22 setembro, 2010

O ALECRIM - UM DOS AROMAS DE ARUANDA

Olá Irmãos de Fé!

Falo hoje de uma erva bem especial para mim, pois é muito utilizada, agregada com fluídos espirituais, pelo Mestre de Luz Pai Francisco, o alecrim.

A tradição popular conta que foi o alecrim que protegeu a Virgem Maria na sua fuga para o Egito e que, quando o seu manto roçava nas flores brancas do alecrim, estas iam ficando azuis.

Na Umbanda o alecrim é um maravilhoso desimpregnador de larvas astrais, razão pela qual deve-se usá-lo na defumação, afasta a energia negativa densa e harmoniza todo o ambiente. Queimando o seu caule purifica-se, de forma acentuada, o ambiente onde se encontram pessoas doentes.

Nos banhos de ervas o alecrim equilibra o emocional, ajuda a perdoar as mágoas e restitui rapidamente a energia perdida. É uma das ervas que ajudam na cura da depressão e estados permanentes de cansaço por problemas emocionais. 

É a planta chave no tratamento da falta de auto estima e aumenta a capacidade de aprendizado ativando o mental e o racional. Erva da juventude eterna, do amor, amizade e alegria de viver. Ajuda as crianças com estrutura emocional em desarmonia e atua nos desconfiados, nos que não acreditam em si mesmos, nos que não têm coragem de se lançar em novos projetos. 

É A ERVA DA CORAGEM

Essa erva colocada debaixo do travesseiro afasta maus sonhos e tira todas as energias negativas acumuladas durante o dia, harmonizando, equilibrando e ajudando a desenvolver a espiritualidade.

Com orgulho e alegria de ser Umbandista, Saravá/Namastê!

CABOCLA JUREMA

Olá Irmãos de Fé! 

Uma homenagem à alma feminina na Umbanda tão bem representada pela Cabocla Jurema que trabalha na Linha de Oxóssi. 

Esta Cabocla é a Rainha das Matas, filha mais velha do Caboclo Tupinambá. Ela teve mais duas irmãs chamadas Jupira e Jandira. Faz suas irradiações de cura na Umbanda somente por caridade não admitindo cobranças, assim como em todos os atendimentos realizados na Umbanda. 

Sua Legião é constituída de Entidades espirituais que amparam os sofredores, utilizando o processo de passes de cura através das ervas astrais. Normalmente, a Entidade Cabocla Jurema, quando está trabalhando atrai a vibração de todas as Caboclas Jurema ou seja, Jurema da Cachoeira, Jurema da Praia, Jurema das Matas. Na realidade todas são uma única vibração que trabalha com as Forças da Natureza como a Lua, Sol, mata, chuva, vento, cachoeiras, raios, trovões...  

A Cabocla Jurema trabalha dentro da necessidade de cada pessoa, transmitindo coragem e energia. Tem sempre uma palavra de alento e conforto para aqueles que sofrem de enfermidades. Ela nos ensina a suportar as dificuldades e nos dá coragem para ultrapassá-las. Em qualquer lugar onde você esteja, quando o desespero tomar conta e a coragem lhe faltar, chame pela Cabocla Jurema e sentirá sua força amparando você.


Jurema – Árvore Sagrada

Muitos grupos indígenas do semi-árido nordestino consideram a jurema uma planta sagrada cercada de profundo respeito e de todo um cerimonial. Das raízes, os índios preparavam uma bebida chamada ajucá ou vinho de jurema, usada por ocasião das cerimônias dos pajés. É desta planta que se origina o famoso "Vinho da Jurema", citado até na obra "Iracema" de José de Alencar.

O antigo ritual realizado pelos indígenas, supunha que os guerreiros poderiam viajar ao mundo dos espíritos tomando a poção. Os índios sonhavam, mas eram somente as mulheres que interpretavam tais sonhos e podiam revelar o passado e o futuro.

Existe a crença de que os mortos encarnam em algumas árvores, especialmente na jurema. Por isso, estas árvores são sagradas no nordeste do Brasil. Em torno delas acende-se velas e costuma-se rezar. Muitos são os que pedem a planta que lhes mostre seu destino, o que na maioria das vezes é revelado através de um sonho na mesma noite ou nas noites seguintes ao pedido. 

