06 outubro, 2010

O DEUS QUE HABITA EM MIM SAÚDA O DEUS QUE HABITA EM VOCÊ

Olá Irmãos de Fé!

Milenarmente os sinais com os dedos, mãos ou com os braços são a representação da nossa alma e da espiritualidade. Mudra é a linguagem gestual, o posicionamento místico das mãos.  A palavra sagrada "MUDRA" significa "SELO" em sânscrito. 

Mudras são gestos que nos permitem sintonizar com frequências específicas de energia do Universo. A saúde plena é o resultado dessa sintonia, em que o ser individual, o microcosmo sincroniza-se com o Universo, o macrocosmo. Essa sincronia é a base do equilíbrio e da cura. Assim, os mudras são ferramentas poderosas para otimizar a saúde.

Quando colocamos as mãos em mudras, elas atuam como antenas canalizando as energias de cura para todos os aspectos de nosso ser. Isso funciona porque nosso corpo é composto de 5 elementos: terra, água, fogo, ar e o etérico, e cada um destes elementos está relacionado com um de nossos sistemas fisiológicos, por exemplo o elemento terra está relacionado com o sistema esquelético e possui as qualidades de força, estabilidade e firmeza.

Cada um dos dedos também está relacionado com um dos 5 elementos. O dedo mínimo representa a água, o anular a terra, o médio o etérico, o indicador o ar e o polegar o fogo. As combinações dos dedos, assim como a posição deles, esticados ou flexionados, permitem uma grande variedade de opções de conexão com as energias primordiais do Universo.

A energia Divina que desce para sustentar a vida é qualificada pelos nossos chakras. É o poder do coração, da cabeça e da mão, o coração traz a energia, a cabeça decide o que fazer e como fazer com ela, e as mãos moldam e direcionam esta energia para o local de ação.

Na Umbanda, os Guias e Protetores ao incorporar também tem suas posturas gestuais que expressam as características de suas Linhas de Trabalho. As mãos abertas e espalmadas dos Caboclos de Oxalá expressando proteção, o dedo indicador levantado dos Caboclos de Ogum caracterizando ordem, a mão fechada sobre o peito dos Caboclos Xangô indicando firmeza e coragem.

Namastê é uma saudação em sânscrito que significa “O Deus que habita dentro de mim saúda o Deus que está em você” ou " A minha essência saúda a sua essência", ou "Curvo-me perante a ti".

Namastê é uma forma de cumprimento de um ser humano para com o outro e expressa um grande sentimento de respeito. Nos lembra que todos nós compartilhamos da mesma essência, da mesma energia, do mesmo Universo.

NAMAS = reverenciar, saudar, curvar-se.
TE = ti, você.

NAMASTÊ possui uma força pacificadora muito intensa.

O Deus que habita em mim saúda o Deus que habita em você.
O Deus que há em mim saúda o Deus que há em ti.
O Espírito em mim reconhece o mesmo Espírito em você.
A minha essência saúda a sua essência.

Inclina-se levemente a cabeça sem ser acompanhado de palavras. Frequentemente, fecha-se os olhos para então curvar-se a coluna, em sinal de respeito à divindade que preenche todos os espaços do Universo. A coluna retorna à posição ereta mais lentamente do que quando abaixou, também simbolizando respeito à outra pessoa.

Os cinco dedos da mão esquerda representam os cinco sentidos do coração, enquanto os dedos da mão direita representam os cinco órgãos da razão.

Significa então que mente e coração devem estar em harmonia, para que nosso pensar e agir estejam de acordo com a Verdade. Também é um reconhecimento da dualidade que existe no mundo, simbolizando a união das polaridades esquerda e direita, bem e mal, e sugere um esforço de nossa parte para manter essas duas forças unidas em equilíbrio.

DEZ DEDOS UNIDOS NO NAMASTÊ

O número 10 é símbolo da perfeição, da unidade, do equilíbrio perfeito. Os Dez Mandamentos, As Dez Emanações da Árvore da Vida, Os Dez Vértices da Estrela de Pitágoras, a Parábola dos Dez Talentos (Mt,25).

Toda a criatura é um reflexo dos Dez Atributos Divinos: Apego, Bondade, Conhecimento, Entendimento, Esplendor, Harmonia, Perseverança, Realeza, Sabedoria, Severidade.

Deus está em tudo,  está em cada um de nós, e qualquer dissociação da imagem do Divino da nossa, é inútil. Ao fazer o Namastê afirmamos que todos somos filhos e partes do Sagrado, indissociáveis e iguais.

Com orgulho e alegria de ser Umbandista, Saravá/Nasmstê!