É o Senhor do Reino Vegetal, dono de todos os frutos, ervas e flores e de toda a vida existente nas florestas, campos, matas e adjacências. É o Senhor da fauna e da flora planetárias. Seu primeiro elemento de atuação é o vegetal, que nos purifica, limpa, nutre e cura e o seu segundo elemento é o ar que leva, espalha e expande.
Oxóssi como o Grande Caçador, o Senhor da Caça, que traz a fartura e a abundância para todos, Oxóssi tem a precisão da 'Flecha Certeira” da determinação e objetividade firmes. O Caçador que estabelece o alvo e se prepara para atingi-lo, conhecendo e respeitando as forças da natureza, e que age sem arrogância, sem vaidade, mas de forma racional, lúcida.
Aqui no Rio de Janeiro Oxóssi é pelo sincretismo católico associado a São Sebastião e na Bahia com São Jorge. Pela contribuição do panteão africano temos as lendas, que são uma forma de se perpetuar o culto aos Orixás. Os antepassados africanos falavam sobre as várias qualidades de cada Orixá, mas de um modo que os “humanizava”, ou seja, as lendas falavam sobre o Orixá a partir de um ponto de vista humano, para que todas as pessoas que as ouvissem se identificassem com o relato, de forma que a tradição, que era passada de boca a ouvido, não fosse esquecida.
Em algumas lendas do culto de Nação, Oxóssi aparece como irmão de Ogum e de Exu. Isso acontece porque Oxóssi, Ogum e Exu, entre outros atributos, são vistos na cultura africana como guerreiros e caçadores, pois sempre vão à frente, buscando e abrindo caminhos, embora Oxóssi seja o Caçador por excelência.
É importante lembrar que o culto de Orixá vem da África, de uma cultura tribal, na qual os homens saíam para caçar, quando não viviam da agricultura. E quem sai para caçar e trazer alimento para a tribo é o caçador. Mas numa vida tribal, o caçador também é o guerreiro que enfrenta os perigos da floresta e depois traz alimento e informações para o grupo. O caçador não saía apenas para buscar alimento, ele também ia buscar conhecimentos sobre a região, sobre os animais e a floresta, sobre outras tribos etc. Havia situações em que ele ficava vários dias ausente, e na volta trazia as novidades, as notícias.
E quando um grupo saía para caçar, alguns se ocupavam com a caça, enquanto outros ficavam em torno, para proteger os caçadores. Estes que faziam a proteção atuavam como guardiões, tendo uma relação com o Orixá Exu, pois ficavam escondidos no escuro da mata, adiantavam-se, e depois passavam para os caçadores informações seguras sobre o caminho a seguir.
E cada vez que o grupo avançava, um seguia na frente. Era o mateiro, aquele que ia à frente do grupo com um facão para abrir o caminho, tendo uma relação com o Orixá Ogum. Tudo isso explica porque Oxóssi, Ogum e Exu são considerados irmãos, dentro do Culto de Nação. Eles têm Qualidades ou atributos semelhantes, que os tornam irmãos. E sendo Ogum também o Orixá do ferro, foi dele que Oxóssi recebeu suas armas de caçador, nascendo aqui outro ponto de ligação entre ambos.
Oxóssi vive na floresta, onde moram os espíritos, está relacionado com as árvores e os antepassados. As abelhas lhe pertencem e representam os antepassados femininos. Relaciona-se com os animais em geral, imitando seus gritos com perfeição. É o caçador valente, ágil e generoso, que propicia a caça, domina a flora e a fauna e protege contra o ataque das feras. Gera o sustento, a alimentação abundante, o progresso e a riqueza para o homem.
A ele
estiveram ligados alguns Orixás femininos mas o maior destaque é para Oxum,
que com suas águas doces irriga as matas e mata a sede dos animais que vivem
próximos aos rios de Oxum tornando-se o Orixá com perfeito equilíbrio energético para
Oxóssi. Lembrando que os Orixás atuam sempre de forma sistêmica e nada está isolado na Criação
Divina.
