19 janeiro, 2011

SARAVÁ OXÓSSI


Olá Irmãos de Fé!

Aqui no Rio de Janeiro pelo sincretismo com São Sebastião homenageamos no dia 20 de janeiro a Vibração de Luz Oxóssi. Orixá da vitalidade da energia vital ligada à saúde, da cura através das ervas e da irradiação de sua força, prosperidade, nutrição. A principal cor utilizada para sua vibração é o verde, que na cromoterapia é a cor da cura.

Dentro de um contexto esotérico, é o catequizador de almas, é aquele que traz o conhecimento, que doutrina os espíritos. Os Guias que atuam sob essa égide costumam ser muito conselheiros, são exímios curandeiros e trabalham muito bem com fitoterapia e outros métodos holísticos para a cura. 

É nas matas que sentimos a presença onipotente de Oxóssi, o ar é mais rarefeito por estar carregado de partículas fluídicas que atuam em nossos corpos físico e astral nos trazendo a tranquilidade e a paz, atuando como agentes terapêuticos. Em suma, a mata é onde encontramos com maior frequência a vibração de Oxóssi, no verde da nossa Natureza.

Oxóssi é o patrono da Linha dos Caboclos, dos Guias espirituais, que em sua maior parte, representam a juventude, a força dentro das Casas Umbandistas, toda a jovialidade e o conhecimento da vibração de Oxóssi foi transmitida para os Caboclos que atuam sob essa égide, são Guias que costumam ser muito amigos, companheiros e sabem apaziguar a dor que aflige o filho, independente se é uma dor mental ou física, são Guias que sabem atuar de forma terapêutica em todo o corpo físico e espiritual do filho.

A vibração Oxóssi penetra na mata e é Exu quem lhe abre os caminhos. Esses caminhos, porém, são dificultados pelos galhos das árvores, espinhos, cipós, e demais imprevistos. 

Aí começa a atuar a vibração Ogum que com sua espada, limpa os caminhos para a penetração do caçador divino. 

Uma vez dentro da mata, Oxóssi está nos seus domínios reinando sobre a fauna e flora, vibrando as ervas que curam os homens e os animais, bem como as plantas sagradas, que entram na liturgia dos Orixás. 

Ele está associado ao frio, à noite, à lua, suas plantas são refrescantes. As abelhas pertencem-lhe e representam os espíritos dos antepassados femininos. A energia de Oxóssi é regente da lavoura e da agricultura, permitindo boa colheita e plantio.

Na nossa Umbanda Oxóssi traz a fartura de alimentos do corpo e da alma, ligado também ao raciocínio rápido, sua cor na Umbanda é o verde pois essa cor representa a mata e é também o patrono dos Caboclos de Pena que vem em sua vibração original, já que são ligados a mata.

O complexo vibratório e energético emanado do Astral Superior Oxóssi na Umbanda está ligado a fauna e a flora, a Sagrada Natureza. Na Umbanda, é saudado com: "Ode, oke arô!" - "Salve, oh Caçador!"


Professores, sustento, individualidade, liberdade, paciência, remédios, plantas, ervas, técnicas, trilhas, tudo o que é verde, chás de ervas, direção, única tentativa, animais, insetos, répteis, pássaros, floresta, alimentação, perseverança, agricultura, ecologia, frutas, folhagens, cipós, clãs, tribos, índios, estômago, digestão, penas, samambaias.

Com orgulho e alegria de ser Umbandista, Saravá/Namastê!