20 abril, 2012

OGUM IÊ, MEU PAI!


Que a tenacidade de Ogum me inspire a viver com determinação, sem que eu me intimide com pedras, espinhos e trevas.


Sua espada e sua lança desobstruam meu caminho, e seu escudo me defenda.

Ogum Iê, meu Pai!

Olá Irmãos de Fé!

Sem o impulso e a coragem de Ogum, a Humanidade demoraria muito para alcançar o progresso. É ele o desbravador, aquele que abre o caminho para quem vem atrás. A energia de Ogum está em todos os lugares, em nosso corpo físico, no nosso sistema circulatório, coração e sistema endócrino. 

O mineral ferro pertence a Ogum, pois ele é um nutriente essencial para a vida e atua principalmente na síntese (fabricação) das células vermelhas do sangue e no transporte do oxigênio para todas as células do corpo. Sua carência nos traz fraqueza, desânimo, indisposição, fadiga generalizada, anorexia, palidez de pele, dificuldade de aprendizagem e respiração, sintomas de anemia.

Ogum no nosso mental está sempre nos inspirando perseverança, coragem de vencer as demandas. Ogum atua também na defesa, em todos os sentidos, combatendo as forças do mal e as magias em todos os planos, desfaz mirongas (segredos e mistério), desata qualquer nó e cobra dos faltosos. Ogum irradia vibrações positivas para enfrentar e combater toda negatividade que obscurece o corpo e a mente dos Homens. 

A sua Linha é tão poderosa que tem caminho livre para vibrar em todos os campos da espiritualidade. A vibração de Ogum é o fogo da salvação, o mediador, o controlador dos choques e consequentemente do karma. É a Linha das demandas, da fé, das aflições e das lutas. Nessa faixa vibratória estão os Caboclos que trabalham com os Elementais do fogo e da água. 

Ogum harmonizado com as vibrações dos Orixás, atua através de seus Falangeiros em desdobramentos: 

OGUM MATINATA * Harmonia com Oxalá 
OGUM MEGÊ * Harmonia com Omulu
OGUM DE RONDA * Harmonia com Exu 
OGUM ROMPE MATO * Harmonia com Oxóssi 
OGUM BEIRA MAR * Harmonia com Iemanjá e Iansã 
OGUM IARA * Harmonia com Oxum 
OGUM DE LEI * Harmonia com Almas, Xangô, Omulu, Oxum e Ogum Iara 

Ogum é considerado o Senhor dos Caminhos, o que vai à frente, o desbravador, por isso, quando Exus abrem os caminhos se utilizam desta vibração. Cantamos nas Casas de Umbanda, sempre pedindo licença a Ogum nas Giras dos Guardiões Exus. 

Suas cores simbólicas são o branco representando a paz e harmonia que é a meta da Humanidade, e o vermelho simbolizando a energia ferrenha no combate ao negativo, que tanto mal nos trazem. 

O dia da semana consagrado a Ogum é a terça-feira, que coincide com o dia dedicado pelos romanos a Marte, o deus da guerra. Seus instrumentos, além da espada são a alavanca, machado, pá, enxada, faca, com os quais ajudou os Homens a dominar a Natureza e a transformá-la. Sua bebida é a cerveja branca. 


   ESPADA-DE-OGUM
Com certeza, a planta mais conhecida de OGUM. Também temos a Lança-de-Ogum e a Estrela de Ogum, que possui variedades com espinhos em toda a borda da folha, sendo chamada de Rosa-de-Ogum. A variedade com bordas amarelas pertence a IANSÃ. Suas folhas são usadas para quase tudo que se refere a purificação e proteção de pessoas e ambientes, trabalhos de sacudimento, banhos de descarga e amacis. Seca é usada para defumação contra magia negra. Por proteger os ambientes é plantada sempre à frente das casas. Não possui uso medicinal.

Com Orgulho e Alegria 
de ser Umbandista, Saravá/Namastê!