14 dezembro, 2011

OXALÁ O ORIXÁ DA CRIAÇÃO

Olá Irmãos de Fé na Umbanda!

Oxalá representa o mais alto na hierarquia dos Orixás, tendo como contraparte nosso Mestre Jesus, o médium supremo. A vibração de Oxalá reflete o Princípio Incriado, o puro princípio espiritual, O Verbo Solar e sua ciência, e sua vibração é supervisionada pela Hierarquia Crística: vibração que é detentora da Luz Espiritual e que ilumina toda corrente Astral da Umbanda.

Oxalá é o Pai da Humanidade que junto com a energia que chamamos de Orixá Iemanjá, as águas salgadas do mar, foi onde surgiu, primeiramente, a vida no nosso Planeta. 

A Fé é, portanto, o que define o Orixá Oxalá. Ele é o Mediador Divino na Criação e no Universo; é o Senhor Primaz da Vibração Original Espiritual que criou. Insufla e mantém a Vida na Humanidade. E tem a regência do Astro Rei Sol. Nos pontos riscados é representado por uma estrela de cinco pontas e também pelo símbolo do ponto.


Partindo do início da criação relacionamos o símbolo do ponto ao Orixá Oxalá que representa o Pai. A partir do ponto se desenvolve a reta que está relacionada ao Orixá Iemanjá, representando a Mãe. Com a união do Pai e da Mãe, temos a criação do Filho representado pelo ângulo, relacionado com o Orixá Yori - Linha das Crianças. Em analogia ao triângulo, temos três formas de apresentação das Entidades nas diversas Linhas da Umbanda que são os Caboclos, Pretos Velhos e Crianças.


Oxalá é representado nos Gongás por Jesus. É a autoridade suprema na Umbanda, ele quem ordena aos Orixás que venham ajudar seus filhos por meio dos Guias e Mensageiros que vêm em Terra. Sua imagem é a de Jesus Cristo sem a cruz e sua cor é a branca. Oxalá é considerado o Orixá maior na Umbanda, porque é capaz de atuar em todos os Elementos e Vibrações através dos outros Orixás.

Éter e Luz são o Elemento e a Força da Natureza correspondentes a Linha de Oxalá; seu dia dedicado da Semana é o domingo, em inglês “Sunday”, que em português significa “Dia do Sol"; sua vibração atua no chakra coronário; a sua cor e a  branca, com raios dourados; suas cores da Guia são contas brancas leitosas; seu grão imã é a Canjica branca; suas frutas temos a uva, pera e coco; as flores são todas de cor branca, em especial o lírio e seus líquidos são a água mineral e o mel.

COM ORGULHO E ALEGRIA DE SER UMBANDISTA, SARAVÁ/NAMASTÊ!