20 setembro, 2011

Mansitude a coragem da fé



"Vinde a mim todos os que estão cansados e sobrecarregados, e Eu vos aliviareis."

"Tomai sobre vós o Meu jugo, 
e aprendei de Mim, porque Sou manso e humilde de coração;"

"Achareis descanso para as vossas almas. Porque o Meu jugo é suave 
e Meu fardo é leve."

Olá Irmãos de Fé!


Nosso Mestre Supremo da Umbanda, Jesus, através dos Guias de Luz que se comunicam conosco através da nossa religião Umbanda, estão sempre nos direcionando para a prática do amor ao próximo, quando os médiuns se disponibilizam com dedicação à missão de ponte, entre o mundo espiritual e a matéria, quando em uma Casa de Umbanda, se reúnem sem preconceito de cor, social e econômico. Todos Irmãos de Fé, em busca de amparo e coragem para seguir vencendo as pedras do caminho do crescimento e da maturidade emocional/espiritual. 


Com “olhos de ver e ouvidos de escutar” da sabedoria dos Velhos, a determinação e a esperança dos Caboclos, a alegria e a certeza que a qualquer momento podemos reescrever uma nova história com novo fim para a nossas vidas, de mãos dadas com a inspiração do nascer/renascer das Crianças, a segurança e o equilíbrio dos Exus e Pombagiras Guardiões, estamos praticando as palavras do Mestre Jesus, pois a Umbanda é Mansa e Humilde. Saravá/Namastê!

ASSIM É


A mansitude é a doçura e a serenidade diante 
das situações adversas. 

Evitar a violência, seja em palavras ou ações, não significa medo nem falta de coragem. Pelo contrário, é uma prova de força, inteligência e humildade, pois quase sempre é preciso muito mais força para resistir ao desejo de revidar, que pura e simplesmente dar vazão a um instinto inferior.


“Quantas vezes começamos brigas inúteis, conosco mesmos, com a Natureza e com os outros, que acabaram em nada e que pouca coisa! Mudaria se não tivessem acontecido? Sempre que fazemos isto, desprezamos nossa qualidade de seres racionais para agir por puro impulso, com prejuízo para nós mesmos. Fizemos o que era mais fácil, não o melhor.

A opção pela mansitude é um ato de vontade que exige força e coragem para ser mantido. Aceitar as reviravoltas da vida como parte do processo de crescimento espiritual, sem medo nem desespero, mantendo a leveza e a alegria, aí reside a coragem.

Mansitude é uma qualidade da alma, 
dela nasce o poder da não-violência.

Os mansos são aqueles de índole pacífica, que conseguiram conquistar a harmonia interior, distribuindo equilíbrio por onde passam, a razão aliada ao sentimento. Não decretam ordem pela força bruta, não são déspotas, são fortes em si mesmos e têm atitudes serenas.

"Manso de coração", a que se referia Jesus Cristo, é aquele que se desvincula emocionalmente dos eventos da vida, que, ora prazerosos ora desgastantes, nos hipnotizam, anulando nossa habilidade de captar com precisão a utilidade dos desafios que nos são apresentados.

É o ser que mantém sob controle seu mundo mental, criando, consequentemente, a tranquilidade e a harmonia a que se referia Jesus: "tomai sobre vós o meu jugo e aprendei de mim, porque sou manso e humilde de coração".

Mansitude é tranquilidade da alma enriquecida pelas experiências da vida e que sabe que a única coisa que pode mudar e controlar, é a nossa própria maneira de agir e pensar. 

É a serenidade de quem entendeu que o ontem e o amanhã são cargas que somente Deus pode sustentar, e que a nós, aprendizes da humildade e mansitude, cabe apenas a carga de um só dia pela misericórdia Divina”.

Livro "Um Modo de Entender" - Francisco do E. S. Neto  Espírito - Hammed


COM ORGULHO E ALEGRIA DE SER UMBANDISTA SARAVÁ/NAMASTÊ