25 novembro, 2010

OBRIGADO PELA GRAÇAS

Olá Irmãos de Fé! 

O Dia de Ação de Graças, em inglês"Thanksgiving Day" é um feriado celebrado nos Estados Unidos e no Canadá, observado como um dia de gratidão à Deus pelos bons acontecimentos ocorridos durante o ano. Neste dia, pessoas dão as graças com festas e orações.

O primeiro deles foi celebrado em PlymouthMassachusetts, pelos colonos que fundaram a vila em 1620. Após péssimas colheitas e um inverno rigoroso, os colonos tiveram uma boa colheita de milho no verão de 1621.

Por ordem do governador da vila, em homenagem ao progresso desta colheita em relação aos anos anteriores, uma festividade foi marcada no início do outono deste mesmo ano. Os homens de Plymouth caçaram patos e perus, fazendo parte do cardápio também outros alimentos como peixe e milho. Cerca de noventa índios também participaram da festividade. Todos comeram ao ar livre em grandes mesas.

No Brasil, o presidente Gaspar Dutra instituiu o Dia Nacional de Ação de Graças, através da lei 781, de 17 de agosto de 1949, por sugestão do embaixador Joaquim Nabuco, entusiasmado com as comemorações que vira em 1909, na Catedral de São Patrício, quando embaixador em Washington. Em 1966, a lei 5110 estabeleceu que a comemoração de Ação de Graças se daria na quarta quinta-feira de novembro.


Hoje, para nós Umbandistas que temos na Natureza nosso Santuário, devemos aproveitar a data e darmos também nossos agradecimentos à Deus pelos caminhos de Fé e Harmonia que a nossa Religião Umbanda nos traz.




Oração de Agradecimento da Egrégora 8
Mestre de Luz Caboclo Pena Branca

Salve todos os Reinos,
Salve a Força da Paz,
Salve o Reino da Luz,
Salve todos que buscam caminhos na perfeição do Amor.
Deus, obrigado por Teu amor fluir em mim.

Pai, que a Tua graça seja constante em minha vida.
Que a Luz vinda de Ti possa brilhar em mim e se expandir para a Humanidade.
Graças te dou, por me sustentares nessa Terra, livrando-me da escuridão.
Obrigado por cada dia e cada segundo na Tua presença.

Por eu ser livre, como é livre o Teu fluir.
Pela consciência que me destes, e pela liberdade de fazer escolhas e saber que cada pensamento ou gesto meu podem me bloquear ou me religar a Ti.
Por me dares o Livre Arbítrio.

Obrigado pela Fé de Oxalá que me sustenta,
Obrigado pela Energia de Ogum,
Obrigado pela Proteção de Iemanjá, pelo Amor de Oxum.
Obrigado, meu Deus,
Pela Força e Fluidez de Iansã,

Pela Solidez e Retidão de Xangô,
Pelo Colo e Resignação de Nanã.
Obrigado, meu Deus,
Pelo Equilíbrio e Conhecimento de Oxóssi,
Pelas Curas e Transformações de Omulu,


Obrigado, meu Deus,
Pela Simplicidade e Pureza das Crianças que enchem
De Alegria e Luz nossos Terreiros,
Obrigado meu Deus,
Pelas Irradiações de cura física e espiritual
Na Força dos passes dos Caboclos,

Obrigado meu Deus,
Pela Sabedoria e Humildade do Colo dos Pretos Velhos,
Obrigada meu Deus,
Pela Guarda e Reequilíbrio dos Exus e Pombagiras.


Obrigada pela Natureza responsável por trazer as Energias
De Amor, de Luz e de Fé.

Salve todos os Reinos,
Salve a Força da Paz,
Salve o Reino da Luz.


Que o  Amor e a Fraternidade sejam cultivados em nossas mentes e em nosso coração eternamente e infinitamente.


Obrigado Umbanda! Obrigado Mestres de Luz! 
                                                                                                     Saravá/Namastê

Com Orgulho e Alegria de ser Umbandista, Saravá/Namastê!