federação que tinha como seu Primaz o Senhor Benjamim Figueiredo, responsável pela Tenda Mirim, apresenta sua doutrina e os Sete Seres Espirituais responsáveis pela luz espiritual emanada de Deus, os chamados Orixás Maiores que regem as Sete Linhas da Umbanda: Orixalá (Oxalá); Ogum; Oxóssi; Xangô; Yorimá (Pretos-Velhos) Yori (Crianças); Iemanjá.

Como vemos, a primeira Linha é chefiada por Oxalá sendo composta por diferentes legiões de espíritos de várias raças, grupos religiosos, visões filosóficas, etc... da Terra. Entre eles os espíritos dos Pretos Velhos, padres e freiras, cujas almas purificadas atingiram a perfeição.

Exemplo de Entidades que incorporam nesta Linha são: Caboclo Aymoré, Urubatão da Guia, Sultão das Matas, Ubiratan, Preto-Velho Pai Francisco, Pai Jeremias, Vovó Maria Rita, as Crianças: Luz da Manhã, Raio de Sol, Luz do Luar. Os Exus e Pomba Giras Guardiões: Exu Sete Encruzilhada, Exu Maioral, Exu Rei, Pomba-Gira Rainha, Dona Sete-Encruzilhadas entre outras Entidades. 

As legiões desta Linha são comandadas por:
Legião de Santo Antônio- Comanda os Exus de Oxalá
Legião de Santo Onofre- Comanda os Caboclos de Oxalá
Legião de Santa Catarina - Comanda as Crianças de Oxalá
Legião de Santo Expedito- Comanda os Comandantes Universais, cruzamento com Ogum
Legião de Santa Rita de Cássia - Comanda o cruzamento com a linha d´água
Legião de São Francisco de Assis (Semiromba-frade)- Comanda a Linha dos médicos e orientais.
Legião de São Benedito ou Benzet - Comanda a Linha dos Pretos-Velhos de Oxalá

SARAVÁ PARA TODOS OS ESPÍRITOS ABNEGADOS QUE LEVAM A LUZ DA UMBANDA ÀS SOMBRAS PARA RESGATAR OS QUE SE DOBRAM HUMILDEMENTE PARA A FÉ. ILORIÊ EXU!
COM ORGULHO E ALEGRIA DE SER UMBANDISTA, SARAVÁ/NAMASTÊ!

04 junho, 2014

A vida forma bons padeiros

Olá Irmãos de Fé, a vida é uma escola e como tal tem muita
pesquisa (busca interior), trabalho de casa (desenvolvimento pessoal), trabalho em grupo (desenvolvimento profissional), e principalmente muita superação, ou seja: Ir além da nossa expectativa. Quando os Guias nos falam para arregaçar as mangas e botar a mão na massa, nos lembram que é natural “sujarmos as mãos” nesse processo.

E esse “sujar” é a nossa ação inesperada, sem planejamento e
conhecimento. São os nossos erros que não devem ficar apenas no terreno da culpa e auto piedade. Pois é no “sovar” a massa que nascem os acertos. 
E “sovar a massa” é trabalha-la (amor) muito bem, visando a agregação (união) de todos os ingredientes e, ao mesmo tempo, "aquecê-la" (fé) para que fique na temperatura ótima de crescimento (evolução espiritual). 

Para aprender a fazer a receita é necessário flexibilidade, que é
a capacidade para perceber, aceitar e assumir que ideias ou posicionamentos de outros podem ser mais adequados ou aplicáveis do que os que você possui ou apresentou. E a condescendência, que é a disposição para ceder às vontades, às opiniões alheias, ainda que não sejam coerentes com seus próprios princípios, mas que com o fermento da tolerância e bondade, fazemos crescer o respeitando as diferenças.

Enfim com a ajuda dos Espíritos de Luz e nossa firme dedicação
aprontaremos deliciosos pães simbolizando o renascer de indivíduos, nós, bem mais nutridos pelo alimento do corpo e da alma repartido pelo Mestre Jesus: O pão o alimento da vida.