A Cabocla Jurema também é evocada no Catimbó que é um culto originário da Região Nordeste do Brasil, conhecido desde meados do século XVII, resultante da fusão da magia européia vinda através dos portugueses, dos rituais indígenas de pajelança e a da influencia dos primeiros escravos africanos que vieram trabalhar nas fazendas de açúcar, tudo isso aliado à uma forte presença do catolicismo, via a catequese imposta.

Com orgulho e alegria de ser Umbandista, Saravá/Namastê!

VERMELHO E DOURADO - OS ÓLEOS ESPECIAIS DA UMBANDA

Olá Irmãos de Fé!

Algumas informações sobre os óleos de dendê e oliva, que são bastante usados nos rituais da Umbanda devido ao magnetismo vegetal especial que eles contém.

O azeite de dendê é produzido a partir do fruto da palmeira conhecida como dendezeiro, é originário da Costa Ocidental da África, mais precisamente do Golfo da Guiné, sendo encontrado desde o Senegal até a Angola. Chega a 15 m de altura, seus frutos são de cor alaranjada e a semente ocupa totalmente o fruto.

As primeiras sementes de dendezeiro foram trazidas para o Brasil há mais de 3 séculos pelos escravos africanos e se adaptaram bem ao clima tropical. Juntamente, com outras iguarias importantes como as bananas, os quiabos, os inhames, o coco e as especiarias como a erva doce, o gergelim e algumas pimentas, veio o dendê, tornando-se indispensável na culinária afro-brasileira.

O óleo de dendê é fonte natural de vitamina E e é riquíssimo em vitamina A. Tem 21 vezes mais vitamina A que a laranja, 400 vezes mais que o tomate e 14 vezes mais que a cenoura, por isso é tão vermelho. Quando o azeite é aquecido a vitamina A é destruída e o óleo clareia.

Na Umbanda, representa a sabedoria ancestral, trazida pelos negros da África. Representa força, energia e vida. O azeite de dendê  tem a característica de “erva quente”, ou seja, tem energia agressiva, ativa e quando aquecido torna-se mais agitado.

Utilizamos o óleo de dendê com a função de desagregar qualquer tipo de carga ou energia negativa. Com os coquinhos de dendê pode-se fazer guias que, após serem imantadas e consagradas se tornarão instrumentos de trabalho e de proteção, pois são símbolos da sabedoria.

O azeite de oliva na antiguidade estava associado a força de Deus e era utilizado para curar os doentes. Na Umbanda o azeite de oliva é uma fonte energética pois é a somatória de forças regentes da Natureza.

A raiz da oliveira chega a 6 metros de profundidade com grande possibilidade de conter água, nasce sob qualquer condição e em qualquer lugar: vales, montanhas, entre pedras. Mesmo estando velha ou doente nunca deixam de nascer novos ramos, estando cortada ou queimada ainda assim novos ramos emergirão da raiz e demora aproximadamente 15 anos para fornecer a  primeira colheita. 

Por tudo isso, podemos dizer que a oliveira tem características muitos próximas as do ser humano e que, simbolicamente, Deus compara a oliveira a nós. É símbolo de excelência, de força, pureza, simplicidade e benção Divina.

O azeite de oliva tem a função de purificar o corpo astral, equilibrar os chakras e alinhar o nosso eixo magnético, equilibrando o fluxo energético e melhorando a percepção espiritual, o que facilita a comunicação com o plano astral. 

Sua utilização se potencializa com o acréscimo de outros elementos como pedras, minerais, vegetais, raízes, energia solar, lunar,  uma vez que, com esses elementos adicionados, o azeite tem seu poder de ação ampliado.

Uma das forma de usar o azeite é fazendo o sinal da cruz, criando campos de força que geram uma tela de proteção, capaz de absorver e diluir todo e qualquer negativismo, além de fechar buracos energéticos e portais magísticos negativos.

