10 março, 2014

MÃE MARIA E A UMBANDA

Olá Irmãos de Fé, Maria, mãe de Jesus, transcende ao Catolicismo, ao Cristianismo, a religião Islâmica, onde ela assume o papel de mãe do profeta Jesus. Na Umbanda temos sua amorosa irradiação de maneira bem marcante. Aqui no Brasil o colonizador europeu trouxe o africano como escravo e ambos se instalaram nesta terra do índio, amalgamando as culturas do branco, do negro e do vermelho trazendo Maria ao Brasil. 


Maria na Umbanda 
nos traz um sincretismo, respeitando os regionalismos, singelo: 
A “Maria Virgem” se identifica com Oxum e a “Maria Mãe” se identifica com Iemanjá. 

Também vemos a presença marcante de Maria no dia em que comemoramos o início da organização na matéria da Umbanda. No dia 15 de Novembro de 1908, Zélio de Moraes, um jovem rapaz de 17 anos, incorporou o espírito de Frei Gabriel de Malagrida, queimado na inquisição. O espírito do Frei revelou que, em uma vida posterior, nasceu como índio no Brasil, preferindo ser identificado, agora, como Caboclo das Sete Encruzilhadas e que vinha para trazer a Religião de Umbanda. Sua “igreja” se chamaria Nossa Senhora da Piedade, pois assim como Maria acolheu a Jesus, a Umbanda acolheria os filhos seus. 

No decorrer dos tempos surgiriam milhares e milhares de Templos de Umbanda, identificados como Tendas, Centros, Casa, Egrégoras ou Terreiros de Umbanda, nos quais a exemplo da primeira Tenda de Umbanda, estariam presentes as “Marias”, identificando estes Templos como: Tenda Nossa Senhora da Conceição, Tenda Nossa Senhora da Guia, Nossa Senhora de Sant’Ana, Nossa Senhora dos Navegantes e outras como Estrela D’alva, Tenda Nossa Senhora Aparecida, Casa de Maria ... 
Deus é Um com muitos nomes diferentes como: Alá, Zambi, Tupã, Olorum, Adonai, Jah, Javé, Jahbulon, Oxalá, Aton, Brahman, entre outros. Nós Umbandistas compreendemos os Orixás como emanações de Deus que se manifestam na Terra através da natureza, suas forças e nos sentimentos nobres principalmente o AMOR. 

Assim como Jesus encarnou aqui na Terra sob a regência (muito bem assimilada pelo sincretismo) de Oxalá o irradiador da Fé, sua mãe Maria foi emoldurada pelos Orixás femininos irradiadores de amor: Oxum (amor, pureza, beleza, inocência e concepção) e Iemanjá (mãe universal, geradora de vida). Ambos Orixás se manifestam na água símbolo da emoção/geração, Oxum nas cachoeiras e Iemanjá no mar. Mãe Maria personifica o amor e portanto seu sincretismo com Oxum e Iemanjá torna-se natural, legítimo e Justificado. 


Irmãos de Fé nossa Umbanda tem no Mestre Jesus seu Médium supremo que nos acolhe de braços abertos e em sua mãe Maria a nossa eterna intercessora, em cuja irradiação trabalham milhares de espíritos amorosos e cuidadores do nosso engatinhar ainda de criancinhas na evolução espiritual. 

São inúmeras Pretas Velhas, Caboclas, Crianças, Guardiãs que carregam em seus nomes de trabalho a designação de Maria. Portanto Mestre Jesus e Maria não são propriedades de nenhuma religião. Jesus e Maria são sim exclusivos à Humanidade, independente de qualquer tentativa de apropriação individualista aqui na Terra. 
COM ORGULHO E ALEGRIA DE SER UMBANDISTA, SARAVÁ/NAMASTÊ!