01 fevereiro, 2011

SARAVÁ XAMÃS DA UMBANDA

Olá Irmãos de Fé! 

Embora saibamos que não eram somente os índios que praticavam a magia xamânica, foram eles, principalmente, que a tornaram conhecida.

Xamanismo pode ser definido como um conjunto de práticas antigas que visam o autoconhecimento e a sintonia com os poderes da natureza, através da meditação e de conhecimentos ancestrais. 

Vários espíritos que utilizam as práticas xamânicas se apresentam na Umbanda, trazendo seus conhecimentos milenares na prática da cura, restabelecendo a saúde espiritual, mental, emocional e física.

As origens do Xamanismo em certo são desconhecidas, mas estudos indicam que foi na Era da pedra, quando o homem passou a ter conhecimento de práticas religiosas.


O Xamanismo atualmente é praticado por diversas culturas e povos, como exemplo os esquimós (Inuits), índios da América do Norte e do Sul, Oceania, Austrália, Sudeste Asiático, Índia e China.


A prática consiste em entender o ser humano, o modo como interage com ele mesmo, com a natureza e com o povo que o cerca.

O Xamanismo pode ser considerado como religião, um “Religare”, no entanto, não tem um conjunto de práticas e regras, ou até mesmo algum Mestre superior, em que o praticante se espelha. Mas tem suas tradições de acordo com as mudanças culturais e locais.

O Xamã é uma pessoa de poder e dominância na sociedade, mas não é considerado como santo. Ele tem apenas o conhecimento a mais que os outros não tem, que conquistou pelos estudos e dedicação, e por isso merece o respeito. O Xamã através do conhecimento que possui entende a dinâmica da cura da terra e seu ciclo.


Animais de poder no Xamanismo

O animal de poder auxilia o Xamã no seu caminho e na sua descoberta.

Aquáticos e anfíbios = elemento água
Répteis = elemento terra
Pássaros = elemento ar
Mamíferos = elemento fogo

Os animais da água são frequentemente os guardiões de nossos sonhos, guardam conhecimentos e facilitam projeções astrais. 


Os anfíbios nos ensinam a refletirmos para aprendermos a usar as emoções (água) construtivamente (terra).

O Reino dos pássaros é o ar que interliga o Paraíso com a Terra. São os pássaros que se movem entre ambos. Fazem o caminho entre a espiritualidade e a matéria. O ar em movimento é o vento que simboliza o movimento e a capacidade de voar, nas asas da inspiração, intuição e criatividade.

Os insetos reúnem habilidades para voar, espalhar, a adaptabilidade, a armadura, a reprodução, organização, fertilização.


Os répteis são os guardiões dos registros da Terra, ensinam a capacidade de sobrevivência.

Os do elemento fogo nos remetem a energia do prosseguir, da iniciativa, do propósito. 


Com Orgulho e Alegria de ser Umbandista, Saravá/Namastê!