Com orgulho e alegria de ser Umbandista, Saravá/Namastê!

VAMOS DEFUMAR FILHOS DE FÉ

Olá Irmãos de Fé! 

Nenhuma limpeza ambiental é mais completa que uma boa defumação, pois o ar concentrado de energias elementais das ervas, entra e penetra em todos os cantos e brechas da casa, envolvendo as paredes, o teto, o chão, os móveis.

Além disso, a defumação também descarrega o corpo mediúnico das pessoas e sutiliza suas vibrações, tornando-as receptivas as energias de ordem positiva, fazendo assim, com que a comunicação com o Plano Astral Superior se torne mais fácil e em perfeita harmonia. Tudo isso facilita a imantação positiva que as Entidades de Luz irradiam sobre o nosso corpo físico capaz de eliminar as doenças de fundo espiritual e material.

O uso das defumações nos Templos de Umbanda é primordial, pois são locais onde as pessoas vão para descarregar seus emocionais. A maioria, quase sempre, chega da rua com pensamentos negativos, vibrações pesadas e sentimentos rancorosos, então a defumação torna-se necessária e obrigatória, pois ela visa purificar o ambiente e dissipar as condensações ali acumuladas, sem contar que quando queimamos incensos naturais nossos pensamentos ficam mais claros, facilitando a comunicação com as Entidades ali presentes.

O segredo da defumação por parte das Entidades Espirituais que utilizam os cachimbos, os charutos e até cigarros são variados e dependem do trabalho efetuado no momento do atendimento.

É importante lembrar que as Entidades não fumam, isso quer dizer que não são viciadas, nem viciam o médium, como muitos pensam. Eles utilizam o charuto, por exemplo, como elemento concentrador vegetal do fumo acompanhado do seu sopro que pode ser quente ou frio, para desagregar e harmonizar o campo astral de acordo com a necessidade.

Para fazer uma boa defumação é preciso um turíbulo (incensário) de preferência de barro, cheio de carvão em brasa, sobre o qual vai se colocando ervas secas e resinas. Manuseie seu defumador de maneira que a fumaça aromática envolva tudo: as pessoas da sua casa, os armários (abrindo suas portas), as camas (embaixo e em cima), não esquecendo dos animais de estimação. É importante fazer a defumação sempre em oração, podendo também cantar.

Alguns exemplos de ervas que podem ser usadas nas defumações - sempre secas!

PARA Limpeza -  casca de alho ou cebola, orégano, arruda, guiné.

PARA Harmonia e meditação -  camomila, alecrim, alfazema, canela, eucalipto, sândalo, benjoim, rosa branca.

Com orgulho e alegria de ser Umbandista, Saravá/Namastê!

BANHO DE ROSAS

Olá Irmãos de Fé!

A ciência usa o termo "magnetismo" para designar certos efeitos produzidos pelas cargas elétricas quando em movimento, a atração entre imã e o ferro é um exemplo. 

É fato científico comprovado que cargas elétricas em movimento sempre produzem os chamados campos magnéticos, como ocorre com os vegetais e flores. Por isso, é bem auspicioso os banhos de rosas, a sua utilização na decoração e harmonização, e também para perfumar o ambiente. As rosas expressam as emoções do amor e da vida e podem nos proporcionar enormes benefícios.

Rosas Brancas trazem o sentido da pureza e da paz. Facilitam a paz interior e ajudam a entrar em conexão e contemplação com o eu interior. Protegem contra energias negativas, purificam os sentimentos, acalmam e trazem o sentido da compaixão, estimulando o perdão. São ligada a harmonia e a espiritualidade superior. Podem ser usadas em crianças e até bebês. Colocadas nos ambientes, atuam contra as energias negativas e acalmam as pessoas que estão ao seu redor. A rosa branca está ligada a Iemanjá e a Oxalá.

Rosas Amarelas significam felicidade e amizade. Tanto em banhos, como colocadas em ambientes, trazem bem estar, alegria, sensação de leveza e ajudam a ativar as energias universais da prosperidade. O banho equilibra o espírito e a mente, sendo excelente para limpeza espiritual. A rosa amarela está ligada a Oxum e Iansã.

