20 março, 2012

Ferramenta de Exu e Pombagira Guardiões de Umbanda - Tridente


Olá Irmãos de Fé!
A ferramenta de trabalho, o tridente usado pelos Exus e Pombagiras Guardiões da Umbanda, é em verdade, um poderoso elemento magístico (metaciência) destruidor, refreador e esgotador do Ego, ou seja, os nossos defeitos pessoais que podem e devem ser lapidados para o desenvolvimento de valores estruturais para o nosso progresso espiritual. Na escalada espiritual é imprescindível despertar para a Luz da Evolução. É esse acordar/sacode que os nossos Exus e Pombagiras da Umbanda são Mestres.


E como o tridente destrói estes “defeitos”? Sob a guarda desses "experts" combatentes das trevas é acionada e vibrada a energia tripolar adequada. As três qualidades da matéria que dão suporte às transformações íntimas, que são representadas pelas três pontas do tridente: a inércia (energia negativa), o movimento (energia positiva), o equilíbrio (ponto neutro). Essas energias depois de aplicadas circulam pelos nadis até os chakras, também estimulando a ação terapêutica da Kundalini.


O tridente é o sí­mbolo do homem que busca elevar-se das sombras à Luz, é o caminho para sua ascensão até a cruz, o símbolo do homem elevado, de braços abertos em comunhão com o Criador, Homem Vitruviano.


O tridente de Exu e Pombagira atua nos 4 elementos primordiais. As suas três pontas para cima conectam aos elementos: Ar, Água e Fogo. O elemento Terra é representado pela haste central que tem sua base a terra (número 4), a ferramenta perfeita para o trabalho cobrador, o famoso “chamar na chincha”! (chamar na chincha, rede de pescar, seria chamar pra dentro do barco um peixe sem deixar ele escapar, arrastar alguém pra dentro de uma conversa definitiva, ou seja, resolver definitivamente o problema com uma pessoa, não deixar ele escapar, não deixar passar) de Exu e Pombagira.

Há algumas classificações nos meios Umbandistas em relação ao formato do tridente: Em curva é de Pombagira e o Reto é o de Exu; outra classificação é de curvo para Exus e Pombagiras da Calunga Pequena (cemitério) e o reto para os trabalhadores das Encruzilhadas.


Dentro dos ensinamentos dos Exus e Pombagiras da Egrégora 8, os tridentes curvos e o retos abrangem à todas as Entidades sem distinção, feminina/passiva ou masculina/ativa, ou local de trabalho, apenas indicando o elemento que eles manipulam, ou seja, sua especialidade energética: Fogo e Ar os tridentes curvos e as Entidades que operam com os elementos Água e Terra os tridentes retos.



“Quem procura acha! 
É a mironga do primeiro passo! 
Encontrou, 
Dona Sete Encruzilhadas!"



COM ORGULHO E ALEGRIA DE SER UMBANDISTA, SARAVÁ/NAMASTÊ!