COM ORGULHO E ALEGRIA DE SER UMBANDISTA SARAVÁ/NAMASTÊ!

13 maio, 2014

Humildade, simplicidade...


Olá Irmãos de Fé, hoje é 13 de maio dia dedicado à homenagear os Pretos Velhos, portanto não há dia melhor para fazermos uma reflexão, na sábia dobradinha, eternamente escalada, na Copa da vida, pelos psicólogos e aconselhadores da Umbanda: Humildade e Simplicidade. Nas sábias palavras de aconselhamento dos Pretos Velhos, para quando chorosos e sofridos em seu colo amoroso, procuramos soluções para nossas diárias batalhas profissionais, familiares e do coração, eles sempre unem dois remédios poderosos, humildade e simplicidade. Humildade apesar de ser uma palavra muito usada nas Casas de Umbanda, principalmente pela Linha de Trabalho dos Pretos Velhos, nem sempre todas as pessoas conseguem entender o seu verdadeiro significado.

A palavra humildade segundo o dicionário Aurélio, é virtude pela qual reconhecemos nossas limitações, modéstia. No contexto bíblico, ela é interpretada como gentileza e simplicidade. O termo humildade vem de húmus, palavra de origem latina que quer dizer terra fértil, rica em nutrientes e preparada para receber a semente. Assim, uma pessoa humilde está sempre disposta a aprender e deixar brotar no solo fértil da sua alma a boa semente.

Nossos queridos Vovôs e Vovós da Umbanda são o exemplo da humildade dentro da nossa religião e nos estimulam a exercitar um olhar humilde nos conectando com a verdadeiro significado da vida: A simplicidade! Que é a chave mestra do cadeado da vida. Eles, espíritos que representam na Umbanda os superadores das grandes injustiças pela força do amor, nos doam palavras que agem em nossa visão interior como poderosos “óculos de leitura para vista cansada”, nos permitindo enxergar com a nitidez tecnológica da alta definição de imagens, a nossa Fé. 

Pura e boa “mironga” de Preto Velho que como mágica nos dá força para assumir com determinação e firmeza nossos direitos e obrigações, erros e culpas sem arrogância, sem medo e tristeza, e sim com determinação, responsabilidade e equilíbrio, amparados por um dedicado trabalho interior, nossa parte na cura da anemia do ferro da transformação. 

Possibilitando-nos pela nova releitura que fizemos, a conquista merecida do   autoconhecimento e amadurecimento. Aí sim, podemos por em prática novas atitudes saudáveis diante da vida, semeando a futura colheita que será farta em bons frutos. Salve o dia de hoje, Salve Velho Francisco de Aruanda com sua Falange de abnegados iluminadores de caminhos. Salve Umbanda, Saravá a todos.
 

COM ORGULHO E ALEGRIA DE SER UMBANDISTA, SARAVÁ NAMASTÊ!



05 maio, 2014

EXU PAGÃO E EXU DE LEI

Olá Irmãos de Fé, em nossa caminhada pela estrada da vida é muito importante como ferramenta de equilíbrio a busca pela informação/esclarecimento, baseada em uma saudável dedicação ao estudo/pesquisa. Essa prática pode vir a nos proporcionar uma mudança de pensamento, atitudes e conceitos, que podem nos colocar em um novo rumo e oferecer um novo sentido para a vida. 

Na Umbanda, principalmente na linha auxiliar dos Exus e Pomba Giras, espíritos trabalhadores que são muito mal interpretados, gerando afastamento da essência da nossa religião Umbanda, justamente pela total falta de cuidado/atenção na observação das palavras do Caboclo das Sete Encruzilhadas. 

O Caboclo, através de seu aparelho Zélio de Moraes, quando anunciou na matéria no dia 15 de novembro de 1908, a fundação de uma nova religião no Brasil, disse: "A Umbanda apregoa o trabalho em benefício de todos, independente de cor, raça, credo e condição social, pela prática da caridade e da literatura do evangelho de Jesus". 

