24 maio, 2015

OPTCHÁ!!!!!!!

Olá Irmãos de Fé, na espiritualidade, os Espíritos Ciganos são uma linha de trabalho onde seus préstimos são valiosas contribuições no campo do bem-estar pessoal e social, saúde, equilíbrio físico, mental e espiritual, e tem seu alicerce em entidades conhecidas popularmente com "encantadas". São entidades que se apresentam independentes na Umbanda, não havendo assentamentos, Os Ciganos são o Povo do Vento onde nos ensinam a buscar a liberdade em todos os sentidos, espiritual, material, intelectual, religiosa, etc....
No começo, eles eram confundidos com entidades espirituais que vinham na Linha dos Exus, tal confusão se dava por algumas Ciganas se apresentarem como Cigana das Almas, Cigana do Cruzeiro ou nomes semelhantes a esses utilizados por Exus e Pombogira. Hoje, a infirmação está mais difundida, e sabemos que existem Exus e Pombogiras que se afinizam aos costumes Ciganos mas, seu trabalho é especifico dentro da Linha de Exus e Pombogiras. Os Ciganos devotam amor incondicional à proteção da natureza e encontraram na Umbanda um lugar ideal para suas práticas por uma necessidade lógica de trabalho e caridade.
Dentro da Umbanda seus fundamentos são simples, não possuindo assentamentos ou ferramentas para centralização da força espiritual. São cultuados em geral com imagens bem simples, com taças com vinho ou com água, doces finos e frutas solares. Trabalham também com as energias do Oriente, com cristais, incensos, pedras energéticas, com as cores, com os quatro sagrados elementos da natureza, Fogo, Água, Terra e Ar, e se utilizam exclusivamente de magia branca natural, como banhos e chás elaborados exclusivamente com ervas.
Os Ciganos e Ciganas raramentese utilizam da incorporação, preferindo trabalhar encostados, na irradiação para seu aparelho. A Santa protetora do povo cigano é Santa Sara Cali. Ela é sua orientadora para o bom andamento das missões espirituais. Não devemos confundir tal fato com Sincretismo, pois Santa Sara é tida como orientadora espiritual e não como patrona.

BOLO DO AMOR

Deve ser feito em uma lua cheia, curinga para o amor, namoro e a paixão ... Mas, se seu coração pedir faça : Na lua crescente para reacender a paixão, na lua minguante para afastar a mágoa da relação, na lua nova para um novo amor.
Bolo do Amor
- 2 xícaras chá de farinha de trigo
- 2 xícaras chá de açúcar
- 3 ovos
- 1 colher de chá de canela em pó
- 1 pitada de sal
- 3 maçãs médias bem vermelhas
- 1/2 xícara de óleo de milho

- 1 colher de sopa de fermento em pó

- 100 g de uva passas sem caroço

- uma colher de sobremesa de mel

- um pedaço do tamanho de uma moeda de gengibre

1) descaque as maçãs e separe as cascas. Pique em quadradinhos e reserve.

2) liquidifique: as cascas das maçãs, óleo, ovos e gengibre.

3) Numa tigela, adicione: o trigo, açúcar, mel, sal e a canela em pó. 

Adicone o conteúdo do liquidificador e misture delicadamente. Acrescente o femento em pó.

4) adicione a maçã picadas em quadradinhos e as uvas passas.

5) Unte uma forma e enfarinhe.

6) asse em forno pré aquecido por + ou - 40mim .


SARAVÁ CIGANA SARITA 

E SEU CARROÇÃO

NO JARDIM DA C.U.R.A.






COM ORGULHO E ALEGRIA
 
DE SER UMBANDISTA

 SARAVÁ/NAMASTÊ!



13 maio, 2015

MIRONGA DE PRETO VELHO

Olá Irmãos de Fé, 13 de maio a liberdade ecoou 
e cantamos em seu louvor em todas as Casas e Terreiros de Umbanda.
O Preto Velho que nasceu no cativeiro,
 hoje baixa no Terreiro de cachimbo e pé no chão. 
Segura a Pemba risca Ponto e faz Mironga, 
Saravá Maria Conga Pai Francisco e Pai João. 
Segura a Pemba Risca Ponto e faz Mironga,
 Saravá Maria Conga Pai Francisco e Pai João.
 Vovó Filó, Pai José, Velho do Coco, 
Vovó Maria Antonia,
Pai Benedito,Tia Anastácia, Pai Tibúrcio, Pai Tomás, 
Vovó Catarina, Pai Tomé, Vovó Clara, Vovô Anacleto, 
Vovó Benedita, ..., Adorei as Almas 
ADOREI AS ALMAS
COM ORGULHO E ALEGRIA DE SER UMBANDISTA, SARAVÁ/NAMASTÊ!