Rosas Cor de Rosa estão ligadas a amizade e ao carinho. Facilitam a conexão com a Chama Trina e com a divindade interior. Desenvolvem sentimento de amor próprio, humildade e passividade. Ajudam a reconhecer os erros e a perdoar os fatos negativos da vida. A rosa cor de rosa está ligada a Oxum e aos Ibejis.

Rosas Vermelhas significam amor e paixão, são um modo mais direto de dizer “Eu amo” alguém, algo, a vida, o trabalho, ou qualquer outra coisa. São totalmente indicadas para as pessoas que perderam a paixão pela vida. Ajudam a desenvolver a sensualidade, e despertam a libido. É um banho estimulante que tem o poder de desbloquear os chakras e livrar a aura de miasmas espirituais, deixando a pessoa descarregada de energias negativas. É ótimo contra depressão. A rosa vermelha está ligada a Iansã, Nanã, aos Ciganos e as Pombagiras.

Com orgulho e alegria de ser Umbandista, Saravá/Nasmatê!

ÁGUAS SAGRADAS

Olá Irmãos de Fé!

A água na Umbanda é um dos elementos naturais mais receptivos, com uma energia altamente atratora e condutora, ela é utilizada principalmente pelos Guias Espirituais nos momentos onde há a necessidade de realizar grande limpeza, purificação e energização de nosso corpo astral e de nossa casa. Afinal existem cargas e energias negativas, que somente esse elemento natural é capaz de desfazer, limpar e equilibrar.

ÁGUA DO MAR

Ótima para descarrego e para energização, batida contra as rochas e as areias da praia, vibra energia, por isso nunca deve se apanhar água do mar quando o mesmo está sem ondas. 

A energia salina do mar “queima” as larvas e miasmas astrais, principalmente sob a vibração de Iemanjá. Podemos ir molhando os chakras a medida que vamos adentrando no mar, pedindo licença. No final, podemos dar um bom mergulho de cabeça, imaginando que estamos deixando todas as impurezas espirituais e recarregando nosso corpo de energias sutis. Ideal se realizado em mar com ondas. Saudemos Mamãe Iemanjá e todo o Povo do Mar.

ÁGUA DA CACHOEIRA

Com a mesma função do banho de mar, só que executado em águas doces. A queda d’água provoca um excelente “choque” em nosso corpo, restituindo as energias, ao mesmo tempo em que limpamos toda a nossa alma. É água batida nas pedras, nas quais vibra, crepita e nos livra de todas as impurezas. Ideal, se tomado em cachoeiras localizadas próximas de matas e sob o sol. Saudemos Mamãe Oxum e todo Povo d’água.

ÁGUA DOS RIOS E LAGOAS

Tem também grande propriedade curadora e equilibradora. Se o rio tiver pouco movimento, quase parado, assim como a lagoa ou mangue, essa água tem uma energia decantadora e curadora, saudemos Nanã Buruquê. Se o rio for bem movimentado com corredeiras, a energia da água é energética, equilibradora e reparadora, saudemos Mamãe Oxum.

ÁGUA MINERAL

Água da pureza, do equilíbrio, da harmonização e da paz. Envolve nossos chakras desobstruindo-os e equilibrando-os. Utilizada para a fixação de fluidos espirituais transmitido pelas Entidades de Luz. É uma água muito fácil de se encontrar, por isso aproveitem esse Axé. Saudemos Oxalá.

ÁGUA DE POÇO

É excelente nos casos de doenças, tanto no corpo espiritual como no corpo astral, pois tem uma grande energia transmutadora. Essa água está em contato com a terra, que é o agente mais poderoso de regeneração física absorvendo a energia ruim da área afetada, colocando em seu lugar uma energia boa. A cura se processa graças a uma troca de energia devido a interação entre os componentes físico, químico e energético que a terra oferece. Saudemos Omulu.

ÁGUA DA CHUVA

É altamente energética e purificadora. É a água que entrou em estado de vaporização e absorve toda a energia do ar, quando novamente entra em outro estado de mudança e retorna ao estado liquido, caindo do céu sobre a terra. 

