27 janeiro, 2012

SARAVÁ CAMBONOS



Olá Irmãos de Fé! 
Hoje coloco para vocês a importância do trabalho mediúnico do cambono nos atendimentos nas Sessões das Casas de Umbanda. Os Guias Espirituais devem ser atendidos com presteza e respeito, pois sem a ajuda física e mediúnica do cambono os trabalhos e atendimentos aos consulentes, principalmente quando a Casa de Umbanda atende muitas pessoas, tornam-se lentos e às vezes confusos.

A Entidade que está incorporada no “cavalo” também está atuando mediunicamente no cambono pela intuição, facilitando o andamento do atendimento e a interação esclarecedora, caso o assistido encontre dificuldades de compreensão na mensagem transmitida.

Durante o atendimento da consulta, o cambono não incorpora seus mentores espirituais. Por isso, é importante a concentração e dedicação do cambono em aproveitar todas as oportunidades para adquirir conhecimento, reflexão e crescimento, pois acompanhando os diversos atendimentos, identificará situações que também lhe dizem respeito ou novas possibilidades de caminhos, trazendo aprendizado, atitudes e muitas reflexões produtivas para sua transformação e crescimento espiritual.

Os Guias Espirituais utilizam-se também do cambono para a doação de ectoplasma, energia utilizada no atendimento aos consulentes, nos trabalhos de desobsessões simples ou complexas, além de outras Entidades da equipe e os Elementais. 

Assim sendo, o cambono deve cuidar com carinho e atenção sempre a preparação necessária na noite que antecede o trabalho e no dia propriamente dito, cuidando do descanso, da alimentação, da higiene física e mental (pensamentos), dos banhos ritualísticos, da firmeza (vela) de seu Anjo de Guarda.

O cambono não deve ter qualquer tipo de preconceito, seja com os assistidos encarnados ou desencarnados, pois ele não está ali para julgar ou criticar os casos que tem a oportunidade de observar, mas para colaborar e fazer um exercício de auto reeducação através da humildade e pela Fé na Sabedoria e Justiça da Lei Maior.

O cambono precisa saber os hábitos de trabalho da Entidade em dias de atendimento, tendo como sua responsabilidade cuidar das ferramentas de trabalho (charutos, pembas, toalhas, velas...) do Guia, buscando garantir a organização dos objetos e a conservação e limpeza do ambiente (uso de cinzeiros, copos). 

Ele é quem avisa quando a Entidade estiver pronta para atender e controla a entrada e saída dos consulentes dando agilidade e segurança operacional ao atendimento.

O cambono deve permanecer no local que foi designado, auxiliando o Guia, sempre vibrando em harmonia para o sucesso dos trabalhos e cantando os Pontos solicitados e adequados para cada momento específico, de acordo com a necessidade. É ele também que limpa os Pontos Riscados, sempre após obter a autorização do Guia, pedindo licença, e com muito respeito.



O cambono deve estar sempre disponível e de bom humor para receber as pessoas carinhosamente, que vão à consulta em busca de caridade. Ele é o cartão de visitas, e deve buscar sempre exercer a caridade, com humildade.

A função de cambono é outorgada em ritual de consagração pela Entidade que o indicou e há também o ritual de juramento do compromisso de confiança e ética, do sigilo próprio ao cargo que o cambono deve fazer. 


Tanto quanto o médium que está trabalhando incorporado e o cambono deve  manter conduta sadia e elevada, dentro e fora da Casa em que trabalha, para que não seja alvo da cobrança de espíritos desequilibrados, pois toda ação gera reação.



Um cambono deve estar sempre estudando, aprendendo e buscando evoluir para poder ser um bom instrumento da Espiritualidade e um bom orientador dos seus Irmãos de Fé. 


“Umbanda é coisa séria 
para gente séria”
Caboclo Mirim

COM ORGULHO E ALEGRIA DE SER UMBANDISTA, SARAVÁ/NAMASTÊ!