ALGUNS CABOCLOS DE OXÓSSI
Saravá Caboclo Pena Branca
Arranca Toco (Ogum/Oxóssi), Araribóia (Ogum/Oxóssi), Cobra Coral (Xangô/Oxóssi), Caboclo Guiné, Caboclo Arruda, Pena Branca
(Oxalá/Oxóssi), Pena Verde, Pena Azul (Oxóssi/Iemanjá), Cabocla Jurema, Pena
Dourada (Oxóssi/Oxum), Tupinambá (Oxalá/Oxóssi), Tabajara, 7 Flechas (Oxalá/Oxóssi), Tupiára, Tupiaçu, Caboclo da Mata Virgem (Oxóssi/Oxum), Caboclo
Rei da Mata (Oxalá/Oxóssi), Caboclo Pery, Caboclo Rompe Folha (Ogum/Oxóssi), Caboclo Coqueiro, Caboclo 7 Palmeiras (Oxalá/Oxóssi), Caboclo Folha Verde,
Caboclo Rompe Mato (Ogum/Oxóssi), Caboclo Guarani (Oxalá/Oxóssi), Caboclo
Jupissiara, Caboclo Tupã, Caboclo Ibiratam, Caboclo 7 Penas das Matas
(Oxalá/Oxóssi).
Em geral, os nomes em tupi-guarani são de
Caboclos de Oxóssi.
ALGUNS EXUS DE OXÓSSI
Marabô, Tronqueira (Ogum/Oxóssi/Obaluayê), Exu Mangueira,
Exu 7 Folhas Verdes (Oxalá/Oxóssi), Exu Folha Verde, Exu das Matas, Exu Cipó,
Exu Samambaia, Exu Pantera Negra (Oxóssi/Omolu), Exu 7 Garras (Oxalá/Oxóssi),
Exu Pimenta (Oxóssi/Xangô), Exu Arranca Toco (Obaluayê/Ogum/Oxóssi), Exu Quebra
Galho (Oxóssi/Ogum) , Exu Abre Mata (Oxóssi/Ogum), Exu Rompe Mato
(Ogum/Oxóssi), Exu da Moita, Exu das Campinas (Oxóssi/Oxalá), Exu do Pantanal
(Oxóssi/Nanã), Exu 2 Tocos (Oxóssi/Omolu) , Exu Folha Seca (Oxóssi/Omolu), Exu
Gato, Exu Gato Preto (Oxóssi/Omolu), Exu Pantera, Exu Pena de Coruja, Exu Pena
de Urubu (Oxóssi/Omolu), Exu Pena Preta (Oxóssi/Omolu), Exu Selvagem, Exu 7
Folhas (Oxalá/Oxóssi), Exu 7 Folhas Secas (Oxalá/Oxóssi/Omolu), Exu 7
Tronqueiras (Oxalá/Oxóssi/Obaluayê), Exu Tranca Matas (Ogum/Oxóssi), Exu Coquinho,
Exu Coqueiro, Exu Coquinho dos Infernos, Exu da Campina (Oxalá/Oxóssi).
Em geral, os nomes de felinos e outros animais são de
Exus de Oxóssi.
ALGUMAS POMBAGIRAS DE OXÓSSI
Esmeralda, Maria Padilha das Matas, Pombogira das
Matas, Pombogira Rainha das Matas.
Essa mesma associação energética entre Oxóssi e outras vibrações, se apresentam também nas outras Linhas e falanges trabalhadoras da Umbanda: Criança das Matas, Preto Velho das Matas, Oriente, boiadeiro, etc..
OKÊ ARÔ!" OKÊ, OXÓSSI!
Yorubá: Okê= monte; Arô= título honroso dado aos
caçadores.
O significado da saudação seria:
“Salve o maior dos caçadores!”
“Salve o grande caçador!”
DE SER UMBANDISTA, SARAVÁ/NAMASTÊ!