20 fevereiro, 2011

RAINHA DAS FLORES

OLÁ IRMÃOS DE FÉ!

Hoje venho falar um pouquinho sobre flores e em especial a rosa, muito usada em várias oferendas e amacis (banhos) da Umbanda. Porém, a eleita desse post é talvez a preferida entre todas as cores da flor rosa:

A ROSA VERMELHA

A rosa vermelha é uma planta regida pelos planetas Vênus e Júpiter, associada ao elemento Fogo. Um arranjo de rosa vermelha na casa ou uma vareta de incenso de rosa vermelha produz uma atmosfera de energia pacificadora, alegria e produz vibrações de amor.

É indicada para ser colocada em ambientes onde estejam pessoas depressivas e ansiosas ou com baixa auto-estima. Nos ambientes frequentados por crianças desperta a afetividade e a quietude. 

Para quem está sem sorte no amor, rosas vermelhas e manjericão colocados em infusão até esfriar produzem um banho cheiroso que desperta maior poder de sedução.
A rosa segundo a mitologia greco-romana foi criada pela Deusa das Flores, Clóris/Flora, e consagrada a Vênus/Afrodite. Seu perfume foi presente de Dionísio.

Diz a lenda que originalmente as rosas eram brancas, até que Adônis foi mortalmente ferido e Vênus ao correr em seu socorro, se feriu nos espinhos de um arbusto de rosas brancas,  e o sangue do ferimento imantado com muito amor, tingiu de vermelho as rosas brancas fazendo surgir a rosa vermelha. Por isso, a rosa vermelha quando usada juntamente com a rosa branca é símbolo de união e harmonia.

A rosa já existia na Terra desde o período Paleolítico, em estado selvagem, mas foram os chineses os primeiros a cultivá-las, há cerca de 5 mil anos. O nome "rosa" origina-se de Rodes, ilha grega onde havia profusão dessas flores. Uma flor de aroma inebriante que foi apoderada pelos boticários devido a suas múltiplas propriedades medicinais. No Renascimento a rosa vermelha foi associada ao amor eterno.




Rosas vermelhas ofereço para minhas mentoras Mestras de Luz


Dona Sarita do Oriente
Que com sua serenidade o seu lema é o Amor Universal,
Mestra da Luz do Oriente nos guie pela estrada da evolução espiritual
Dona Sete Encruzilhadas
Mensageira dos caminhos, Mestra em nos retornar a nossa estrada evolutiva da qual nos desviamos,
firma nosso caminhar

COM ORGULHO E ALEGRIA DE SER UMBANDISTA, SARAVÁ! MÃE TANIA