22 setembro, 2010

ANJO DA GUARDA

Olá Irmãos de Fé!

Uma das atenções especiais de todos nós Umbandistas é para com o nosso Anjo da Guarda, por ser esta vibração nosso guia e escudo na caminhada da atual encarnação, por isso trago alguns tópicos a esse respeito.

O Anjo da Guarda e suas várias interpretações

Em escavações arqueológicas feitas na antiga cidade de Ur (Golfo Pérsico) fora encontrada uma pedra com a figura de um ser alado, descendo do céu, para despejar a água da vida na taça de um rei.

Na mitologia grega, encontramos o deus Hermes, com asas nos sapatos e no chapéu.

O povo do antigo Egito, acreditava que a deusa Íris possuía asas, nas quais seus adeptos iam repousar, quando dormiam.

O Zoroastrismo, afirmava que os Anjos eram extensões e projeções de Deus e foram criados para ajudar a Humanidade.

Para a Cabala Hebráica, a chave para entrar nos segredos e mistérios da criação, é a interpretação numerológica das 22 letras que compõem o alfabeto hebraico, pois ele representa as várias energias que alimentam e comandam o Cosmos. Estas 22 letras estão presentes nos Arcanos Maiores do Tarot (Tarô) e se manifestam por meio de 72 Anjos, chamados também de Gênios Cabalísticos. Segundo a crença cabalística, desde a hora do nascimento, todos nós temos um Anjo Guardião que nos protege até a morte física. Nas lendas judaicas, os Céus (Planos) são 7, incluindo o Plano Bem Aventurado, onde Anjos fornecem um alimento chamado Maná.

Em 745 d.C. a Igreja Católica proibiu a idolatria aos Anjos de Guarda. Decretou que somente Miguel, Gabriel e Raphael, poderiam ser invocados, alegando que os outros Anjos eram falsos. Na época, o Catolicismo estava perdendo seus fiéis e a crença nos Anjos de Guarda virou modismo. A única forma que a Igreja encontrou para fixar os seus fiéis foi proibir o culto aos Anjos da Guarda.

Um dos maiores estudiosos de Anjos de que se tem conhecimento, foi Tomás de Aquino. Ele dizia que os Anjos são espíritos puros, não tem nenhuma matéria ou massa e que não ocupam nenhum lugar no espaço.

O que permite a permanência do Anjo na Terra é a energia e a luz de nossa aura, pois a aura é para o Anjo o mesmo que o oxigênio para nós. Quando estamos tristes e passando por dificuldades, nossa aura enfraquece e o Anjo sente dificuldade de atuar.

Quando a criança nasce, já foi escolhido seu Anjo Protetor que irá acompanhá-la pelo o resto da vida. Quando existe a possibilidade de um espírito encarnar, a primeira providência a ser tomada é a consulta aos espíritos encarnados dos futuros pais da criança. Esta consulta é feita durante o sono e se houver a concordância, os poderosos Anjos Superiores começam a plasmar o retorno do espírito. Durante a gestação, é o Anjo da mãe do bebê que protege a criança.

Para as pessoas os Anjos são seres com asas, luzes e auréolas na cabeça. Esta concepção não é de todo incorreta, pois os Anjos podem aparecer de diversas formas, dependendo da imaginação de cada um. Os Anjos são energias divinas, seres iluminados, a mais pura essência.

Para o Espiritismo os anjos seriam os espíritos desencarnados que se comunicam com os vivos encarnados. Seriam, portanto, aqueles que trazem mensagens do mundo incorpóreo. Por este motivo seriam chamados de anjos, palavra que significa mensageiros, os quais aparecem inúmeras vezes nos textos sagrados de religiões judaico-cristãs, indicando a comunicabilidade entre vivos e mortos. Geralmente, é um discípulo avançado de um Mestre, que temporariamente serve de intermediário entre uma fonte superior de energia e Luz, e um ser humano. O objetivo é o de levar instruções e ensinamentos para que aquele ser humano.

