08 dezembro, 2014

As lágrimas purificantes de Mamãe Oxum

Olá Irmãos de Fé, salve 8 de dezembro dia em que homenageamos Mamãe Oxum na Umbanda que é sincretizada aqui no RJ com Nossa Senhora da Conceição. Muitos médiuns, falam: Nossa eu choro a toa! E tem dias em que é uma tristeza chorosa bem mais intensa! Por sua sensibilidade mais aflorada, condição inerente a mediunidade os médiuns são mais suscetíveis aos fluidos espirituais, a emoção dos espíritos que o cercam é sentida pelo seu organismo. Os olhos e o coração estão profunda e inevitavelmente conectados, assim o olho é extensão do coração. A ponta visível do coração é olho, um afeta o outro, o que pomos diante dos olhos afeta o que está dentro do coração e o que está dentro do coração atinge ” as janelas da alma”, os olhos.

Há a hipótese de que existe uma relação entre chorar e a evolução natural, nossas lágrimas podem ter facilitado o desenvolvimento de sentimentos empáticos, que é a faculdade mental e emocional de se colocar no lugar do outro, contribuindo para que nós nos tornássemos uma espécie bem mais sociável. Também estudos atuais sinalizam que é possível, que o choro estimule o sistema nervoso parassimpático, e libere substâncias responsáveis por reduzir o estresse e a ansiedade, como a oxitocina. O choro de pedido de ajuda pode ter surgido entre os seres humanos há uns 50.000 mil anos, simultaneamente ao aparecimento da linguagem falada e à necessidade de expressar conceitos abstratos. Milênios mais tarde, apareceu o choro de doação de ajuda, que requeria estados psíquicos mais evoluídos e, sobretudo, empatia.

Oxum é o próprio Amor em ação. Sua força é a força do Amor, Orixá Guardiã do Ponto de Força da Natureza, as Cachoeiras. Mamãe Oxum é o sentimento humano do amor, representado pelas águas que caem e continuam o seu curso, alimentando a vida à sua volta. Oxum é a lágrima incontida nos momentos de provação, porque somente através das lágrimas conseguimos liberar a emoção negativa que nos magoa, sufoca ou provoca forte angústia. Só através das lágrimas conseguimos liberar esta energia e continuar nossa caminhada., pois seus fluídos mexem com os sentimentos muito facilmente. 

Quem tem sensibilidade forte, pode sentir sua energia e seu magnetismo envolvente quando vai a uma cachoeira, que não precisa ser grande, pois seus fluídos não dependem do volume de águas, mas tão somente do sentimento de quem se aproxima. Juntamente com Oxóssi, Oxum completa a harmonização das almas que buscam se regenerar ante o Criador, pois toda cachoeira é cercada por vegetações. São dela os fluídos curadores do astral que agem sobre os espíritos arrependidos dos erros cometidos no passado. É a mãe que aconchega o filho em seus braços, dando-lhe o amor que o protege, reequilibrando com seu amor os espíritos em evolução.

Tudo isso é Oxum: purificação e fortalecimento do nosso espírito e energização de nosso corpo. Para a Guardiã do Ponto de Força da Natureza, as Cachoeiras, nada é estático, tudo que cai de um nível, segue o seu curso em outro nível. Na queda das águas há uma liberação de energia, e na queda de uma alma também há a liberação dos sentimentos que a fizeram cair. Quando a alma cai e percebe que a sua queda continua, ela chora de desespero. Eis a força cósmica de Oxum agindo sobre os sentimentos humanos sob a forma de lágrimas purificadoras. É por isso que dizemos que as cachoeiras são as lágrimas de Olorum caindo para nos purificar.

”Oxum chora porque ainda há no mundo muita feiura. Oxum é o Orixá da beleza e da perfeição. Seu mundo é o mundo do que é belo e perfeito. Quando Oxum deixa de olhar seu espelho para olhar para o mundo dos homens, ela chora e chora, e de seu choro se faz uma cachoeira de amor e bondade que limpa a terra do que de feio e imperfeito o homem pôs nela. É por isso que Oxum chora. Para que o mundo dos homens seja, então, um mundo de maior beleza e perfeição”.  Aieieô Mamãe Oxum! Sarava!
Queridos Irmãos que no dia de hoje, cada um possa se conduzir, em pensamento, a um lindo rio dentro de uma mata frondosa, e ali ajoelhados em sua margem, molhem as suas mãos nas águas claras e doces de Mamãe Oxum. Pedindo que seu coração seja limpo das amarguras dos caminhos que percorremos, em busca do nosso pão de cada dia, e que a doce Mãe irradie o bálsamo do amor, o abençoado remédio para nossas lágrimas. Que o perfume dos lírios de Oxum inebriem nossos sentidos e inspirem renovados votos de esperança para nossa caminhada. Saravá Mamãe Oxum!
COM ORGULHO E ALEGRIA DE SER UMBANDISTA, SARAVÁ/NAMASTÊ!