19 janeiro, 2011

CABOCLOS

Olá Irmãos de Fé! 

Nada mais apropriado que no mês em que homenageamos o Orixá Oxóssi também falarmos da Linha dos Caboclos, um dos três arquétipos da Umbanda, junto com a Linha dos Pretos Velhos e das Crianças.

Os Caboclos trouxeram para a Umbanda toda a magia dos Pajés, a defumação pelos charutos e cachimbos, e o poder milagroso das ervas que são passadas para banhos de limpeza e chás para a parte física, ajudam na vida material com trabalhos de magia positiva, limpam a nossa aura e proporcionam uma energia de força que irá auxiliar e encorajar o nosso espírito preparando-o para que consigamos o nosso objetivo. 

Com uma postura forte, de voz vibrante, os Caboclos trazem as Forças da Natureza, manipulando essas energias para trabalhar nas questões de saúde, vitalidade e no corte de correntes espirituais negativas.

São os nossos amados Caboclos os legítimos representantes da Umbanda, eles se dividem em diversas tribos, de diversos lugares formando aldeias astrais, eles vem de todos os lugares para nos trazer paz e saúde, pois através de seus passes, de suas ervas santas conseguem curar diversos males materiais e espirituais.

A morada na natureza dos Caboclos é a mata, onde recebem suas oferendas, que como todo filho de fé não deve se esquecer, que quando falamos de oferendas estamos nos referindo às que respeitam e preservam a flora e a fauna. Na Umbanda não há sacrifícios de animais!!! 

Respeitamos toda a vida existente na nossa Orbe 
e consideramos os animais nossos companheiros 
de evolução. 

Sua cor é o verde transparente para as Caboclas e verde leitoso para os Caboclos, gostam de todas as frutas, de milho, do vinho tinto, gostam do sumo de ervas e apreciam o coco com vinho e mel. Existem Falanges de caçadores, de guerreiros, de curadores, de justiceiros, eles são trabalhadores da Umbanda e Chefes de Terreiros.

A Sessão de Caboclos é muito alegre, lembra as festas das tribos de todas as épocas, culturas e lugares de nosso Planeta. Eles cantam em volta do Axé da Casa, como se estivessem em volta da fogueira sagrada, como faziam em suas aldeias. 

Tudo para os Caboclos é motivo de festa como casamento, batizado, dia de caçar, reconhecimento de mais um guerreiro, a volta de uma caçada. Assim como os Pretos Velhos, possuem grande elevação espiritual, e trabalham incorporados em seus médiuns na Umbanda dando passes e consultas. 

Estão sempre em busca de uma missão, de vencer mais uma demanda, de ajudar mais um irmão de fé. São de pouco falar, mais de muito agir, pensam muito antes de tomar uma decisão, por esse motivo eles são conselheiros e responsáveis. Os Caboclos, de acordo, com planos pré-estabelecidos na Espiritualidade Maior, chegam até nós com alta e sublime missão de desempenhar tarefa da mais alta importância, por serem espíritos muito adiantados, esclarecidos e caridosos. Espíritos que foram médicos na Terra, cientistas, sábios, professores, enfim, pertenceram a diversas classes sociais. 

Os Caboclos vem auxiliar na caridade do dia a dia aos nossos irmãos enfermos, quer espiritualmente, quer materialmente. Por essas razões, na maior parte dos casos, os Caboclos são escolhidos por Oxalá para serem os Guias-Chefes dos médiuns, ou melhor, representar o Orixá de cabeça do médium Umbandista. Quase sempre os Caboclos vem na irradiação do Orixá masculino da coroa do médium e as Caboclas vem na irradiação do Orixá feminino da coroa do médium.

Os Caboclos são espíritos de muita Luz que assumem a forma de "índios", prestando uma homenagem à esse povo que foi massacrado pelos colonizadores. São exímios caçadores e tem profundo conhecimento das ervas e seus princípios ativos, e muitas vezes, suas receitas produzem curas inesperadas. 

Como foram primitivos (os primeiros) conhecem bem tudo que vem da terra, assim Caboclos são os melhores Guias para ensinar a importância das ervas e dos alimentos vindos da terra, além de sua utilização.

Usam em seus trabalhos ervas que são passadas para banhos de limpeza e chás para a parte física, ajudam na vida material com trabalhos de magia positiva, que limpam a nossa aura e proporcionam uma energia e força que irá nos auxiliar para que tenhamos fé, força de vontade, determinação, esperança para que consigamos o objetivo que desejamos. 


Na Umbanda não existem trabalhos de magia que concedam empregos e favores.

A magia praticada pelos espíritos que trabalham nos Templos, Tendas, Terreiros, Núcleos de Umbanda é sempre positiva. Não existe na Umbanda trabalho de magia negativa, ao contrário, a Umbanda trabalha para desfazer a magia negativa. 

Os Caboclos de Umbanda são Entidades de Luz e como tal seguem as Leis da Umbanda que tem como uma delas total respeito ao Livre Arbítrio de cada um de nós, trazendo-nos conforto e esclarecimento no nosso caminhar na estrada da evolução espiritual.

Saudação: 
"Okê Caboclo!" -  "Salve o Caboclo que grita!"  

Caboclo Pena Branca Cruzado Com Oxóssi

Quem mora na mata é Oxóssi
Oxóssi é caçador
Oxóssi é caçador

Eu vi meu pai assobiar

Eu mandei chamar

Vem da Aruanda ê

Vem da Aruanda á

Pai Pena Branca

Vem da Aruanda
Vem na Umbanda

Quem mora na mata é Oxóssi
Oxóssi é caçador
Oxóssi é caçador

Eu vi meu pai assobiar

Eu mandei chamar

Vem da Aruanda ê

Vem da Aruanda á

Pai Pena Branca

Vem da Aruanda
Vem na Umbanda



Com orgulho e alegria de ser Umbandista Saravá/Namastê!