13 junho, 2014

SARAVÁ SANTO ANTÔNIO! SARAVÁ EXU!

Curimba de Abertura

Vou abrir minha Aruanda
Vou abrir meu Juremá (bis)
Com a licença de mamãe Oxum, Oxóssi, Xangô e nosso 
Pai Oxalá (bis)
Santo Antônio que é de Ouro Fino levanta a bandeira e 
vamos trabalhar
Olá Irmãos de Fé, um tema bem abrangente são as Linhas da Umbanda. Há várias interpretações e todas são válidas. O importante é a consciência do Umbandista de que a Umbanda é amor, via de equilíbrio e evolução espiritual, e que somente faz o bem. Abaixo segue uma das visões das 7 Linhas da Umbanda e a relação entre o 13 de junho e as comemorações de Exu. Uma homenagem ao dia de hoje: Santo Antônio. 

Na Umbanda, São Francisco de Assis é chamado Semiromba, que quer dizer homem puro. Preto Velho, nos diz: - “sempre ao final de um procedimento espiritual devemos dizer: "Semirombá" como uma reverência e saudação a este grande “militador” das hostes espirituais. São Francisco foi considerado um dos homens mais puros que passaram na Terra junto com Jesus Cristo e João Batista. 


Santo Antônio foi frade Agostinho no Convento de São Vicente de Fora, em Lisboa, indo posteriormente para o Convento de Santa Cruz, em Coimbra, onde aprofundou os seus estudos religiosos. Tornou-se franciscano em 1220 e fez parte do Capítulo Geral da Ordem de Assis, à convite do próprio São Francisco, o fundador, que o convidou também à pregar na França. Foi para Pádua, onde morreu aos 36 ou 40 anos. 


Santo Antônio sempre foi considerado como mensageiro do Evangelho de Jesus, e segundo a tradição, nos guia os passos no bom caminho. Por isso fez-se naturalmente, pelos escravos da época, o sincretismo religioso com Exu, que representa o agente, guardião e senhor do destino e dos caminhos dos indivíduos. Colocado esses preâmbulos, vamos em frente.


Em 1952, após 44 anos do início, na parte física da religião Umbanda, anunciada pelo Caboclo das Sete Encruzilhadas incorporado no seu médium Zélio de Moraes, o Primado de Umbanda, federação que tinha como seu Primaz o Senhor Benjamim Figueiredo, responsável pela Tenda Mirim, apresenta sua doutrina e os Sete Seres Espirituais responsáveis pela luz espiritual emanada de Deus, os chamados Orixás Maiores que regem as Sete Linhas da Umbanda: Orixalá (Oxalá); Ogum; Oxóssi; Xangô; Yorimá (Pretos-Velhos) Yori (Crianças); Iemanjá.

Como vemos, a primeira Linha é chefiada por Oxalá sendo composta por diferentes legiões de espíritos de várias raças, grupos religiosos, visões filosóficas, etc... da Terra. Entre eles os espíritos dos Pretos Velhos, padres e freiras, cujas almas purificadas atingiram a perfeição.

Exemplo de Entidades que incorporam nesta Linha são: Caboclo Aymoré, Urubatão da Guia, Sultão das Matas, Ubiratan, Preto-Velho Pai Francisco, Pai Jeremias, Vovó Maria Rita, as Crianças: Luz da Manhã, Raio de Sol, Luz do Luar. Os Exus e Pomba Giras Guardiões: Exu Sete Encruzilhada, Exu Maioral, Exu Rei, Pomba-Gira Rainha, Dona Sete-Encruzilhadas entre outras Entidades. 

As legiões desta Linha são comandadas por:
Legião de Santo Antônio- Comanda os Exus de Oxalá
Legião de Santo Onofre- Comanda os Caboclos de Oxalá
Legião de Santa Catarina - Comanda as Crianças de Oxalá
Legião de Santo Expedito- Comanda os Comandantes Universais, cruzamento com Ogum
Legião de Santa Rita de Cássia - Comanda o cruzamento com a linha d´água
Legião de São Francisco de Assis (Semiromba-frade)- Comanda a Linha dos médicos e orientais.
Legião de São Benedito ou Benzet - Comanda a Linha dos Pretos-Velhos de Oxalá

SARAVÁ PARA TODOS OS ESPÍRITOS ABNEGADOS QUE LEVAM A LUZ DA UMBANDA ÀS SOMBRAS PARA RESGATAR OS QUE SE DOBRAM HUMILDEMENTE PARA A FÉ. ILORIÊ EXU!
COM ORGULHO E ALEGRIA DE SER UMBANDISTA, SARAVÁ/NAMASTÊ!