Os anjos da guarda na Umbanda

Os Anjos de Guarda nos protegem e acompanham a cada dia. E esse acompanhamento também está nas horas de trabalho, na sessões, principalmente por estarmos em contato, nestas correntes espirituais, com espíritos sem Luz, perturbados, e confusos, precisando de orientação, que podem se voltar contra nós trazendo alguns desconfortos. Os Guias nos protegem, mas a presença do anjo da guarda antes e depois da incorporação é muito importante.



Normalmente, quando uma pessoa sofre irradiações negativas contra o bem estar dela, o primeiro reflexo que se nota é o enfraquecimento de seu anjo da guarda tornando-o distante, deixando a pessoa vulnerável.



É comum que as Entidades dos Templos de Umbanda, quando se vêem a frente de uma pessoa com demanda, venham a pedir um “fortalecimento para o anjo de guarda”, ou seja, um reforço para restaurar os laços entre você e seu anjo da guarda. Normalmente, uma vela de sete dias acesa com um copo de água ao lado, orações e banhos com ervas de Oxalá como o alecrim e a alfazema ou rosa branca. Esse reforço consiste em trazer ele mais próximo de você, com mais força para te proteger.

Para os médiuns

Quando o médium vai incorporar, para que a Entidade se aproxime, o Anjo de Guarda permite a passagem para ocorrer a incorporação. Quando a Entidade está incorporada no médium, o anjo da guarda permanece ao lado, pois o médium está protegido por energias da Entidade que está ali. Quando há o processo de desincorporação, o anjo da guarda se aproxima mais, para manter o equilíbrio do médium. Portanto, os médiuns devem ficar atentos para não oferecer resistência na hora da desincorporação das Entidades, pois existe uma hora certa em que a Entidade deve deixar a matéria e o Anjo da Guarda se aproximar, não deixando a matéria desprotegida.

O seu Anjo da Guarda, sempre anda com você em qualquer lugar que você esteja, pronto a lhe proteger, embora você não o veja. O que chamamos de intuição, muitas vezes é a manifestação de nosso Anjo da Guarda que procura sempre o melhor para nós, aquela voz na cabeça que diz, não faça isso, não vá por esse caminho...

Por isso, devemos manter acesa uma vela com um copo d’água ao lado e fazer orações ao Anjo da Guarda regularmente, pedindo sempre que nos guie pelos caminhos certos da vida e que nos proteja.

Seu Anjo da Guarda te Chama!

Quando o médium fica meio em transe após a incorporação, alguns dirigentes colocam a mão sobre o coração do médium e dizem: “fulano seu Anjo da Guarda te chama!” 

Ao fazer referência ao nosso anjo da guarda, chamando-nos de volta ao domínio das faculdades no corpo físico após o transe mediúnico, ocorre uma espécie de invocação a nós mesmos.

Esta era uma prática comum antigamente de benzedeiras. Elas utilizavam esta frase como uma pequena oração para pessoas que não se achavam plenamente conscientes por vários motivos como - mediunizadas, epilepsia, desmaios. Tal prática talvez tenha sido trazida para a nossa Umbanda por alguma Preta Velha, já que é de pleno conhecimento nosso que muitas delas foram exímias benzedeiras.



BANHOS E GUIAS

Banhos - com ervas de Oxalá - alecrim, alfazema e manjericão ou rosa branca, que servem para fortalecer a sintonia com nosso Anjo da Guarda.

Guias - toda de miçangas brancas ou contas de cristal pequenas, fazendo uma breve oração a cada miçanga/conta colocada no fio. Deixar 24h  imantando numa vasilha de louça branca, em um “amaci” feito com água mineral e pétalas de rosa branca.

ORAÇÃO PARA O ANJO DA GUARDA

Anjo de Luz,
Guardião da minha vida.
A Ti fui confiado pela Misericórdia de Deus.
Ilumina meu espírito,
Guarda-me da maldade,
Orienta a minha inspiração,
Fortalece a minha sintonia com a Espiritualidade Superior 
E torna-me forte diante das tempestades 
Que venham a afligir meu íntimo.
Lembre-me todos os dias de não julgar nem ferir.
Banhe a minha mente de Amor e Harmonia, para que eu possa Tornar o mundo melhor para aqueles que convivem comigo.
Quero assim me tornar digno de sua proteção e amor.

Com orgulho e alegria de ser Umbandista, Saravá/Nasmatê!