Por isso, é utilizada justamente nos momentos em que precisamos de mudança. A água da chuva é benéfica e pura, porém, depois de cair no chão, torna-se pesada, pois atrai as vibrações negativas do local. sendo ótima também para banhos de descarrego e limpeza de ambientes, pois é ela que limpa as ruas e as encruzas carregando todas as vibrações dos trabalhos arriados nesses locais. Saudemos Iansã, Dona do tempo e das tempestades.

Com orgulho e alegria de ser Umbandista, Saravá/Namastê!

ANJO DA GUARDA

Olá Irmãos de Fé!

Uma das atenções especiais de todos nós Umbandistas é para com o nosso Anjo da Guarda, por ser esta vibração nosso guia e escudo na caminhada da atual encarnação, por isso trago alguns tópicos a esse respeito.

O Anjo da Guarda e suas várias interpretações

Em escavações arqueológicas feitas na antiga cidade de Ur (Golfo Pérsico) fora encontrada uma pedra com a figura de um ser alado, descendo do céu, para despejar a água da vida na taça de um rei.

Na mitologia grega, encontramos o deus Hermes, com asas nos sapatos e no chapéu.

O povo do antigo Egito, acreditava que a deusa Íris possuía asas, nas quais seus adeptos iam repousar, quando dormiam.

O Zoroastrismo, afirmava que os Anjos eram extensões e projeções de Deus e foram criados para ajudar a Humanidade.

Para a Cabala Hebráica, a chave para entrar nos segredos e mistérios da criação, é a interpretação numerológica das 22 letras que compõem o alfabeto hebraico, pois ele representa as várias energias que alimentam e comandam o Cosmos. Estas 22 letras estão presentes nos Arcanos Maiores do Tarot (Tarô) e se manifestam por meio de 72 Anjos, chamados também de Gênios Cabalísticos. Segundo a crença cabalística, desde a hora do nascimento, todos nós temos um Anjo Guardião que nos protege até a morte física. Nas lendas judaicas, os Céus (Planos) são 7, incluindo o Plano Bem Aventurado, onde Anjos fornecem um alimento chamado Maná.

Em 745 d.C. a Igreja Católica proibiu a idolatria aos Anjos de Guarda. Decretou que somente Miguel, Gabriel e Raphael, poderiam ser invocados, alegando que os outros Anjos eram falsos. Na época, o Catolicismo estava perdendo seus fiéis e a crença nos Anjos de Guarda virou modismo. A única forma que a Igreja encontrou para fixar os seus fiéis foi proibir o culto aos Anjos da Guarda.

Um dos maiores estudiosos de Anjos de que se tem conhecimento, foi Tomás de Aquino. Ele dizia que os Anjos são espíritos puros, não tem nenhuma matéria ou massa e que não ocupam nenhum lugar no espaço.

O que permite a permanência do Anjo na Terra é a energia e a luz de nossa aura, pois a aura é para o Anjo o mesmo que o oxigênio para nós. Quando estamos tristes e passando por dificuldades, nossa aura enfraquece e o Anjo sente dificuldade de atuar.

Quando a criança nasce, já foi escolhido seu Anjo Protetor que irá acompanhá-la pelo o resto da vida. Quando existe a possibilidade de um espírito encarnar, a primeira providência a ser tomada é a consulta aos espíritos encarnados dos futuros pais da criança. Esta consulta é feita durante o sono e se houver a concordância, os poderosos Anjos Superiores começam a plasmar o retorno do espírito. Durante a gestação, é o Anjo da mãe do bebê que protege a criança.

Para as pessoas os Anjos são seres com asas, luzes e auréolas na cabeça. Esta concepção não é de todo incorreta, pois os Anjos podem aparecer de diversas formas, dependendo da imaginação de cada um. Os Anjos são energias divinas, seres iluminados, a mais pura essência.

