19 março, 2011

EXU MIRIM

Exu Mirim é uma Linha de Exus formada por espíritos encantados, não são espíritos que tiveram corpo físico, pois nunca encarnaram, são “encantados” que vivenciam realidades de vida diferentes da nossa. 

Exu Mirim tem como finalidade os trabalhos com descarregos  e condução de demandas, retirando-as e devolvendo-as a quem demandou, trabalhando junto com Exu e Pombagira para a proteção e sustentação dos trabalhos da casa. 

Não aceitar Exu Mirim é proceder como em casas que não aceita Exu e Pombagira, mas que a partir do Astral e sem que ninguém perceba, recebem a sua proteção, afinal “sem Exu não se faz nada."

As Entidades Exus Mirins se apresentam como crianças travessas, brincalhonas, espertas e extrovertidas. Apesar de sua vibração ser bem “agitada”, “elétrica”, sua manifestação deve estar sempre dentro do bom senso que deve reinar em uma Casa de Luz, que é uma casa de Umbanda, onde eles sempre se manifestam para a prática do bem e da caridade sob o comando direto dos Exus e Pombagiras Guardiões da Casa.


Os Exus e Pombagiras estão em relação de hierarquia de trabalho para os Exus Mirins como os Pretos Velhos estão para a Linha das Crianças do Triângulo de Formas da Umbanda.

Todos trazem nomes simbólicos em referência aos nomes dos Exus que se apresentam como adultos, demonstrando seu campo de atuação, energias, Forças e Orixás a quem respondem. Assim, temos Exus Mirins ligados ao Campo Santo: Caveirinha, Covinha, Calunguinha, Porteirinha. Ligados ao fogo: Pimentinha, Labareda, Faísca, Malagueta. Ligados a água: Lodinho, Ondinha, Prainha, entre muitos e muitos outros Exus Mirins que podem atuar em cada uma das Sete Linhas de Umbanda.

Quando respeitados, bem direcionados e doutrinados pelos Exus e Pombagiras Guardiões da Casa, realizam trabalhos magníficos de limpeza astral, cura, quebras de demandas, achando e revelando trabalhos ou forças negativas que estejam atuando contra nós, acabando com essas atuações. Exu Mirim muitas vezes tem acesso a campos e energias em que outras entidades espirituais não tem acesso formalmente de atuar. Lembrando que a Umbanda é a manifestação de “espírito para a caridade”, todos atuando dentro das Leis do Mestre Supremo da Umbanda: Mestre Jesus!

COM ORGULHO E ALEGRIA DE SER UMBANDISTA, SARAVÁ/NAMASTÊ!