Portanto, a Umbanda é a incorporação de espíritos para prática da caridade, e como tal tem total afinidade com a Luz do Pai Maior irradiando somente e exclusivamente o bem. A Egrégora 8 seguindo a orientação do Caboclo Pena Branca nosso mentor espiritual, repassa para vocês leitores do Blog Umbanda Uma Rede Fraterna, artigo do Dirigente e Irmão de Fé Manoel Lopes do Núcleo Mata Verde em perfeita sintonia com nossa Egrégora.


POST DO NÚCLEO MATA VERDE

"Na doutrina umbandista seguida pelo Núcleo Mata Verde chamamos de Guardiões aos Exus que trabalham na Umbanda.

Este Guardião é um Exu de Lei e conforme estudado anteriormente possui as seguintes características:

1) Um dia foi um espírito sem rumo, que provavelmente trabalhava negativamente, ou era dominado por espíritos negativos.

2) Em um determinado momento se aproximaram da Lei da Umbanda e mudaram sua forma de pensar e agir, de “vagabundos” passaram a ser os maiores trabalhadores.

3) Foi designado a estes espíritos a função de tomarem conta da Casa de Oxalá, ou seja, tomarem conta do Terreiro de Umbanda, da Lei de Umbanda.

4) São espíritos fortes, e quando necessário, podem usar de meios duros para afastarem e punirem os indesejáveis.

5) São os espíritos responsáveis por todas as encruzilhadas.

Hoje iremos tratar sobre os Exus Pagãos e os Exus de Lei.

Percebemos que atualmente existe um “endeusamento” dos trabalhadores da umbanda conhecidos como Exu, alguns autores acabam atribuindo ao Exu características que seriam do próprio criador, o que em nossa opinião é um grande erro.

Por outro lado, existem alguns umbandistas que ainda defendem a ideia que Exu é o demônio, o que é também um grande equívoco. Normalmente naqueles terreiros, que possuem uma forte influência Católica, o sincretismo com o demônio ainda impera. Em nossa opinião um dos culpados por esta visão deformada dos Exus na umbanda foi o escritor Aluizio Fontenelle.

Aluizio Fontenelle foi o primeiro a escrever sobre Exu na Umbanda e na Quimbanda, e no livro Exu apresentou uma relação entre exus e os demônios. Aluizio teve a infeliz ideia de relacionar os Exus com os diabos das Tradições judaico-cristãs.


Aluizio Fontenelle nasceu em 23/05/1913 e faleceu em 03/01/1952 publicou vários livros sobre espiritismo e umbanda.

Infelizmente após este livro, a ideia de que Exu da umbanda era um ser maligno, ganhou força e dominou a mente de vários umbandistas.


Pessoas de mente fraca, sem conhecimento doutrinário começaram a ver os ditos exus demônios e as imagens dos exus-demônios começaram a proliferar nas lojas especializadas neste tipo de comercio. 
Alguns Terreiros chegam ao extremo de não trabalharem com a linha dos Exus, exatamente devido a este preconceito.

Vamos, portanto escrever um pouco sobre este conceito existente na Umbanda.

Até alguns anos atrás era comum você estudar e compreender esta linha de trabalho a partir das nomenclaturas de Exu pagão e Exu de Lei, infelizmente alguns autores deixaram de lado este conhecimento antigo e passaram a endeusar os Exus, gerando muita confusão no meio umbandista, principalmente entre os mais novos, recém-chegados a umbanda.

É importante lembrar que quando estamos estudando os Exus, é muito importante não misturar fundamentos. Existe grande diferença entre o conceito de Exu orixá no culto de Nação.

Exu Guardião ou Exu de Lei da Umbanda.

E o Exu da Quimbanda.

Este texto irá estudar o Exu na Umbanda, não nos interessando neste momento outros conceitos existentes nos outros cultos.

A Umbanda é um culto voltado a pratica da caridade, é uma religião que tem como finalidade principal promover o encontro de seus adeptos com o criador. Este processo se faz através dos orixás, guias e protetores.

