30 março, 2016

Saravá Tempo


O Tempo é amigo da Empatia que é capacidade de compreender e se indentificar com o sentimento da outra pessoa imaginando-se nas mesmas circunstâncias, a falta dela gera a indiferença, a apatia.

O Tempo é amigo da Percepção que é a maneira como nós enxergamos, refletimos, conceituamos e qualificamos as coisas no mundo e em nós mesmos, a falta dela gera a insensibilidade o entorpecimento.

O Tempo é amigo da Serenidade, a falta dela gera a tensão e o estresse.
O Tempo nos leva à Essência que é a natureza íntima das coisas, a falta dela à superficialidade.

O Tempo nos leva ao Altruísmo que é o amor solidário, desinteressado e útil pelo próximo irradiando bem estar, a falta dele gera o egoísmo.


Irôko é considerado um Orixá raro e tratado como tal, ou seja: possui poucos filhos e raramente se vê Irôko manifestado nos Terreiros de Umbanda.


Irôko é um orixá muito antigo. Irôko foi à primeira árvore plantada e pela qual todos os outros orixás desceram à Terra. Irôko é a própria representação da dimensão Tempo na Umbanda. Iroko, é um Orixá cultuado no Candomblé e Umbanda (Terreiros com grande influência africana). 


Na África, a morada de Irôko é a árvore iroko, uma árvore majestosa, encontrada da Serra Leoa à Tanzânia, que atinge 45 metros de altura e até 2,7 metros de diâmetro. No Brasil, onde essa árvore não existe, diz-se que Irôko habita a gameleira branca, chamada figueira-branca. Nos Terreiros, costuma-se manter uma dessas árvores como morada de Irôko, assinalada por um “ojá” (laço de pano branco) ao seu redor.


É necessária a permissão do Orixá Tempo para que todas as coisas ocorram no seu tempo, seja curto ou longo, é no tempo que tudo acontece. O Tempo não pára e muda a qualquer tempo. 


Junto com Oxumarê controla o ar que respiramos.Com Oxossi e Ossain zela pela natureza. Acompanhado de Omulu espalha as pestes e as doenças epidêmicas, como também as suas curas.


Para alguns, possui fortes ligações com os Orixas de origem daomeana: Nanã, Obaluaiyê, Oxumarê. Para outros, está estreitamente ligado a Xangô. Seja num caso ou noutro, o culto a Irôko é cercado de cuidados, mistérios e muitas histórias.

Dia da Semana: segunda-feira.
Cores: branco, verde (ou cinza) castanho. Oferenda: Inhame e maracujá
Símbolo: tronco
Domínios: Ancestralidade
Saudação: Eró!

Ponto Cantado:
O tempo não tem casa,
O tempo mora na rua,
A morada do tempo ai, ai meu deus é o sol e a lua.
3X


São Francisco de Assis e Orixá Irôko (Tempo)
Ligados pelo sincretismo católico, as duas figuras tem em comum as mesmas vocações para a proteção da natureza, e a proteção dos animais, sendo ambos; o Orixá e o Santo, “Patronos dos animais” e da natureza por extensão, que Irôko tem domínio, revitalizando os eternos ciclos da natureza.

São Francisco de Assis tratava a todos por irmãos, como é ensinado em praticamente toda religião seja ela Budista, Espírita, Umbandista, Candomblecista, Católica, Evangélica, etc. Irôko também trata a todos com igualdade sendo o Orixá controlador dos Karmas e processos evolutivos em geral, individuais.

Cântico das Criaturas – São Francisco de Assis
Altíssimo, onipotente, bom Senhor, Teus são o louvor, a glória, a honra e toda a benção. Só a ti, Altíssimo, são devidos. 

E homem algum é digno De te mencionar. Louvado sejas, meu Senhor, Com todas as tuas criaturas, Especialmente o Senhor Irmão Sol, Que clareia o dia E com sua luz nos alumia.

E ele é belo e radiante Com grande esplendor: De ti, Altíssimo é a imagem.
Louvado sejas, meu Senhor, Pela irmã Lua e as Estrelas, Que no céu formaste claras E preciosas e belas.

Louvado sejas, meu Senhor, Pelo irmão Vento, Pelo ar, ou nublado Ou sereno, e todo o tempo Pela qual às tuas criaturas dás sustento.

Louvado sejas, meu Senhor, Pela irmã Água, Que é mui útil e humilde E preciosa e casta.

Louvado sejas, meu Senhor, Pelo irmão Fogo Pelo qual iluminas a noite E ele é belo e jucundo E vigoroso e forte.

Louvado sejas, meu Senhor, Por nossa irmã a mãe Terra Que nos sustenta e governa, E produz frutos diversos E coloridas flores e ervas.

Louvado sejas, meu Senhor, Pelos que perdoam por teu amor, E suportam enfermidades e tribulações.

Bem aventurados os que sustentam a paz, Que por ti, Altíssimo, serão coroados.

Louvado sejas, meu Senhor, Por nossa irmã a Morte corporal, Da qual homem algum pode escapar.

Ai dos que morrerem em pecado mortal! Felizes os que ela achar Conformes á tua santíssima vontade, Porque a morte segunda não lhes fará mal!

Louvai e bendizei a meu Senhor, E dai-lhe graças, E servi-o com grande humildade.


COM ORGULHO E ALEGRIA DE SER UMBANDISTA, SARAVÁ/NAMASTÊ!