Para o Espiritismo os anjos seriam os espíritos desencarnados que se comunicam com os vivos encarnados. Seriam, portanto, aqueles que trazem mensagens do mundo incorpóreo. Por este motivo seriam chamados de anjos, palavra que significa mensageiros, os quais aparecem inúmeras vezes nos textos sagrados de religiões judaico-cristãs, indicando a comunicabilidade entre vivos e mortos. Geralmente, é um discípulo avançado de um Mestre, que temporariamente serve de intermediário entre uma fonte superior de energia e Luz, e um ser humano. O objetivo é o de levar instruções e ensinamentos para que aquele ser humano.

Os anjos da guarda na Umbanda

Os Anjos de Guarda nos protegem e acompanham a cada dia. E esse acompanhamento também está nas horas de trabalho, na sessões, principalmente por estarmos em contato, nestas correntes espirituais, com espíritos sem Luz, perturbados, e confusos, precisando de orientação, que podem se voltar contra nós trazendo alguns desconfortos. Os Guias nos protegem, mas a presença do anjo da guarda antes e depois da incorporação é muito importante.



Normalmente, quando uma pessoa sofre irradiações negativas contra o bem estar dela, o primeiro reflexo que se nota é o enfraquecimento de seu anjo da guarda tornando-o distante, deixando a pessoa vulnerável.



É comum que as Entidades dos Templos de Umbanda, quando se vêem a frente de uma pessoa com demanda, venham a pedir um “fortalecimento para o anjo de guarda”, ou seja, um reforço para restaurar os laços entre você e seu anjo da guarda. Normalmente, uma vela de sete dias acesa com um copo de água ao lado, orações e banhos com ervas de Oxalá como o alecrim e a alfazema ou rosa branca. Esse reforço consiste em trazer ele mais próximo de você, com mais força para te proteger.

Para os médiuns

Quando o médium vai incorporar, para que a Entidade se aproxime, o Anjo de Guarda permite a passagem para ocorrer a incorporação. Quando a Entidade está incorporada no médium, o anjo da guarda permanece ao lado, pois o médium está protegido por energias da Entidade que está ali. Quando há o processo de desincorporação, o anjo da guarda se aproxima mais, para manter o equilíbrio do médium. Portanto, os médiuns devem ficar atentos para não oferecer resistência na hora da desincorporação das Entidades, pois existe uma hora certa em que a Entidade deve deixar a matéria e o Anjo da Guarda se aproximar, não deixando a matéria desprotegida.

O seu Anjo da Guarda, sempre anda com você em qualquer lugar que você esteja, pronto a lhe proteger, embora você não o veja. O que chamamos de intuição, muitas vezes é a manifestação de nosso Anjo da Guarda que procura sempre o melhor para nós, aquela voz na cabeça que diz, não faça isso, não vá por esse caminho...

Por isso, devemos manter acesa uma vela com um copo d’água ao lado e fazer orações ao Anjo da Guarda regularmente, pedindo sempre que nos guie pelos caminhos certos da vida e que nos proteja.

Seu Anjo da Guarda te Chama!

Quando o médium fica meio em transe após a incorporação, alguns dirigentes colocam a mão sobre o coração do médium e dizem: “fulano seu Anjo da Guarda te chama!” 

Ao fazer referência ao nosso anjo da guarda, chamando-nos de volta ao domínio das faculdades no corpo físico após o transe mediúnico, ocorre uma espécie de invocação a nós mesmos.

Esta era uma prática comum antigamente de benzedeiras. Elas utilizavam esta frase como uma pequena oração para pessoas que não se achavam plenamente conscientes por vários motivos como - mediunizadas, epilepsia, desmaios. Tal prática talvez tenha sido trazida para a nossa Umbanda por alguma Preta Velha, já que é de pleno conhecimento nosso que muitas delas foram exímias benzedeiras.



BANHOS E GUIAS

Banhos - com ervas de Oxalá - alecrim, alfazema e manjericão ou rosa branca, que servem para fortalecer a sintonia com nosso Anjo da Guarda.

Guias - toda de miçangas brancas ou contas de cristal pequenas, fazendo uma breve oração a cada miçanga/conta colocada no fio. Deixar 24h  imantando numa vasilha de louça branca, em um “amaci” feito com água mineral e pétalas de rosa branca.