Na Umbanda não existe a pratica de magia negativa, não se faz amarrações, trabalhos para prejudicar terceiros, vinganças etc… Em hipótese alguma este tipo de trabalho espiritual é realizado dentro de uma casa de umbanda.

Se você que está lendo este texto, percebeu que em seu Terreiro é feito alguma espécie de trabalho negativo, abra os olhos e fique atento, pois com toda certeza seu terreiro não é um terreiro de umbanda.

O que fazemos na umbanda é exatamente o oposto disso, protegemos todos aqueles que nos procuram e foram vitimas deste tipo de trabalho, ou seja, a umbanda trabalha desmanchando e neutralizando estes tipos de trabalhos negativos.

Se existem trabalhos de magia negativa, se existem pessoas que procuram os Terreiros de umbanda em busca de ajuda, porque foram vitimas deste tipo de trabalho, então existem lugares e pessoas que fazem este tipo de prática negativa.

Existem muitos cultos que infelizmente ainda trabalham sem uma orientação, e nestes lugares ainda é pratica comum se fazer qualquer tipo de trabalho espiritual mediante pagamento.

Tradicionalmente existe uma polaridade para diferenciar estes tipos de cultos. De um lado temos a Umbanda, se colocando como o lado da luz. Do outro lado a Quimbanda, se colocando como um culto das trevas.

A polaridade Umbanda e Quimbanda é antiga, e sempre teve a conotação da luz lutando contra as trevas. Atualmente fizeram uma grande mistura entre cultos diferentes, e acabaram misturando umbanda com quimbanda.

Chegaram até a diferenciar a palavra Quimbanda de Kimbanda; o que em nossa opinião é uma bobagem criada somente para confundir os iniciantes. Quimbanda é um culto, tradicional, antigo e que não tem preocupação alguma com o conceito de bem e mal, ou com a Lei de Deus.

Na Quimbanda quem comanda os trabalhos são os Exus, e é prática normal fazerem qualquer tipo de trabalho, sem que haja qualquer ressentimento ou freio moral. É um culto que pode ajudar, mas infelizmente devido a inferioridade moral das pessoas que a procuram acabam pedindo qualquer tipo de trabalho a estes Exus que trabalham na Quimbanda. 
Se procurarem no youtube encontrarão vários vídeos, com os mais diferentes tipos de cultos negativos.

Na Umbanda, existe uma lei maior e todos os Exus que trabalham na Umbanda não fazem qualquer tipo de trabalho negativo, podendo em determinadas situações até orientar o consulente, ou mesmo dar uma lição de moral naquele que vai pedir por este tipo de trabalho.

Lembramos que o comando dos trabalhos na Umbanda, sempre é feito por um Caboclo ou um Preto Velho.

Mas se na Quimbanda o Exu faz trabalhos negativos e na umbanda o Exu não faz trabalhos negativos o que vai diferenciar estes espíritos? É aqui que entra o conceito de Exu pagão e Exu de Lei.

Um conceito simples, prático e muito útil para quem está iniciando agora na Umbanda. Sabedoria antiga, que não deve ser desprezada.

Todos sabemos que os Exus que trabalham na Umbanda e na Quimbanda são espíritos, são seres que já tiveram passagem pela Terra, viveram em nosso meio, portanto são semelhantes a nós.

Não são divindades criadas a parte, para serem eternamente negativos. São espíritos em processo de evolução e aprendizagem, assim como todos nós.

Alguns espíritos, devido a sua ignorância, orgulho, vaidade, prepotência, apego a matéria ficaram presos a crosta terrestre em processos de vingança e ódio; e sem perceberem acabaram ficando nas mãos de espíritos trevosos.

Estes espíritos negativos e ignorantes, são conhecidos na umbanda como Kiumbas. São estes espíritos que acabam indo se manifestar nestes lugares onde não existe a preocupação com a lei maior. São estes kiumbas que chamamos de Exu Pagão, e aqui é importante chamar a atenção que é somente uma nomenclatura, que serve para diferenciar a natureza destes espíritos.

Ninguém está afirmando que estes espíritos serão batizados por alguma pessoa, ou coisa do gênero, utilizamos a nomenclatura para fazer uma classificação e desta forma permitir a identificação destes seres.

