07 maio, 2015

Som e Espiritualidade, é Força Poderosa para o bem ou Xôooo...para o mal

Olá Irmãos de Fé, toda manifestação espiritual convive com elementos da música e da dança. Os sufis giram para estabelecer uma maior conexão com o Divino. Os cantos gregorianos inspiram o sentimento místico católico. Os mantras hindus e budistas enfocam a mente para que o poder dos sons eleve a consciência. Em todas as culturas e civilizações existem exemplos de como a arte sonora e rítmica permeia e tempera as tradições religiosas.

Na Umbanda, a presença da música (Curimba tocada e/ou cantada) e da dança é essencial. Não podemos imaginar uma Gira de Umbanda sem os atabaques propagando seu ritmo marcante ou sem o coro de vozes, dos filhos de fé,  cantando os lindos pontos, onde muitos deles são dados/inspirados pelas próprias Entidades. A música transporta o ser humano a uma dimensão espiritual e expande sua consciência.

A palavra medida, pesada e cantada  movimenta vibrações de cura para o médium e para todos do ambiente. A palavra Mantra vem do sânscrito significando MAN=mente e TRA=alavanca. Nossos Pontos Cantados, tem a mesma finalidade, com sua repetição, durante as Giras ou quando o médium os canta no seu dia a dia, mesmo que seja em pensamento, nas horas em precisa de socorro espiritual. Isso faz o praticante elevar sua consciência e alcançar esferas superiores, estabelecendo a conecção do eu inferior com o eu superior, ligando-nos aos nossos Guias Espirituais.

No começo era a Palavra o "Verbo" que significa Som, a Energia Criativa Primeira. O primeiro som cósmico, é encontrado em todas as tradicões religiosas, dos hebreus aos tibetanos, do islã ao budismo assim como na Umbanda. O som de Deus é onipresente na história da humanidade, é encontrado tanto na Kabalá quanto no som da Natureza, Mãe Terra.

A nossa imaginação tem um efeito direto sobre o nosso organismo e sua faculdade é independente e mais forte que nossa vontade. Vamos lá: Imagine que você está relaxando seus múculos, pronto, eles imediatamente vão se soltar. Agora: Tenha somente a vontade, você precisa fazer força, para relaxar e você constata que ficará cada vez mais tenso ainda, brigando consigo mesmo.

As ondas sonoras, cantada ou falada, agem direto em nossa imaginação. Quando começamos a usar o poder da nossa imaginação, acionado pelo som, começamos a vibrar na mesma frequência que vizualizamos. Esse é um fenomeno denomiado como resposta vibratória. Quando cantamos e elevamos a nossa frequência, conectamos nosso ser as ilimitadas Energias da Harmonia Cósmica.


Além de poderoso, o som é perigoso, porque assim como ele acessa  as vibrações positivas colocando à nossa disposição as frequências: da saúde, da beleza, da força, do conhecimeto, da prosperidade que estão constantemente disponíveis ao nosso redor. O som também acessa as vibrações da raiva, do medo, da ansiedade, da pobreza, da violência, pelas palavras negativas que pronunciamos nos momentos de tensão/vitimização. 




Como os sábios e antigos ditados nos dizem: “ Torça a sua lingua sete vezes dentro da boca antes de pronunciar qualquer palavra “ estão nos ensinando cautela pois quando você verbaliza, falando e ou cantando, está se conectando com a estrutura arquetípica da sua consciência que pode estar positivada ou negativada.

Os Pontos Cantados da nossa amada Umbanda são ferramentas poderosas de uma medicina vibratória, que cura não somente o corpo, mas principalmente a alma. Abaixo coloco para vocês a Curimba amorosamente ofertada pelo Velho Pai Francisco de Aruanda, mentor da C.U.R.A. – Casa de Umbanda Recanto de Aruanda – e da VoVó Maria Conga do Cruzeiro das Almas, que podem e devem ser utilizadas como elixir curador por nós os seus Filhos de Fé.
“Pai Francisco chegou de Aruanda, ele veio para trabalhar, 
trazendo caminhos de Fé pra seus filhos poder caminhar. 
Salve a Força das Almas, 
Salve a Luz de Pai Oxalá 
Pai Francisco está em Terra pra seus filhos ajudar. 
Salve a Força das Almas, 
Salve a Luz de Pai Oxalá 
Pai Francisco está em Terra pra seus filhos Alegrar.”

“Vovó Maria Conga das Almas venha nos ajudar, 
com suas panelas benditas venha nos curar. 
Somos seus filhos de Umbanda, 
ouvimos suas histórias de amor 
e agradecemos as lições cantando em seu louvor. 
Maria Conga, Maria Congas das Almas, 
cozinheira da C.U.R.A. tempera as nossas almas, 
cozinheira da C.U.R.A. tempera as nossas Almas.”

COM ORGULHO E ALEGRIA DE SER UMBANDISTA, SARAVÁ/NAMASTÊ!