30 junho, 2011

ESTRUTURA - KAÔ KABECILÊ!

Olá Irmão de Fé!

Xangô é o Orixá da Justiça e seu campo preferencial de atuação é a razão, despertando nas pessoas o senso de equilíbrio e reconhecimento de limites e direitos próprios de cada um,  já que só conscientizando e despertando para os reais valores da vida, a evolução se processa num fluir auspicioso.

Corpo físico, escola, educação, controle, regras, justiça, leis, rochas, pedras, cristais, símbolos (Lei da Pemba), tudo que é marrom, esqueleto, barreiras, construções, montanhas, pedreiras, muros, móveis, casa, paredes, balança, contato físico, karma, lentidão, suporte, solidez, nêutron, limites, metais, organização, comportamento.

Orixá da justiça, do discernimento, do conhecimento, do estudo de maneira geral, do método, do equilíbrio de forças ligadas à justiça. Orixá da paz e da religião. Os seus Elementos são o ar e a terra, seu Reino a pedreira e a Força da Natureza que o representa é o trovão. Sua cor é o marrom; o dia da semana dedicado à Xangô é a quarta-feira, por ter sido associado ao Planeta Mercúrio, sendo o Planeta da energia mental. Saudação: 

"Kaô-Kabecilê!
Venham saudar o Rei da Casa!"

Desdobramento ou Cruzamento Vibratório:

Xangô Djacutá – regência geral da Linha de Xangô (sem sincretismo). Energia da pedreira;   harmonia com Oxóssi.

Xangô Alafim-Eché – sincretismo  com  São Jerônimo, dia 30 de setembro. A especialidade dos seus enviados reside em auxiliar oradores intelectuais. Este desdobramento consiste na atuação junto a necessidade de fazer cessar as “tempestades”, atuando como energia refreadora, em harmonia com Iansã.

Xangô Alufam – sincretismo com São Pedro, dia 29 de junho. Encaminhador das almas desencarnadas, atuando juntamente com Omulu, na justiça e organização dessa atividade.

Xangô Agodô – sincretismo com São João Batista, dia 24 de junho. Preside as cerimônias de fé e de batismo. Grande auxiliar das intuições puras atuando harmoniosamente com Oxum.

Xangô Aganju – sincretismo com São José, dia 19 de março. Protetor dos lares e da harmonia conjugal atuando harmoniosamente com Iemanjá.

Xangô Abomi – sincretismo com Santo Antônio, dia 13 de junho. Esse desdobramento atua principalmente no equilíbrio de raciocínio e método. Evocado com grande êxito nas horas de grande aflição. Atuando em harmonia com Ogum.

Xangô talvez seja o Orixá mais sincretizado com os santos católicos: São João Batista, São Pedro, São Jerônimo (que é a imagem utilizada, com o santo sentado sobre uma pedra, tendo um leão ao seu lado, homenageado em 30 de setembro), e até com o Profeta Daniel. Por isso, Xangô é tão festejado neste mês de Junho, principalmente nos folguedos de São João.

Na mitologia romana é Júpiter, o pai e mestre dos deuses, para os gregos é Zeus, aquele que usava seus raios para punir os mortais, esta correspondência pode ser feita pelo poder supremo que ambos encarnam.


São João, o Batista
João era primo de Jesus Cristo, filho concedido a Zacarias e Isabel já na velhice. Ele foi o precursor do Messias e anunciou a chegada do Filho de Deus. Ficou conhecido como Batista por batizar as pessoas às margens do Rio Jordão. Foi ele quem batizou Jesus, preparando-o para sua missão na Terra.

São Pedro
Pedro nasceu com o nome de Simão. Foi eleito por Jesus como um dos escolhidos e nomeado Pedro, que significa pedra, rocha. Pedro sempre foi o homem de confiança e melhor amigo de Jesus. A ele foi atribuída a responsabilidade de construir a Igreja, tornando-se assim o primeiro Papa da História. 

Foi sepultado onde hoje está a maior Igreja Católica do mundo: A Basílica de São Pedro, no Vaticano. Segundo os nossos irmãos Católicos, Pedro tem em seu poder as chaves dos portões do Paraíso, decidindo se o irmão desencarnado está preparado para entrar ou não no Reino dos Céus. A ele também é atribuída a condição do clima. Por isso, se você quiser um dia de sol ou de chuva, faça um apelo a São Pedro.
Xangô
Xangô é o Orixá da Justiça e seu campo preferencial de atuação é a razão, despertando nos seres o senso de equilíbrio e equidade, já que só conscientizando e despertando para os reais valores da vida a evolução se processa num fluir contínuo.


Sua força está concentrada nas pedreiras, montanhas e grandes vales. A força da Justiça Divina de Xangô é atuante em todo o campo terreno, não só como consequência de todo dano que fazemos à natureza, mas também a nós mesmos.

Por isso, que Oxalá nos concede 
o livre arbítrio, mas é Xangô quem toma conta da Lei da Causa e Efeito, 
do karma.

****Tania Wentzel****

COM ORGULHO E ALEGRIA DE SER UMBANDISTA SARAVÁ/NAMASTÊ