ORAÇÃO PARA O ANJO DA GUARDA

Anjo de Luz,
Guardião da minha vida.
A Ti fui confiado pela Misericórdia de Deus.
Ilumina meu espírito,
Guarda-me da maldade,
Orienta a minha inspiração,
Fortalece a minha sintonia com a Espiritualidade Superior 
E torna-me forte diante das tempestades 
Que venham a afligir meu íntimo.
Lembre-me todos os dias de não julgar nem ferir.
Banhe a minha mente de Amor e Harmonia, para que eu possa Tornar o mundo melhor para aqueles que convivem comigo.
Quero assim me tornar digno de sua proteção e amor.

Com orgulho e alegria de ser Umbandista, Saravá/Nasmatê!

15 setembro, 2010

PERFUMA COM SEU ALECRIM VELHO FRANCISCO

Olá Irmãos de Fé! 


Leiam com emoção e tragam cura ao coração. Adorei as Almas!


"Noite na senzala. Os escravos amontoam-se pelo chão arranjando-se como podem.



Engrácia entra correndo e vai direto até onde Amundê está e o sacode: 

- A sinhazinha está chamando, é urgente!


- O Escravo é conhecido pelas mezinhas e rezas que aplica a todos seus irmãos e o motivo do chamado é justamente esse. 
O filho de Sinhá Tereza está muito doente. 
É apenas uma criança de cinco anos e arde em febre há dois dias sem que os médicos chamados na corte consigam faze-la baixar. 
Sem ter mais a quem recorrer, no desespero próprio das mães, resolveu seguir o conselho de sua escrava de dentro e chamar o escravo. 

Tereza aproveitando a ida de seu marido à cidade, pois ele jamais concordaria em pedir ajuda a um escravo, manda que traga da senzala Amundê. Sabendo do que se tratava o negro já foi preparado. Levou algumas ervas e um grande vidro com uma garrafada feita por ele e cujos ingredientes não revelava nem sob tortura. Em poucos minutos adentram o quarto do menino e Amundê percebe que precisa agir com presteza. 

Manda que Engrácia busque água quente para jogar sobe as ervas que trouxe enquanto serve uma boa colherada do remédio ao garoto. Dentro de uma bacia coloca a água pedida e vai colocando as folhagens uma a uma enquanto reza em seu dialeto. Ordena que desnudem a criança e carinhosamente a coloca dentro da bacia passando-lhe as ervas no pequeno corpo.



Nesse instante a porta se abre e surge o Sinhô Aurélio acompanhado do padre da cidade. Tereza grita e corre até o marido desculpando-se. O padre dirige-se a ela com ferocidade: 

- Como entrega seu filho a um feiticeiro? - dirigindo-se ao marido - Diga adeus ao menino, após passar por essa sessão de bruxaria ele morrerá sem dúvida! Tereza corre até o filho e o cobre com um cobertor enquanto o marido ordena que o escravo seja levado imediatamente ao tronco onde o capataz aplicará o castigo merecido. 

- Engrácia, acorde todos os negros para que vejam o fim que darei ao assassino de meu filho! 


Todos reunidos no grande terreiro ouvem a ordem dada ao capataz: 

- Chibata até a morte! E vocês - aponta todos os escravos - saibam que darei o mesmo fim a todos que ousarem chegar perto de minha família novamente. As chibatadas são dadas sem piedade, Amundê deixa escapar urros de dor entremeados com rezas o que somente aguça a maldade do capataz. Lágrimas copiosas correm pelas faces de muitos escravos. Após duas horas de intensa agonia o negro entrega sua alma e seu corpo retesa-se no arroubo final, finalmente descansará. 



O silêncio do momento é cortado por um grito vindo da principal janela da casa grande: 

- Aurélio, pelo amor de Deus - é Tereza com o filho nos braços - o menino está curado, a febre cedeu e ele está brincando! Assim morreu Amundê conhecido em nossos Terreiros como o Velho Pai Francisco de Luanda." 

Sua benção, meu Pai! 

Com orgulho e alegria de ser Umbandista, Saravá/Namastê!