28 dezembro, 2012

SARAVÁ 2013

Olá Irmãos de Fé!
 O navio apitou! 
É hora, é hora...
Vamos navegar nas águas de 2013


Em cada elemento AR/FOGO/ÁGUA/TERRA com suas áreas específicas existem Exus Guardiões responsáveis. Cada Exu Guardião atua com sua Falange  presente na: Calunga Grande (Mar), Calunga Pequena (Campo |Santo) e Calunga das Matas (Matas). Hoje vamos comentar um pouco a respeito da Falange dos Exus e Pombagira do Mar, a Calunga Grande.

A Linha dos Exus do Mar é composta por espíritos que em alguma encarnação pretérita (fenícios, gregos, navegadores ibéricos,...) vivenciou ou teve contato com pescadores, marinheiros, enfim todos os homens e mulheres que tiveram uma ligação estreita com tudo relacionado ao mar. Iemanjá e Oxum são sustentadoras da Linha de Trabalho do Povo D’Água: Marinheiros, Exu e Pombagira do Mar e demais Entidades (Velhos, Crianças,...) que tem o elemento água como sua principal ferramenta de trabalho.

A água é o elemento da absorção e germinação, está relacionada com o corpo emocional, e de sua depuração resulta a pureza deste corpo. No plano físico, é um grande agente de limpeza, equilibrador (movimentos atmosféricos) e destrutivo quando necessário (tsunamis, maremotos, enchentes) 

Para conhecermos a atuação da Falange dos Exus do Mar e em específico a Falange dos Exus denominados da Barra, partimos do estudo do significado geológico da palavra barra e das informações fornecidas pela própria Entidade. 

Barra é um banco de sedimentos, uma formação geológica, que ocorre no deságue de um curso de água fluente: rio para rio; rio para mar, ..., um encontro hídrico, onde se forma uma barreira (a areia é o material mais comum), propiciando uma linha de arrebentação, ou seja, o local onde as ondas quebram. Todo esse movimento é arquitetado pela natureza (Orixás) e tem por finalidade o equilíbrio daquele sítio natural. 


Essas Entidades Exus do Mar/Barra, quando chamados, vem justamente nos ajudar nas situações em que estamos presos na arrebentação, na quebrada das ondas, devido as escolhas mal feitas que fazemos, nos levando a tomar os “caldos” da vida. 

Eles nos resgatam e começam a restaurar o equilíbrio das nossas emoções/sentimentos, gerando e estimulando ideias, iniciativas e vontade renovadas. Nos conectando e racionalizando na forma do palpável, isto é: A concretude, a materialização dos sonhos/metas de cada um de nós. 

Trabalham com velas pretas ou azuis e com areia da praia. Suas guias são da mesma cor, com conchas e búzios. Alguns nomes desses Guardiões Exus e Pombagira da Umbanda são: Exu Tranca Rua das Almas do Mar, Exu Pirata, Exu Caveira do Mar, Exu Rei dos 7 Mares, Exu Marinheiro, Exu da Barra, Pombagira do Mar, Maria Padilha da Praia, Pombagira da Maré, Pombagira Rainha da Praia.

Esse 2013 é um ano regido pela água/Iemanjá e fogo/Ogum onde as emoções reinaram à flor da pele, e podem ser direcionadas para o bem ou para o mal. Por isso, é muito bom nesse virada de ano, quando saudamos Iemanjá e com licença de Ogum Beira Mar, vamos pedir aos Exus e Pombagira do Mar a força e proteção para que nas horas em que lançamos nossas redes das escolhas/encruzilhadas, sejam positivas!!!!!!! Propiciando as "pescarias fartas" que faremos ao longo de 2013.
COM ORGULHO E ALEGRIA DE SER UMBANDISTA, SARAVÁ/NAMASTÊ!