O Exu Pagão nada mais é que um espírito ainda muito apegado a Terra, necessitado de prazeres carnais, que possui vícios, orgulhoso, vaidoso, prepotente e que em algumas situações se considera superior ao próprio criador.

Adoram se manifestar utilizando nomes dos demônios , pedem oferendas com carne, sangue, bebidas e sacrifícios de animais.
Naturalmente que este comportamento demonstra o grau da demência destes espíritos.

Já o Exu de Lei, é aquele que trabalha na Umbanda, é um espírito que conhece suas limitações, conhece a lei divina, quer trabalhar para ajudar os necessitados, possui obrigações espirituais dentro de uma casa umbandista.

Atende as ordens superiores, que normalmente são emitidas pelo Caboclo ou Preto Velho , dirigente do Terreiro.

O Exu de Lei já foi um dia um Exu pagão, mas em dado momento encontrou a Lei da Umbanda e passou a seguir o caminho do bem.

É um espírito milenar, conhecedor da magia, conhece muito bem todos os lugares trevosos, sabe muito bem como lidar com estes seres negativos; é por isso que normalmente é o encarregado de tomar conta das passagens que levam aos submundos trevosos.

É forte, duro, determinado mas nunca irá usar a magia para atacar alguém, sempre estará na defensiva, protegendo, socorrendo. Muitos já nem consomem mais bebidas, em alguns terreiros seus trabalhos são reservados e servem somente para o descarrego dos médiuns e da casa.

Enquanto o Exu Pagão, na quimbanda utiliza a magia negativa para fazer o mal a alguma pessoa, o Exu de Lei irá utilizar todo seu conhecimento e força para neutralizar a magia negativa e defender a pessoa necessitada.

Exu Pagão ataca enquanto o Exu de Lei defende. É esta a grande diferença entre eles. O Exu de Lei na Umbanda é o Guardião. É ele o encarregado de guardar e proteger o Terreiro, o médium, seu lar etc… Podemos dizer que os Exus de Lei da Umbanda são a tropa de choque do Terreiro.

Agora que você já sabe a diferença entre Exu Pagão (Kiumba) do Exu de Lei (Guardião)ficou fácil diferenciar as casas onde se trabalha com a Umbanda, das casas onde se trabalha com a Umbanda cruzada com a Quimbanda.

Aqui é importante fazer uma ressalva. Alguns Terreiros de Umbanda costumam chamar a gira dos Guardiões de Quimbanda, mas neste caso não se trata de outro culto; é somente uma nomenclatura utilizada para se referir aos trabalhos dos Guardiões.

Mas existem Terreiros que “viram” para a esquerda, para a Quimbanda. Neste caso são casas cruzadas, onde se trabalha com a Umbanda e com a Quimbanda. Nestas casas cruzadas, existe o pagamento pelo trabalho espiritual realizado, oferendas com sangue, carne, ou sacrifício de animais etc…

Em nossa humilde opinião, é uma contradição; não sendo possível seguir a lei da umbanda em determinados dias e a Quimbanda (magia negativa) em outros dias.

Ou você é quimbandeiro e talvez um dia enxergue a luz e siga a Umbanda, ou é Umbandista e já deixou para trás há muito tempo o caminho das trevas, pois a partir do momento que se conhece o caminho da luz não é possível querer retroagir e voltar a seguir o caminho das trevas.

Umbandista fique atento! Saravá Umbanda!"
 
São Vicente, 28/10/2013
Manoel Lopes
COM ORGULHO E ALEGRIA DE SER UMBANDISTA, SARAVÁ/NAMASTÊ!

23 abril, 2014

SALVE JORGE, SARAVÁ OGUM

O Jorge, o Jorge
Vem de Aruanda
Vem salvar os vossos filhos
São Jorge venceu demanda
Ogum, Ogum
Ogum meu Pai
O senhor mesmo é quem disse
Que filho de Umbanda não cai
COM ORGULHO E ALEGRIA DE SER UMBANDISTA, SARAVA/NAMASTÊ!

