10 agosto, 2011

NAS ONDAS DO MAR

Olá Irmãos de Fé!
Quase toda a superfície do Planeta Terra está coberta por água: água dos oceanos, água dos rios e lagos, arroios e sangas, água das calotas polares em forma de gelo, água da chuva, toda a água do planeta é constituída basicamente de dois tipos: água salgada dos mares e água doce dos rios, lagos e subsolo, enfim, a água salgada ocupa 97% do total. Os oceanos surgiram a milhões de anos, e após inúmeras erupções vulcânicas, o vapor d'água proveniente do interior do planeta caiu na forma de chuva, preenchendo vastas depressões que existiam em torno das massas rochosas. Rios trouxeram da superfície da Terra os sais minerais que, pouco a pouco, salgaram as águas dos oceanos.

Sob a superfície dos oceanos escondem-se uma paisagem mais acidentada do que a Terra. Há enormes penhascos, extensas cadeias montanhosas e vales. A vida surgiu no mar, há milhões de anos, abrigando uma imensa variedade de espécies animais e vegetais. A água que hoje utilizamos é a mesma água que os dinossauros bebiam.

A História registra a importância da água em todas as Religiões, cada cultura com seus Rituais, seus símbolos e sua Magia, mas todos são unânimes -  a água possui infinitos poderes. 

Este Elemento da Natureza é apontado como o princípio de todas as coisas. Representa a purificação, a regeneração, a profundeza e o infinito. Em quase todas as culturas, a água aparece como símbolo da força feminina e da emoção, associada à fertilidade e à vida. 

No aspecto negativo, a água simboliza a destruição, nas inundações, maremotos, tsunamis, no plano físico ou nos reveses emocionais da vida do Ser Humano. A água se torna o símbolo da vida espiritual e do Espírito, oferecidos por Deus e muitas vezes recusados pelos homens. O Arcanjo Gabriel é o regente deste Elemento.

No Brasil a imagem da Virgem Conceição chegou em uma das naus de Pedro Álvares Cabral. Ela representa Maria Santíssima de pé sobre o globo terrestre, tendo as mãos unidas em oração e os olhos voltados para o céu, esmagando com seus pés uma cobra, símbolo do pecado original. Iemanjá na Umbanda é sincretizada, no Rio de Janeiro com Nossa Senhora da Glória, comemorado em 15 de agosto, ela também recebe o título de Senhora da Coroa Estrelada.

A Linha de Iemanjá é também conhecida como Povo d'Água. Iemanjá significa a energia geradora, a divina mãe do Universo, o eterno feminino, a divina mãe na Umbanda. As Entidades dessa Linha gostam de trabalhar com água do mar, fixando vibrações, de maneira serena. Seus pontos cantados tem um ritmo muito bonito, melodioso, falando sempre no mar.

Iemanjá, a Majestade dos Mares, Senhora da Calunga Grande (mar) também conhecida como Senhora da Coroa Estrelada ou Janaína (do tupi-africano) é a deusa do mar e protetora das mães e das esposas, representando a mãe que protege os filhos a qualquer custo. A mãe de vários filhos, ou vários peixes.

A regência de Iemanjá em nossas vidas se manifesta naquela necessidade que temos de saber se aqueles que amamos estão bem, é a dor pela preocupação, é o amor ao próximo, principalmente em se tratando de um filho, filha, pai, mãe, outro parente ou amigo muito querido. É a preocupação e o desejo de ver aquele que amamos a salvo, sem problemas, é a manutenção da harmonia do lar.


Iemanjá é geradora, é vida, pois é ela que nos traz oportunidades de crescimento em todos os sentidos da vida. Nos conectamos com a vibração Iemanjá quando precisamos de coisas novas em nossos caminhos, por isso pedimos a Ela que gere em nós a vontade de viver, de crescer, de melhorar. Pedimos que Iemanjá gere em nós, e para nós, novas oportunidades em todos os sentidos da vida.

Iemanjá é “toda ouvidos” para escutar seus filhos e os acalenta no doce balanço de suas ondas. 
Ela representa as profundezas do inconsciente, o movimento rítmico, tudo que é cíclico e repetitivo.

"Iemanjá,
Mãe do Mundo,
Força que mantêm a criação,
Senhora de todos os bens,
Alento da própria vida
Mãe magnânima de todas as mães,
O mar é o seu símbolo, o sal a sua marca.
Proteção é o seu aleitamento eterno,
Iemanjá, Mãe Querida,
Ajuda-nos com tua constância,
Exemplificando em nós o desejo
de perseverar-nos no amor ao nosso Pai Criador."


Os Marinheiros trabalham na Linha de Iemanjá e Oxum (Povo d'Água) e trazem uma mensagem de esperança e muita força, nos dizendo que se pode lutar e desbravar o desconhecido do nosso interior ou do mundo que nos rodeia se tivermos fé, confiança e trabalho unido, em grupo.

Ogum Beira Mar na areia molhada é vibrado como Beira Mar e nas ondas é vibrado como o Sete Ondas. Ele atua rondando a Calunga Grande (mar, oceano).

O poeta Augusto dos Anjos no seu poema "O Mar", nos passa imagem bem apropriada da Calunga Grande, o grande atrator e depurador de energias densas, o cemitério das águas salgadas.

"O mar é triste como um cemitério; Cada rocha é uma eterna sepultura banhada pela imácula brancura de ondas chorando num alvor etéreo.

Ah! Dessas vagas no bramir funéreo jamais vibrou a sinfonia pura do Amor; 

Lá, só descanta, dentre a escura treva do oceano, a voz do meu saltério!

Quando a cândida espuma dessas vagas,
Banhando a fria solidão das fragas,
Onde a quebrar-se tão fugaz se esfuma,

Reflete a Luz do sol que já não arde,
Treme na treva a púrpura da tarde,
Chora a Saudade envolta nesta espuma!"
Augusto dos Anjos


COM ORGULHO E ALEGRIA DE SER UMBANDISTA, SARAVÁ/NAMASTÊ!