07 maio, 2015

Som e Espiritualidade, é Força Poderosa para o bem ou Xôooo...para o mal

Olá Irmãos de Fé, toda manifestação espiritual convive com elementos da música e da dança. Os sufis giram para estabelecer uma maior conexão com o Divino. Os cantos gregorianos inspiram o sentimento místico católico. Os mantras hindus e budistas enfocam a mente para que o poder dos sons eleve a consciência. Em todas as culturas e civilizações existem exemplos de como a arte sonora e rítmica permeia e tempera as tradições religiosas.

Na Umbanda, a presença da música (Curimba tocada e/ou cantada) e da dança é essencial. Não podemos imaginar uma Gira de Umbanda sem os atabaques propagando seu ritmo marcante ou sem o coro de vozes, dos filhos de fé,  cantando os lindos pontos, onde muitos deles são dados/inspirados pelas próprias Entidades. A música transporta o ser humano a uma dimensão espiritual e expande sua consciência.

A palavra medida, pesada e cantada  movimenta vibrações de cura para o médium e para todos do ambiente. A palavra Mantra vem do sânscrito significando MAN=mente e TRA=alavanca. Nossos Pontos Cantados, tem a mesma finalidade, com sua repetição, durante as Giras ou quando o médium os canta no seu dia a dia, mesmo que seja em pensamento, nas horas em precisa de socorro espiritual. Isso faz o praticante elevar sua consciência e alcançar esferas superiores, estabelecendo a conecção do eu inferior com o eu superior, ligando-nos aos nossos Guias Espirituais.

No começo era a Palavra o "Verbo" que significa Som, a Energia Criativa Primeira. O primeiro som cósmico, é encontrado em todas as tradicões religiosas, dos hebreus aos tibetanos, do islã ao budismo assim como na Umbanda. O som de Deus é onipresente na história da humanidade, é encontrado tanto na Kabalá quanto no som da Natureza, Mãe Terra.

A nossa imaginação tem um efeito direto sobre o nosso organismo e sua faculdade é independente e mais forte que nossa vontade. Vamos lá: Imagine que você está relaxando seus múculos, pronto, eles imediatamente vão se soltar. Agora: Tenha somente a vontade, você precisa fazer força, para relaxar e você constata que ficará cada vez mais tenso ainda, brigando consigo mesmo.

As ondas sonoras, cantada ou falada, agem direto em nossa imaginação. Quando começamos a usar o poder da nossa imaginação, acionado pelo som, começamos a vibrar na mesma frequência que vizualizamos. Esse é um fenomeno denomiado como resposta vibratória. Quando cantamos e elevamos a nossa frequência, conectamos nosso ser as ilimitadas Energias da Harmonia Cósmica.


Além de poderoso, o som é perigoso, porque assim como ele acessa  as vibrações positivas colocando à nossa disposição as frequências: da saúde, da beleza, da força, do conhecimeto, da prosperidade que estão constantemente disponíveis ao nosso redor. O som também acessa as vibrações da raiva, do medo, da ansiedade, da pobreza, da violência, pelas palavras negativas que pronunciamos nos momentos de tensão/vitimização. 




Como os sábios e antigos ditados nos dizem: “ Torça a sua lingua sete vezes dentro da boca antes de pronunciar qualquer palavra “ estão nos ensinando cautela pois quando você verbaliza, falando e ou cantando, está se conectando com a estrutura arquetípica da sua consciência que pode estar positivada ou negativada.

Os Pontos Cantados da nossa amada Umbanda são ferramentas poderosas de uma medicina vibratória, que cura não somente o corpo, mas principalmente a alma. Abaixo coloco para vocês a Curimba amorosamente ofertada pelo Velho Pai Francisco de Aruanda, mentor da C.U.R.A. – Casa de Umbanda Recanto de Aruanda – e da VoVó Maria Conga do Cruzeiro das Almas, que podem e devem ser utilizadas como elixir curador por nós os seus Filhos de Fé.
“Pai Francisco chegou de Aruanda, ele veio para trabalhar, 
trazendo caminhos de Fé pra seus filhos poder caminhar. 
Salve a Força das Almas, 
Salve a Luz de Pai Oxalá 
Pai Francisco está em Terra pra seus filhos ajudar. 
Salve a Força das Almas, 
Salve a Luz de Pai Oxalá 
Pai Francisco está em Terra pra seus filhos Alegrar.”

“Vovó Maria Conga das Almas venha nos ajudar, 
com suas panelas benditas venha nos curar. 
Somos seus filhos de Umbanda, 
ouvimos suas histórias de amor 
e agradecemos as lições cantando em seu louvor. 
Maria Conga, Maria Congas das Almas, 
cozinheira da C.U.R.A. tempera as nossas almas, 
cozinheira da C.U.R.A. tempera as nossas Almas.”

COM ORGULHO E ALEGRIA DE SER UMBANDISTA, SARAVÁ/NAMASTÊ!