08 abril, 2014

Homenagem a cigana Dnª Sarita

 Com seus sortilégios Dnª Sarita nos seduz com seus encantos especiais. Irradiando Amor e Liberdade com Fé. Optchá!

Conversando com Sr. Exu Tranca Rua

Olá Irmãos de Fé, encontrei neste texto do médium Carlos de Ogum, vemos um rico depoimento onde o Exu Tranca Rua nos revela com absoluta clareza a atuação da falange dos Exus e Pomba Gira dentro da Umbanda. Saravá Sr. Tranca Rua das Almas trabalhador da Egrégora 8 e amigo de todas as horas.

Sei que muitos não entendem quem somos. Sei também, que por não saberem, especulam e inventam histórias mirabolantes e porque não dizer, fantásticas até. Quando não, nos vestem através de seus desejos mais impuros e nos culpam por suas atitudes não condizentes com a Lei Divina. 

Mas sou Exú seu moço! Sou aquele que entra e sai de todo e qualquer tipo de antro sem sofrer alguma deficiência, tanto energética, quanto espiritual. E se realizo isto com maestria é porque tenho e sou um Ser de Luz. Dizem alguns, que não somos bons, nem maus. Será??? Lhe digo então seu moço, que só sendo muito benevolente, complacente e condescendente, para atuar, e somos nós que atuamos, na vida dos moços e moças em desequilíbrio.     


Somos nós, que apesar de conhecermos os erros, as falhas, os desejos obsessivos e o fanatismo inconsequente dos seres encarnados e desencarnados, que ainda assim, atuamos em todos os sentidos da vida ensinando enfaticamente a ação da Lei da Afinidade, Lei da Ação e Reação e da Lei da Atração.  

Somos nós, meros Exús, que trabalhamos ativamente na eliminação dos desequilíbrios e vícios do seres, por isso agimos na vida de vocês ativando o que é de merecimento e o que é necessário para sua melhora, ainda que essa ação seja incompreendida e dolorida. 



E acredite muitos de vocês ainda precisam sentir dor para melhorar, precisam de desafios para superar, precisam vivenciar a escuridão para enxergar a Luz, precisam perder para dar valor ao que têm e sentir desespero para aprender a ter Fé. Sim, somos os Executores da Lei, porque essa é a nossa missão. 
    


Sim, somos nós que ativamos os merecimentos de cada um. Propiciamos vitórias e derrotas, pois quase sempre vocês não sabem lidar com a vaidade, o ego, o egoísmo e a soberba que aflora de forma acentuada quando conquistam algo ou alguém. Exú abre caminhos, mas também fecha, tranca e acorrenta quando vocês se encontram em desequilíbrio e viciados em uma maldade e possessão sem fim. 


Isso é a Lei! Somos nós que atuamos no seu negativo para equilibrar a ação. Exú age conforme a sua necessidade ou merecimento, sempre respeitando a Lei de Ação e Reação. Exú não faz o que você quer, faz o que a Lei Divina ordena e determina que você mereça. Exú não faz, não participa e não orienta nenhum tipo de magia para o Mal. Porque Exú conhece a Lei Divina e a cumpre com perfeição a cada momento. 

O Mal é a ação do homem que deseja mais do que pode, deve e merece. Isso é Amor, seu moço! Pois, Exú lida com o que há de mais negativo e asqueroso dentro de cada um de vocês. E ainda assim, descemos até as mais baixas profundezas para lhes salvar. Somos nós que ouvimos seus pensamentos mais vaidosos e egoístas, mas ainda assim, trabalhamos duro para que seus vícios sejam eliminados. 

Só Exú ama e luta pela evolução de cada ser mesmo conhecendo detalhadamente e lidando com o pior lado de cada um de vocês. Boa Noite moço, boa noite moça, boa noite a todos! E que cada um tenha aquilo que merece ter. 
Exú Tranca Ruas. 

COM ORGULHO E ALEGRIA DE SER UMBANDISTA, SARAVÁ/NAMASTÊ!

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