04 dezembro, 2014


“EPARRÊI Ó IANSà
ÉS DONA DO MEU AXÊ 
Ó BELA OIÁ, EPARRÊI ! 

SENHORA DOS VENTOS 
SENHORA DAS NUVENS DE CHUVA 
DENTRO DE MIM 
RAINHA DOS RAIOS 
TEMPO BOM 
TEMPO RUIM... 
SEJA EM QUALQUER TEMPO, 
TUA ESPADA BRILHA, 
DIZENDO QUE A BONANÇA CHEGOU 
EPARRÊI MINHA MÃE! 
EPARRÊI OIÁ”

Olá Irmãos de Fé, hoje dia 04 de dezembro, pelo sincretismo com Santa Bárbara, homenageamos na Umbanda o Orixá Iansã. Orixá que emana e que rege na natureza os ventos, rainha dos raios. É Iansã quem domina os furacões e ciclones. Orixá  do fogo, do calor, guerreira e regente da comunicação, do som (instrumentos musicais, voz, etc...) que se propaga pelo ar.

Orixá vibrante, ligado a tudo que é imediato, nada fica para depois, na África é cultuada sob o nome de Oyá. Iansã é a senhora da ciência e da decisão, alerta-nos  para que possamos nos reformular interiormente nos dando força para buscarmos um permanente aperfeiçoamento, guiando-nos no caminho do amor, da verdade e da justiça. Eparrêi Oyá!

Cor a ser mentalizada: Coral, amarela, vermelha. Elemento: Fogo, água e ar. Dia em que se comemora Iansã: 04 de dezembro (de acordo com o calendário oficial da Umbanda). Dia da semana: Quarta-feira ou segunda-feira. O que pedir a este Orixá: Coragem, força nas batalhas, nas guerras diárias e interiores. Mineral: Cobre e estanho. 



Saudação:  “Eparrêi Oyá ! Eparrêi Oyá ! Eparrêi  (vento majestoso) Oyá  (Iansã) “salve os majestosos ventos de Oyá”. 


Flores: De preferência que tenha a tonalidade coral, lírio, gerânio, flor de romã, gérbera laranja. Frutas: Groselha, romã, manga rosa, framboesa, caju, pêssego, pera, pitanga, melancia, mamão, melão, laranja, tangerina, uvas. Ervas: Bambu, levante, pinhão roxo, pinhão branco, espirradeira, espada de Iansã, gerânio, dormideira, flamboyant vermelho ou amarelo .
Bebidas: Champanhe, vinho rosé.



COM ORGULHO E ALEGRIA DE SER UMBANDISTA, SARAVÁ/NAMASTÊ!