13 maio, 2014

Humildade, simplicidade...


Olá Irmãos de Fé, hoje é 13 de maio dia dedicado à homenagear os Pretos Velhos, portanto não há dia melhor para fazermos uma reflexão, na sábia dobradinha, eternamente escalada, na Copa da vida, pelos psicólogos e aconselhadores da Umbanda: Humildade e Simplicidade. Nas sábias palavras de aconselhamento dos Pretos Velhos, para quando chorosos e sofridos em seu colo amoroso, procuramos soluções para nossas diárias batalhas profissionais, familiares e do coração, eles sempre unem dois remédios poderosos, humildade e simplicidade. Humildade apesar de ser uma palavra muito usada nas Casas de Umbanda, principalmente pela Linha de Trabalho dos Pretos Velhos, nem sempre todas as pessoas conseguem entender o seu verdadeiro significado.

A palavra humildade segundo o dicionário Aurélio, é virtude pela qual reconhecemos nossas limitações, modéstia. No contexto bíblico, ela é interpretada como gentileza e simplicidade. O termo humildade vem de húmus, palavra de origem latina que quer dizer terra fértil, rica em nutrientes e preparada para receber a semente. Assim, uma pessoa humilde está sempre disposta a aprender e deixar brotar no solo fértil da sua alma a boa semente.

Nossos queridos Vovôs e Vovós da Umbanda são o exemplo da humildade dentro da nossa religião e nos estimulam a exercitar um olhar humilde nos conectando com a verdadeiro significado da vida: A simplicidade! Que é a chave mestra do cadeado da vida. Eles, espíritos que representam na Umbanda os superadores das grandes injustiças pela força do amor, nos doam palavras que agem em nossa visão interior como poderosos “óculos de leitura para vista cansada”, nos permitindo enxergar com a nitidez tecnológica da alta definição de imagens, a nossa Fé. 

Pura e boa “mironga” de Preto Velho que como mágica nos dá força para assumir com determinação e firmeza nossos direitos e obrigações, erros e culpas sem arrogância, sem medo e tristeza, e sim com determinação, responsabilidade e equilíbrio, amparados por um dedicado trabalho interior, nossa parte na cura da anemia do ferro da transformação. 

Possibilitando-nos pela nova releitura que fizemos, a conquista merecida do   autoconhecimento e amadurecimento. Aí sim, podemos por em prática novas atitudes saudáveis diante da vida, semeando a futura colheita que será farta em bons frutos. Salve o dia de hoje, Salve Velho Francisco de Aruanda com sua Falange de abnegados iluminadores de caminhos. Salve Umbanda, Saravá a todos.
 

COM ORGULHO E ALEGRIA DE SER UMBANDISTA, SARAVÁ NAMASTÊ!