01 fevereiro, 2011

BÁLSAMO DO SENHOR TEMPO


Olá Irmãos de Fé!
No texto bíblico atribuído ao 
Rei Salomão... 


Salomão era filho do Rei Davi. Seu nome, Salomão, vem derivado do hebraico Shalom (paz), e do Árabe Sulaymam (amado). Foi figura de destaque na tradição judaico-cristã, citado na Bíblia e no Alcorão. Consta que esteve presente no Egito, onde teria sido iniciado nos Pequenos e Grandes Mistérios em Menfis, desenvolvendo um imenso conhecimento das doutrinas secretas da Cabala. A ele se deve um dos símbolos cabalísticos mais conhecidos e usados, o Signo de Salomão. É considerado como o homem mais sábio e rico da humanidade.

... nos emana uma grande lição sobre o Senhor Tempo.


Salomão escreve que tudo tem o seu tempo determinado, e que há tempo para todo o propósito sob o céu. Há tempo de nascer e tempo de morrer. Tempo de plantar e tempo de colher o que se plantou. Tempo de derrubar e tempo de edificar. Tempo de chorar e tempo de rir ou de dançar.


Tempo de abraçar e tempo de afastar-se. Tempo de buscar e tempo de perder. Tempo de guardar e tempo de lançar fora. Tempo de rasgar e tempo de costurar. Tempo de calar e tempo de falar.

É uma sábia avaliação do ritmo e das leis que regem a vida. Nascemos quando precisamos de mais uma experiência na Terra. E devemos deixar o corpo, no momento exato em que já cumprimos nossa missão na Terra. Nem antes, nem depois, mas no exato momento em que Deus nos convida a voltar para a nossa Casa celeste.

Há a hora certa para falar: é quando nos dispomos a consolar o que chora, a emprestar um ombro amigo, a dar um bom conselho. Há o momento de silenciar, quando basta segurar a mão de alguém e transmitir solidariedade. E há o momento de calar, para não ofender, magoar, maltratar. Há o momento de plantar e o de colher. Não podemos esquecer que tudo o que semearmos livremente, seremos obrigados a colher mais tarde.

O filho da Umbanda sabe, ou melhor, deveria saber, respeitar o tempo do Tempo! Na verdade, as grandes dificuldades acontecem quando se tenta passar por cima do tempo.

É uma Lei Universal chamada Causa e Efeito: a vida nos devolverá na exata medida do que fizermos. A vida requer olhos atentos. Não apenas os olhos físicos, mas as janelas da alma que são capazes de identificar necessidades e potenciais nossos e alheios. As almas sensíveis reconhecem a hora certa de agir.

Nos cabe entender que nada acontece sem que o Pai saiba e permita. Embora debaixo do Sol, no nosso Planeta Azul, haja mais impiedade que demonstrações de amor, mais iniquidade que justiça, acredite!!! Tudo está correto e seguindo a vontade Divina.


Isso é tranquilizador. Devemos antes de tudo, administrar nosso tempo, tentando seguir em perfeita harmonia com o Tempo Cósmico, pois assim, conseguiremos nos tornar pessoas mais harmoniosas com o Todo.

ESTRELA DE DAVI  
SELO DE SALOMÃO

Estrela de Davi, conhecida também como escudo supremo de Davi, é um símbolo em forma de estrela formada por dois triângulos sobrepostos, iguais, tendo um a ponta para cima e outro para baixo. Outro nome dado a este símbolo é "Selo de Salomão".

Esotericamente o triângulo que aponta para cima, é o Karma ativo, a luz parte da ponta, se abrindo em leque para baixo. Também para a Umbanda está relacionada com duas mãos postas voltadas para cima, em oração aos Senhores da Luz, reproduz a elevação cósmica, o espiritual.

O triângulo voltado para baixo, significa a lei da execução, o karma passivo, na Umbanda o triângulo negativo são mãos postas voltadas para baixo, em relação aos Senhores da Forma, plano concreto, a matéria.

A união dos dois triângulos resulta no Hexagrama, que é a Harmonia dos opostos. Simboliza a reencarnação do homem na terra, o resgate e a ascenção, o espiritual e o carnal.


No tique-taque das Horas a Umbanda nos avisa:
"Tudo tem seu Dia, 
tudo tem a sua Hora." 
Saravá, Senhor do Tempo.

Com Orgulho e Alegria de ser Umbandista, Saravá/Namastê!