27 outubro, 2010

XANGÔ MANDA NA RAZÃO

Olá Irmãos de Fé! 

Comemoramos em 28/10 o dia de São Judas Tadeu, sincretizado na Umbanda com Xangô do Oriente e em 30/09 o dia de São Jerônimo, sincretizado com a Vibração Pura de Xangô. 


Por isso nada mais apropriado voltarmos a escrever sobre essa Vibração que é a fornecedora da estrutura, ou seja, a firmeza nos nossos caminhos. Xangô é o Orixá da Justiça e do Equilíbrio, senhor do fogo, dos trovões e das pedreiras. Não cede nem à flexão e nem à pressão, é rígido e estável como as rochas, julga de forma severa, mas sem precipitação e finalmente estabelece a ordem tranquilizadora. Devemos estar preparados e conscientes ao pedir Justiça a Xangô, pois ela será feita, mas não a justiça dos homens e sim a Justiça Divina.


Xangô é o Orixá da Justiça e seu campo preferencial de atuação é a razão, despertando nos seres o senso de equilíbrio e equidade, já que só conscientizando e despertando para os reais valores da vida, a evolução se processa num fluir contínuo. 

Xangô é a divindade que rege o fogo, o trovão, os raios, muito semelhante a Javé, Zeus, Odin e Tupã. Pode através da sua Justiça, dispensar favores, movendo favoravelmente ventos, raios, trovões para nos defender e para ganharmos causas. 

A sua Lei é como a rocha, dura, justa, cega. Portanto, devemos pensar duas vezes antes de batermos a mão, a cabeça e clamarmos por justiça, pois se a nossa demanda for justa ele nos amparará e se não for, aos rigores de sua Lei, seremos chamados e o seu raio de correção virá para cima de nós mesmos.

Então quando nos sentirmos injustiçados devemos pedir que Xangô nos esclareça e se estivermos certos então que ele esclareça a outra parte e se esta não ouvir, então não precisamos nem pedir, que a Lei de Ação e Reação é automática e se cumprirá a Justiça de Xangô em nossas vidas.

Na pedreira com Iansã, Xangô nos traz o arrojo, a determinação, a fortaleza, a segurança, a firmeza e a sustentação.

Na cachoeira junto com Oxum, nos purifica, nos energiza, nos dá vida, vigor, saúde e inteligência.

 Kaô-Kabecilê!

Com orgulho e alegria de ser Umbandista, Saravá/Namastê!